Lanterna Mágica  –  Festival Internacional de Animação tem inscrições abertas

Laternamagica2023

A 6ª. Edição do  Lanterna Mágica  –  Festival Internacional de Animação, tem o intuito de promover e difundir o mercado de animação brasileiro e mundial – e acontece de 08 a 12 de novembro de 2023, (quarta-feira a domingo) na cidade de Goiânia, Goiás.

Os filmes inscritos passam por uma curadoria oficial, formados por convidados que operam na área do mercado audiovisual de animação, e integram as mostras competitivas, não competitivas e especiais. As premiações são feitas a partir da escolha dos jurados e do público que acompanha as exibições.

A programação inclui mostras competitivas e não competitivas, oficinas, estudos de caso, palestras e algumas surpresas a mais.

O Festival, que fez sua estreia no calendário mundial em 20l7, atualmente é uma realização de Camila Nunes – produtora audiovisual.

REGRAS DO FESTIVAL:

6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação

1) Objetivos

I – O Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação tem por objetivo promover e divulgar o mercado brasileiro e mundial de animação por meio de exibições competitivas e não competitivas de curtas e longas-metragens, cujas diretrizes seguem este regulamento.

2) Assinaturas

I – As inscrições para a 6ª edição do Lanterna Mágica estarão abertas de 20 de Agosto até 20 Setembro de 2023, com possibilidades de prorrogação pela organização do festival.

II – Podem ser incluídos curtas-metragens de animação com duração máxima de 25 minutos originários de todo e qualquer território mundial.

III – Longas-metragens, médias-metragens, episódios de séries animadas e videoclipes só serão exibidos mediante convite da organização do festival.

IV – Não serão aceitos filmes lançados antes de 01 de Janeiro de 2022. Ao dizer “Lançado” queremos dizer a primeira exibição do filme em festivais.

V – Não serão considerados para avaliação os filmes selecionados e/ou exibidos em edições anteriores do festival Lanterna Mágica.

VI – Os filmes inscritos e não selecionados em edições anteriores poderão se reinscrever, desde que atendam aos requisitos deste regulamento.

VII – Os filmes devem ser do gênero animação, realizados em qualquer técnica.

VIII – Também serão aceitos filmes híbridos desde que utilizem técnicas de animação em pelo menos 50% de sua duração.

IX – Nesta 6ª edição do festival, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente através da plataforma FilmFreeway através do link: https://filmfreeway.com/festivals.

X – O responsável pelo cadastro deverá preencher os dados solicitados pela plataforma antes do envio do filme e estará sujeito à desclassificação caso estejam incompletos. Alguns materiais como teaser e pôster não são itens obrigatórios, mas é recomendável que sejam enviados.

XI – Stills, sinopse, país de produção, diretor e o próprio filme inteiro são informações/itens obrigatórios e sua ausência na plataforma será motivo de desclassificação do filme.

XII – Filmes que não tenham como idioma original o português, o inglês ou o espanhol deverão ser legendados em um desses idiomas, sob pena de desclassificação.

XIII – Cada filme poderá ser inscrito em apenas uma das categorias listadas na plataforma FilmFreeway, são elas: Curtas-metragens Brasileiros (Para curtas-metragens de diretores naturais ou naturalizados brasileiros); Curtas-metragens latino-americanos (para curtas-metragens de diretores naturais ou naturalizados latino-americanos); e Curtas-metragens Internacionais (para curtas-metragens de diretores estrangeiros).

XIV – Será cobrada uma taxa de inscrição de US$ 5 apenas para os filmes inscritos na categoria Curtas-Metragens Internacionais.

3) Seleção

I – Os filmes inscritos passarão por uma curadoria oficial que será posteriormente divulgada no site e redes sociais oficiais do festival.

II – Todos os filmes inscritos, sejam eles brasileiros, latino-americanos ou internacionais, serão divididos em mostras competitivas e/ou não competitivas, a critério da organização do festival.

III – Todas as mostras, oficiais e especiais, poderão ser compostas por filmes e/ou convidados, a critério da curadoria.

IV – Os responsáveis ​​pelos filmes selecionados deverão ficar atentos aos e-mails e telefones fornecidos no ato da inscrição, e atender às exigências do festival, como o envio de cópia da mostra e demais materiais de divulgação, sob pena de desclassificação se não atender às solicitações.

V – As despesas relativas ao envio do material para exibição são de responsabilidade do realizador.

VI – A lista dos filmes selecionados será divulgada em data estipulada posteriormente pela produção do festival.

4) Prêmios

I – O júri oficial elegerá os filmes vencedores das mostras competitivas. Os filmes vencedores receberão um certificado com menção aos respectivos prêmios.

II – O júri oficial poderá oferecer menção honrosa a um dos filmes em competição, a seu critério, que também receberá certificado.

III – O júri popular elegerá o Melhor Filme nas mostras competitivas. Os filmes vencedores do Júri Popular também receberão certificados.

V – Podem ser oferecidos prêmios de patrocinadores, apoiadores e parceiros em todas as exibições do festival: competitivas, não competitivas e especiais, de acordo com a combinação entre eles e a organização do Lanterna Mágica.

4) Disposições Finais

I – Todas as informações disponibilizadas na plataforma FilmFreeway poderão ser utilizadas para divulgação no site do festival, redes sociais e outros meios de comunicação.

II – O realizador concorda que stills, cartazes, teasers e imagens do filme (até 30 segundos) também poderão ser utilizados para fins de divulgação do festival.

III – O responsável pela inscrição do filme poderá optar pela autorização de exibições itinerantes sem fins lucrativos e com livre acesso à comunidade que o festival venha a promover em datas e locais diversos da programação oficial do Lanterna Mágica.

IV – Os filmes selecionados para a 6ª edição do “Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação”, autorizam, no simples ato de sua inscrição, a exibição do filme no mesmo, sem ônus para o festival.

V – O responsável pelo registro concorda com todos os termos deste regulamento no momento do registro do filme

Serviços:
Evento: 6ª. Edição Lanterna Mágica
Data: De 08 a 12 de Novembro
Local: A definir
Inscrições: de 20 de agosto a 20 de setembro
Resultado: 16 de Outubro.

Inscrições: https://filmfreeway.com/lanternamagicafestival

Total
0
Shares
Prev
MinC lança editais afirmativos para produção de curta-metragem de diretores(as) estreantes
Bolsas Curtas

MinC lança editais afirmativos para produção de curta-metragem de diretores(as) estreantes

Next
Monica Palazzo, ABC e Fernanda Frate: “O Mestre da Fumaça”
Thiagostecchini Clebercolombo Danielrocha Mila Cavalcante 132

Monica Palazzo, ABC e Fernanda Frate: “O Mestre da Fumaça”

También te puede interesar