A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) realizará a mostra anual “Os Melhores Filmes do Ano”, entre os dias 7 e 17 de março. A 21ª edição do evento marca também os 40 anos da fundação da ACCRJ, que vem contribuindo de forma única para o entendimento do público frente à sétima arte.
A mostra é consagrada no calendário cinematográfico da cidade e destaca os 10 melhores filmes lançados comercialmente em 2023, eleitos democraticamente pelos críticos da Associação. Serão dois locais de exibição: de 7 a 13 de março no Estação Net Rio, com entrada a R$15, e de 12 a 17 de março no Ponto Cine, em Guadalupe, com entrada gratuita. Toda a programação está em https://www.blgentretenimento.com.br/.
“A ACCRJ chega ao seu 40º ano de criação absolutamente alinhada à realidade do cinema atual. Naquela primeira metade da década de 1980, ninguém, nenhum dos fundadores da entidade, poderia imaginar que um dia, como ocorreu com a seleção de 2023, assistiríamos a alguns dos melhores filmes do ano diretamente via streaming. O cinema evoluiu, acompanhou os imensos avanços tecnológicos dos últimos anos; se reinventou. E continua a se reinventar. O papel fundamental dos críticos, contudo, permanece o mesmo: refletir com profundidade, sempre e cada vez mais, sobre o que está sendo exibido na tela — seja ela de que tamanho for. Isso os membros da ACCRJ sempre fizeram, fazem e continuarão a fazer com inabalável maestria.” – afirma Ricardo Largman, presidente da ACCRJ.
Contando com o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, através do Pro-Carioca Audiovisual, a ACCRJ busca ampliar seu alcance, proporcionando a experiência cinematográfica a um público mais amplo e diversificado.
Sobre o Evento
A mostra, que se tornou referência na promoção da diversidade cinematográfica, reúne os filmes escolhidos pela crítica especializada em uma programação que contempla não apenas as projeções, mas também homenagens a personalidades do cinema, curso de crítica cinematográfica e debates conduzidos por especialistas renomados. E este ano, em especial, a mostra chega a Guadalupe, bairro onde nasceu o Ponto Cine, um exemplo de cinema social que remodelou a comunidade e se tornou referência e local para encontros culturais em um dos bairros com menor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade do Rio de Janeiro.
O melhor filme este ano ficou com “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.
Segue a relação dos filmes escolhidos:
ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Killers of the flower moon), de Martin Scorsese (EUA, 2023) – Melhor Filme do Ano
A BALEIA (The whale), de Darren Aronofsky (EUA, 2022)
DECISÃO DE PARTIR (Heojil kyolshim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul, 2022)
OS BANSHEES DE INISHERIN (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022)
OS FABELMANS (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022)
OPPENHEIMER, de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido, 2023)
PEARL, de Ti West (EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2022)
RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023)
TÁR, de Todd Field (EUA, 2022)
TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022)