Rio de Janeiro recebe Mostra Melhores Filmes do AnoRio de Janeiro recebe

Image3

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) realizará a mostra anual “Os Melhores Filmes do Ano”, entre os dias 7 e 17 de março. A 21ª edição do evento marca também os 40 anos da fundação da ACCRJ, que vem contribuindo de forma única para o entendimento do público frente à sétima arte.

A mostra é consagrada no calendário cinematográfico da cidade e destaca os 10 melhores filmes lançados comercialmente em 2023, eleitos democraticamente pelos críticos da Associação. Serão dois locais de exibição: de 7 a 13 de março no Estação Net Rio, com entrada a R$15, e de 12 a 17 de março no Ponto Cine, em Guadalupe, com entrada gratuita. Toda a programação está em https://www.blgentretenimento.com.br/.

“A ACCRJ chega ao seu 40º ano de criação absolutamente alinhada à realidade do cinema atual. Naquela primeira metade da década de 1980, ninguém, nenhum dos fundadores da entidade, poderia imaginar que um dia, como ocorreu com a seleção de 2023, assistiríamos a alguns dos melhores filmes do ano diretamente via streaming. O cinema evoluiu, acompanhou os imensos avanços tecnológicos dos últimos anos; se reinventou. E continua a se reinventar. O papel fundamental dos críticos, contudo, permanece o mesmo: refletir com profundidade, sempre e cada vez mais, sobre o que está sendo exibido na tela — seja ela de que tamanho for. Isso os membros da ACCRJ sempre fizeram, fazem e continuarão a fazer com inabalável maestria.”  – afirma  Ricardo Largman, presidente da ACCRJ.

Contando com o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio,  através do Pro-Carioca Audiovisual, a ACCRJ busca ampliar seu alcance, proporcionando a experiência cinematográfica a um público mais amplo e diversificado.

Sobre o Evento

A mostra, que se tornou referência na promoção da diversidade cinematográfica, reúne os filmes escolhidos pela crítica especializada em uma programação que contempla não apenas as projeções, mas também homenagens a personalidades do cinema, curso de crítica cinematográfica e debates conduzidos por especialistas renomados. E este ano, em especial, a mostra chega a Guadalupe, bairro onde nasceu o Ponto Cine, um exemplo de cinema social  que remodelou a comunidade e se tornou referência e local para encontros culturais em um dos bairros com menor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade do Rio de Janeiro.

O melhor filme este ano ficou com “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese.

Segue a relação dos filmes escolhidos: 

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (Killers of the flower moon), de Martin Scorsese (EUA, 2023) – Melhor Filme do Ano  

A BALEIA (The whale), de Darren Aronofsky (EUA, 2022)

DECISÃO DE PARTIR (Heojil kyolshim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul, 2022)

OS BANSHEES DE INISHERIN (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022) 

OS FABELMANS (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022) 

OPPENHEIMER, de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido, 2023) 

PEARL, de Ti West (EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2022)

RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023)

TÁR, de Todd Field (EUA, 2022) 

TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022)

Total
0
Shares
Ante.
Abertas as inscrições de filmes para o I Festival Cinema na Faixa
Cinema Na Faixa Jpg

Abertas as inscrições de filmes para o I Festival Cinema na Faixa

Próx.
BrasilianaTV: streaming com conteúdo 100% nacional estreia na Claro tv+
Unnamed 2024 03 05T152134.216

BrasilianaTV: streaming com conteúdo 100% nacional estreia na Claro tv+

Recomendado