Currículo
Alexandre Vianna é artista visual que atua como diretor de fotografia, fotógrafo still e diretor. É formado em comunicação social e roteiro de cinema. Fez especialização em Direção de Fotografia na ASC, American Society of Cinematographers. Mas antes disso, aos 12 anos de idade, se apaixonou pelo Skate. Virou skatista profissional, ganhou reconhecimento e fundou a revista CemporcentoSKATE. Durante duas décadas foi um historiador da cultura urbana, com filmes e fotos que influenciaram o gosto musical, a maneira de vestir e atitudes de toda uma geração. Do nicho da cultura de rua migrou pra o universo da arte, cinema e filmes de alto padrão. Levou a linguagem da rua e o respeito a diversidade para o seu corpo de trabalho. Ganhou prêmios, fez exposições, tornou-se um contador de histórias, e sobretudo um retratista contemporâneo maduro, transgressor, de olhos bem abertos.
Na última década, assinou a fotografia de mais de 200 filmes, incluindo documentários para Netflix, videoclipes premiados, curta-metragens e trabalhos publicitários, para marcas como Phillips, McDonald’s, Budweiser, Mercedes-Benz, Adidas, Mitsubishi, entre outros. Seu currículo inclui quatro longas-metragens documentais: “Dirty Money” (2012), “Paratodos” (2016), “Arqueologia da Luta” (2019) e “Bobiography” (2024), além de dois longas-metragens de ficção: “A Lei” (2019) e a série de ficção portuguesa “IMlove” (2021).
Como fotógrafo still, além de ter assinado importantes campanhas para grandes marcas, criou diversos projetos artísticos, incluindo o seu livro e exposição fotográfica individual, “Streeteiro”, no Paço das Artes, em 2012. Em 2017 venceu prêmio de melhor direção de videoclip no Video Music festival (VMF), na categoria escolha do público, com o videoclip da banda Cupin.