Festival do Rio 2023 anuncia ampla programação gratuita

Festivl Rj

O Festival do Rio, que acontece dos dias 5 a 15 de outubro, disponibiliza uma programação gratuita em diversas áreas da cidade, ocupando espaços da cidade com a sétima arte, para além das salas, contribuindo para a retomada cultural de espaços públicos, de forma mais acessível. Um dos maiores sucessos de edições anteriores, o Cinema Ao Ar Livre acontece de 13 a 15 de outubro, na Praia de Copacabana. O evento, que vai além das salas de cinemas, oferece uma programação para toda família, a céu aberto, com entrada franca e censura livre em sessões às 18:30h e às 20h. É levar a canga e curtir este programa tipicamente carioca. A seleção de filmes traz “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, “E.T o extraTerrestre”, “Moana: Um Mar de Aventuras”, “Um Tio Quase Perfeito 2”, “Tarsilinha” e “Toy Story”.

Dentro da mostra Cinema Circulação, foram selecionados filmes especialmente para Lonas e Arenas Culturais da Prefeitura do Rio de Janeiro, como as Arenas João Bosco, na Vista Alegre; Carioca Abelardo Barbosa/Chacrinha, na Pedra de Guaratiba; Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna; e o MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira), na Gamboa. O Instituto Benjamin Constant, na Urca, também receberá filmes com entrada gratuita, como “Houve uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado.

Instituição responsável pela preservação das obras audiovisuais nacionais e a difusão da cultura cinematográfica do país, a Cinemateca Brasileira participa do Festival do Rio 2023 trazendo para o público a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, na Caixa Cultural, com cinco filmes restaurados de diferentes fases e estilos do cinema brasileiro. Todos com entrada gratuita. A gratuidade é extensiva a exibição do Especial Séries Brasileiras no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia. Haverá ainda gratuidade nas sessões da Première Brasil com debates no Cine Odeon com a participação de diretores, produtores e atores,assim como em alguns filmes no Estação NET, nas unidades de Botafogo. Para a retirada de ingressos para as sessões gratuitas em salas de cinema é preciso reservar o ingresso através do site do festival, buscando pelo nome do filme, ou nos links das mostras.

Já no CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal) a mostra Festival do Rio no CCJF apresenta mais de dez sessões de filmes 0800 durantes os dias do festival.

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura e apoio FIRJAN e Ancine. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Total
0
Shares
Prev
Formação Spcine divulga programação especial de Roteiro para o mês de outubro
Formacaospcine

Formação Spcine divulga programação especial de Roteiro para o mês de outubro

Next
Últimos dias de inscrição para o 5º Festival de Cinema da Diversidade de SC
Transforma2022.1

Últimos dias de inscrição para o 5º Festival de Cinema da Diversidade de SC

También te puede interesar