MinC lança “Prêmio Orlando Sena ao Curta-metragem” voltado para produções realizadas como TCCs

Premioorlandosenna

Ministério da Cultura (MinC) lança nesta segunda-feira, 11, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o “Prêmio Orlando Sena ao Curta-metragem”. Realizado por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), e em colaboração com o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), a premiação tem objetivo de reconhecer a contribuição ao cinema nacional por meio de filmes de curta-metragem produzidos como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) nos cursos de graduação de Cinema, Audiovisual, Rádio e Tv, Comunicação Social e Publicidade e Propaganda em todo o Brasil.

As inscrições estarão abertas em breve. No total, serão escolhidos 10 projetos, distribuídos igualmente por região do país. Cada premiação consistirá em um valor de R$ 14 mil e um troféu, destinado aos estudantes que realizaram as produções. A inscrição dos filmes que se destacaram nos cursos de cinema e audiovisual será de responsabilidade das universidades. A Universidade Federal de Pelotas é a responsável pela execução do prêmio.

Orlando Sena

A premiação é uma homenagem ao renomado cineasta, escritor e jornalista Orlando Sena, cuja influência e legado são fundamentais para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro. Orlando Senna foi um dos fundadores e dirigentes da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños e ocupou o cargo de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura de 2003 a 2007, entre outras responsabilidades na gestão pública cultural. Criou e dirigiu o Curso de Dramaturgia Audiovisual e Roteiro do Centro de Capacitação Cinematográfica do México (1994).

Em 2007 assumiu a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil e em seguida, entre 2008 e 2015 presidiu a TAL – TELEVISÃO AMÉRICA LATINA, uma rede comunicação entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.

A equipe de seleção será composta por professores do Forcine, bem como membros da equipe do Ministério da Cultura. A entrega dos prêmios está programada para ocorrer em novembro.

Congresso Forcine 2023

A 19ª edição do evento tem como tema norteador “O ensino como Vetor de Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro”, que conta com conferências, mesas-redondas e exibição de filmes. O encontro acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

As inscrições e demais informações sobre a programação podem ser acessadas pelo link ou site. Este evento não apenas celebrará a história do cinema brasileiro, mas também reconhecerá o talento emergente na indústria, especialmente entre os estudantes de cinema e audiovisual.

Serviço

Lançamento do Prêmio Orlando Sena ao Curta-metragem
Data: segunda-feira, 11 de setembro de 2023
Hora: 9h30
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP

Total
0
Shares
Prev
Mostra competitiva do 12º Festival Cine Favela: votação popular vai até 15/09
Anyconv Com Mostracompetitivacinefavela1

Mostra competitiva do 12º Festival Cine Favela: votação popular vai até 15/09

Next
V Festival de Filmes sobre Mobilidade Urbana acontece de 13 a 17 de setembro
No Inicio Do Mundo

V Festival de Filmes sobre Mobilidade Urbana acontece de 13 a 17 de setembro

También te puede interesar