Associação Brasileira de Cinematografia divulga datas da Semana e do Prêmio ABC 2024

Evento acontece de 15 a 18 de maio na Cinemateca Brasileira
Abc24 Semana Redes Sociais 2560X1440

A Associação Brasileira de Cinematografia e a Cinemateca Brasileira realizarão durante os dias 15 e 17 de maio mais uma edição da Semana ABC. O evento trará na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além de outras atividades, como a Exposição de Equipamentos e Serviços.

A Semana ABC é um evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e novas tecnologias e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, tanto do Brasil como do exterior.

Este ano, a identidade visual, criada por Kiko Farkas da Máquina Estúdio, buscou trabalhar com aquilo que é essencialmente o cinema: a luz e sua propagação através da projeção nos ambientes escuros das salas de cinema e a fruição catártica e definidora da emoção que o cinema pode provocar. Segundo Farkas, “Cuidamos também da ideia da possibilidade de inclusão das mais variadas gamas de cores, caso possamos “brincar” cromaticamente na produção das peças de comunicação. Nesta edição a tipografia tem papel não tão importante porque seu uso é variado em posição e organização, para dar mais liberdade ao jogo cromático”.

Em breve, a programação completa poderá ser consultada no site da ABC: abcine.org.br 

Prêmio ABC

Para encerrar a Semana ABC 2024, acontece no dia 18 de maio, também na Cinemateca Brasileira, a cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2024, quando serão conhecidos os trabalhos finalistas e os grandes vencedores de todas as categorias. As inscrições para o Prêmio ABC serão abertas no dia 1 de dezembro com algumas novidades no regulamento, que será divulgado em breve.

Semana ABC no YouTube

Enquanto aguardamos o evento, no canal da ABC no YouTube é possível encontrar diversas playlists com as mesas e master classes que ocorreram na Semana ABC desde 2004. Estão disponíveis vários conteúdos sobre direção de fotografia, direção de arte, pós-produção, som, ensino do audiovisual, entre outros temas, além de entrevistas com profissionais da nossa cinematografia: https://bit.ly/playlist_abc

Associação Brasileira de Cinematografia

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são mais de 400 associadas e associados e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC, do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, e da ABC Cursos de Cinema procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.

O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Serviço

Semana ABC 2024
15 a 17 de maio
Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo).
Evento gratuito
abcine.org.br

Total
0
Shares
Prev
BrLab anuncia programação aberta ao público da 13ª edição
Brlab2023

BrLab anuncia programação aberta ao público da 13ª edição

Next
FELAFC: Claudio Jara, ACC
También te puede interesar