Semana ABC 2024: conheça a programação do primeiro dia, 15 de maio

Abc24 Semana Redes Sociais 2560X1440

ABC e Cinemateca Brasileira realizam entre os dias 15 e 17 de maio a Semana ABC 2024.

O evento começa no dia 15 de maio, às 10h30, na Cinemateca Brasileira. A primeira mesa é uma reunião da diretoria e das pessoas associadas, que acontecerá de forma presencial e online e exclusiva para sócias e sócios.  

À tarde, às 14h, acontece a mesa “A Conduta no Audiovisual: Assédio, Inclusão e Diversidade”, com mediação da técnica de som direto Tide Borges. O debate contará com as presenças do diretor de fotografia César Ishikawa, da consultora de diversidade e inclusão Deborah Medeiros, do superintendente de investimento e parcerias estratégias da Spcine, Marcelo Rocha, e da advogada Raquel Lemos.

A mesa tratará de três tópicos imperativos no ambiente de trabalho no audiovisual brasileiro: assédio, inclusão e diversidade. A partir de diferentes perspectivas refletirá sobre o panorama atual e debaterá quais ações podem ser tomadas para uma maior inclusão e diversidade e para que possamos trabalhar em um ambiente mais saudável.

Na sequência, às 16h30, acontece a apresentação da ARRI: Filme “O Sequestro do voo 375” sob a perspectiva da fotografia e os novos refletores ARRI.

Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da Arri, falará sobre o SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI, em seguida, o Rhebling Junior (“Rambo”) apresentará o filme “O Sequestro do Voo 375”, sob a perspectiva da fotografia, e contará com os comentários de Edson Paiva, DIT, a respeito de como foi o workflow adotado, e do eletricista Paulo Jaime, que participou do filme e lidou com diversos desafios.

Esse dia finalizará às 18h30 com a mesa “Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual”, com mediação do supervisor de pós-produção da DOT, José Francisco Neto.

O debate contará com as presenças do diretor de fotografia colombiano Alfonso Parra, do diretor de regulação de direitos autorais Francisco Carvalheira Neto, do diretor geral de pós-produção da O2 Pós, do roteirista Roberto Moreira e da presidenta do Sindcine, Sonia Santana.

Aplicações de Inteligência Artificial estão afetando todos os setores da sociedade e acelerando cada vez mais e gerando questionamentos. Com o objetivo de encontrar caminhos para atuar efetivamente dentro deste novo cenário, a mesa irá debater algumas dessas dúvidas, como: ameaça ou oportunidade? Que implicações pode trazer para os processos criativos e produtivos do audiovisual? Quais princípios devem ser observados no seu desenvolvimento e aplicação?

Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa do evento.

SEMANA ABC

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Total
0
Shares
Prev
Semana ABC 2024 terá exposição de equipamentos e serviços e lançamentos de livros
Abc24 Semana Banner 3450X1000 Responsivo2 Verde

Semana ABC 2024 terá exposição de equipamentos e serviços e lançamentos de livros

Próx.
Viddium Apresenta Inovações na Feira de Cinema da Semana ABC na Cinemateca SP
Whatsapp Image 2024 05 15 At 14.13.29

Viddium Apresenta Inovações na Feira de Cinema da Semana ABC na Cinemateca SP