ABC e Cinemateca Brasileira realizam entre os dias 15 e 17 de maio a Semana ABC 2024.
O segundo dia do evento, 16 de maio, começa às 9h30 com uma edição especial da Sessão ABC, que exibirá o filme “Saudosa Maloca”.
Após a projeção, haverá um debate sobre o longa com a participação do diretor Pedro Serrano, da diretora de arte Claudia Terçarolli, do montador Christian Grinstein, do assistente de câmera Flávio Chacal Geromel e do responsável pelo desenho de som Mariano Alvarez. A mediação será do documentarista Bruno Mazzoco. No filme, em uma mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Ele lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do progresso.
Depois, às 14h, acontece a mesa “Restauração audiovisual”, que contará com a medição do diretor de fotografia Lauro Escorel, ABC.
O debate trará abordagens possíveis a partir do olhar de curadores(as), restauradores(as), diretores de fotografias e técnicos de som, com a participação da cineasta Alice de Andrade, especialista em valorização de patrimônios cinematográficos, do diretor de fotografia Jorge Mario Vera, da restauradora Patrícia de Filippi, do montador e diretor Paulo Sacramento e de Rodrigo Mercês, gerente do Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca Brasileira.
A Canon realiza na sequência uma apresentação às 16h30. Com o tema “Produção Cinematográfica com Câmeras e Lentes Cinema EOS da Canon”, a mesa será mediada por Fabio Zuccarato, gerente de Broadcast da Canon da área Professional Imaging Solutions, e contará com a presença da diretora de fotografia Janice D’Ávila.
A conversa trará experiências e exemplos práticos de como as Câmeras e as Lentes Cinema EOS da Canon foram utilizadas em produções cinematográficas, demonstrando sua versatilidade e capacidade de elevar a qualidade visual de qualquer projeto.
Por fim, às 18h30 acontece a mesa “A Direção de Fotografia em projetos de época. Desafios e conceitos”, mediada pelo professor e diretor de fotografia Ruda Ancona Lopez.
A mesa conta com as presenças da diretora de fotografia Fernanda Tanaka e dos diretores de fotografia Fernando Young, Pedro Sotero e Will Etchebehere, que debaterão sobre os desafios que se apresentam à direção de fotografia na criação do conceito estético e da realização prática na produção de filmes de época.
Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa do evento.
SEMANA ABC
A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.