Storyboard

Os storyboards são utilizados para o planejamento visual das cenas a serem filmadas e também para transmitir a toda a equipe o que se espera em cada cena.

Eles consistem em uma seqüência de quadros, no formato no qual serão filmadas as imagens do filme, onde são desenhadas as cenas da forma como imaginadas pelo diretor, incluindo o ângulo da câmera, a iluminação desejada, etc. Cada um desses desenhos pode ser acompanhado ainda de anotações sobre a cena, tais como a descrição da ação, do movimento, o som (ou sons) que a acompanharão, ou qualquer outra informação que se julgar importante.

Os storyboards são, de uma certa forma, uma etapa intermediária entre o roteiro do filme e sua realização na prática. Com eles é possível à equipe envolvida na realização do filme determinar qual a lente e a posição de câmera mais adequadas, o melhor posicionamento dos cenários, refletores, microfones e todos os equipamentos e componentes que serão utilizados e avaliar toda a infra-estrutura necessária para a filmagem.

Os storyboards são particularmente importantes no planejamento de filmes de animação, já que eles possibilitam uma primeira aproximação das artes a serem confeccionadas e, no caso de animação de objetos, o planejamento dos movimentos a serem dados nas cenas. Nesse sentido, eles podem ser considerados como uma versão prévia do filme no formato de uma história em quadrinhos.

Você encontrará aqui para download folhas para preparação de storyboards nos formatos mais comuns em cinema: 1:1,37, 1:1,66 e 1:1,85. Você poderá ainda escolher a disposição dos quadros que melhor lhe convém: no sentido horizontal ou no sentido vertical. Cada folha, independente da disposição dos quadros, tem seis quadros acompanhados de linhas para observações sobre cada cena.

Escolha a folha adequada ao formato do seu filme e a disposição dos quadros que mais lhe agrada e imprima quantas folhas forem necessárias para a realização do storyboard. De preferência, as folhas devem ser impressas em papel com gramatura igual ou superior a 90g/m2.

Faça quantos desenhos forem necessários até chegar a um storyboard que represente suas idéias para o filme da melhor maneira possível. Lembre-se que você não precisa ficar limitado às dimensões dos quadros na folhas em anexo, já que, por vezes, em cenas mais complexas, pode ser mais conveniente representá-las em quadros maiores para mostrar mais detalhes. Nesse caso, só não esqueça de manter no quadro a mesma proporção da imagem do filme.

Quando considerar pronto o storyboard, procure encadernar todas as folhas para preservar a seqüência das cenas, e o próprio storyboard, e também para facilitar sua consulta. Faça tantas cópias quantas forem necessárias para serem distribuídas à equipe do filme e boa sorte!

STORYBOARD HORIZONTAL.PDF
Uma folha para cada formato da imagem, com os quadros dispostos horizontalmente.

STORYBOARD VERTICAL.PDF
Uma folha para cada formato da imagem, com os quadros dispostos verticalmente.