ABC e Cinemateca Brasileira realizam entre os dias 15 e 17 de maio a Semana ABC 2024.
O evento começa no dia 15 de maio, às 10h30, na Cinemateca Brasileira. A primeira mesa é uma reunião da diretoria e das pessoas associadas, que acontecerá de forma presencial e online e exclusiva para sócias e sócios.
À tarde, às 14h, acontece a mesa “A Conduta no Audiovisual: Assédio, Inclusão e Diversidade”, com mediação da técnica de som direto Tide Borges. O debate contará com as presenças do diretor de fotografia César Ishikawa, da consultora de diversidade e inclusão Deborah Medeiros, do superintendente de investimento e parcerias estratégias da Spcine, Marcelo Rocha, e da advogada Raquel Lemos.
A mesa tratará de três tópicos imperativos no ambiente de trabalho no audiovisual brasileiro: assédio, inclusão e diversidade. A partir de diferentes perspectivas refletirá sobre o panorama atual e debaterá quais ações podem ser tomadas para uma maior inclusão e diversidade e para que possamos trabalhar em um ambiente mais saudável.
Na sequência, às 16h30, acontece a apresentação da ARRI: Filme “O Sequestro do voo 375” sob a perspectiva da fotografia e os novos refletores ARRI.
Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da Arri, falará sobre o SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI, em seguida, o Rhebling Junior (“Rambo”) apresentará o filme “O Sequestro do Voo 375”, sob a perspectiva da fotografia, e contará com os comentários de Edson Paiva, DIT, a respeito de como foi o workflow adotado, e do eletricista Paulo Jaime, que participou do filme e lidou com diversos desafios.
Esse dia finalizará às 18h30 com a mesa “Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual”, com mediação do supervisor de pós-produção da DOT, José Francisco Neto.
O debate contará com as presenças do diretor de fotografia colombiano Alfonso Parra, do diretor de regulação de direitos autorais Francisco Carvalheira Neto, do diretor geral de pós-produção da O2 Pós, do roteirista Roberto Moreira e da presidenta do Sindcine, Sonia Santana.
Aplicações de Inteligência Artificial estão afetando todos os setores da sociedade e acelerando cada vez mais e gerando questionamentos. Com o objetivo de encontrar caminhos para atuar efetivamente dentro deste novo cenário, a mesa irá debater algumas dessas dúvidas, como: ameaça ou oportunidade? Que implicações pode trazer para os processos criativos e produtivos do audiovisual? Quais princípios devem ser observados no seu desenvolvimento e aplicação?
Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa do evento.
SEMANA ABC
A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.