Na última semana aconteceu a Assembleia Geral Extraordinária (IAGA) da IMAGO (International Federation of Cinematographers) e, na ocasião, mais uma associação latino-americana passou a ser membra com plenos direitos da federação internacional.
A Associação Chilena de Cinematografia (ACC) se tornou a quinta membra da América Latina na IMAGO, ao lado da ABC, ADF (Argentina), ADFC (Colômbia) e DFP (Peru). A maior presença de associações latino-americanas tem um papel fundamental tanto na ampliação da cinematografia realizada na região em todo o mundo quanto bem no fortalecimento da Federação Latino-americana de Autores de Fotografia Cinematográfica (FELAFC).
Para o diretor de fotografia Llano, atual secretário da FELAFC, “Ampliar a representação latino-americana em espaços como o IMAGO não é importante apenas para apresentar vozes regionais dentro da comunidade global, mas também nos permite elevar nosso olhar como bloco latino-americano sobre assuntos que estão em discussão na FELAFC, como novos mercados, direitos autorais e condições de trabalho, entre outros”.
Além disso, com foco na ampliação da diversidade entre as cinematografias realizadas em todos os continentes, também se tornaram membras de plenos direitos a Armenian Cinematographers Guild (ACG) e a Cinematographers Society of Nigeria (CSN), a segunda da África a fazer parte da IMAGO.
Com essas novas admissões, a IMAGO passa a ser composta por 44 associações com plenos direitos.