Mostra Sururu está de volta à Bienal do Livro de Alagoas

Sururu2023

A Bienal do Livro de Alagoas está se aproximando e agora conta com mais uma novidade: a Mostra Sururu volta à cena da Bienal, integrando a programação do SESC Alagoas. Esta é a segunda vez que a Mostra Sururu participa da programação da Bienal. Em 2017, a Mostra Sururu marcou presença na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Nos dias 12,13,19 e 20 de agosto, na sala Tamarindo – onde ocorre a programação do Sesc, no Centro de Convenções Ruth Cardoso -, serão exibidos filmes alagoanos, seguido de rodas de conversas, para falar sobre cinema e literatura do Estado.

A presença da 14ª Mostra Sururu na Bienal é um convite do Sesc Alagoas – apoiador cultural da mostra – a partir da articulação do analista audiovisual do Sesc, Ronald Silva, e da curadoria das produtoras culturais e pesquisadoras Beatriz Vilela e Roseane Monteiro.

Na ocasião, serão exibidos filmes alagoanos de diferentes cidades, gerações e anos, que possuem um elemento em comum: um olhar sobre nós mesmos, sobre quem somos, sobre a nossa cultura, e que também marcaram algumas edições da mostra. Além disso, este é o primeiro passo para abrir as ações itinerantes da programação da 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

“Vai ter sessões de curtas alagoanos, seguido de conversas super especiais com gente massa da cena audiovisual e da literatura de nosso Estado. Para participar é muito simples, é só comparecer na sala Tamarindo – onde ocorre a programação do Sesc na Bienal”, convida Ronald Silva.

Como agente de transformação sociocultural, o Sesc compreende a importância de um evento do porte da Bienal para o Estado, estimulando o desenvolvimento do cinema alagoano através de apoio e espaços de visibilidade.

Entre os convidados para integrar as rodas de conversa da Mostra Sururu na Bienal estão: Nilton Resende, Ulisses Arthur, Leandro Alves, Marina Bonifácio, Dayane Teles, Isadora Padilha, Allan Nogueira, Regina Barbosa e Mylena Azevedo. O bate papo será mediado por Roseane Monteiro, Beatriz Vilela e Tatiana Magalhães.

“A gente tem um encontro marcado com a literatura e o cinema de Alagoas na Mostra Sururu na Bienal, em parceria com o Sesc Alagoas”, completa o analista audiovisual do Sesc.

Veja a programação completa da Sururu na Bienal

12/08 (SÁBADO) – das 13h às 14h30

Da literatura ao cinema: um bate-papo sobre a adaptação
Exibição: A Barca (dir. Nilton Resende) e Um vestido para Lia (dir. Hermano Figueiredo e Regina Barbosa)
Convidados: Allan Nogueira, Regina Barbosa e Nilton Resende
Mediadora: Beatriz Vilela
Vamos conversar sobre a adaptação da obra literária para o cinema, destacando o papel da direção cinematográfica e as particularidades desse processo.

13/08 (DOMINGO) – das 13h às 14h30

O prazer do texto: o processo de construção de personagens para o cinema
Exibição: Ilhas De calor (dir. Ulisses Arthur) e Avalanche (dir. Leandro Alves)
Convidados: Ulisses Arthur e Leandro Alves
Mediadora: Beatriz Vilela
Vamos conversar sobre a escrita do roteiro de curtas-metragens, o desenvolvimento dos personagens e as etapas vivenciadas desde o surgimento da ideia até o último tratamento do texto.

19/08 (SÁBADO) – das 13h às 14h30

O Documentário e a escrita do real
Exibição: Corpo D’água (Direção Coletiva) e Ana Terra (Direção Coletiva)
Convidadas: Marina Bonifácio, Dayane Teles e Isadora Padilha

Mediadoras: Roseane Monteiro e Tatiana Magalhães
Vamos abordar as particularidades da escrita de um roteiro de documentário, e quais as potencialidades e os desafios que essa escrita do real carrega.

20/08 (DOMINGO) – das 13h às 14h30

Sessão especial: 90 anos do filme “Casamento é negócio?” (dir. Guilherme Rogato)
Convidada: Mylena Azevedo
Mediadora: Roseane Monteiro
O filme “Casamento é Negócio?” possui um valor histórico fundamental para a cinematografia alagoana. No aniversário de 90 anos do filme, vamos conversar sobre a obra, o contexto de sua realização e seu impacto no cinema feito em Alagoas.

Total
0
Shares
Prev
Festival Curta Campos do Jordão está com inscrições abertas
Image003 3

Festival Curta Campos do Jordão está com inscrições abertas

Next
Leonardo Feliciano: “Marte Um”
Marte Um 002

Leonardo Feliciano: “Marte Um”

También te puede interesar