08 a 10 de maio
Cinemateca Brasileira
São Paulo – SP
Correalização: Cinemateca Brasileira Patrocínio: Sony e White Gorilla Apoio: Apro, Arri, Base 1, Barcelona Filmes, Central de Locações, Cinecidade, Cinecolor, Electrica, Faap, Inspiratorium, JKL, Labocine Digital, Locall, O2 Pós e Panasonic Promoção: Áudio, Música & Tecnologia, Revista Exibidor, Filme B, Luz & Cena, Panorama Audiovisual, Revista de Cinema e Telaviva. Colaboração: Pullman
Durante a Semana, além das mesas de debates, tivemos um espaço de exposição de equipamentos e serviços, das 9h30 às 20h. Com a presença das seguintes empresas: Abele, Arri, Barcelona Filmes, Cinecidade Locações e Produções, Cinecolor Digital, Idrone TV, Inspiratorium, Locall, O2 Post, Panasonic, Sony e White Gorilla.
Confira a programação da Semana ABC 2013:
Mesa 01
Cinema Digital – Desafios e Perspectivas:
Panorama do estágio atual do processo de digitalização do parque exibidor brasileiro.
Mediador: Lauro Escorel, ABC – diretor de fotografia
Palestrantes:
Carlos Klachquin, ABC – engenheiro de som
José Francisco Neto, ABC – engenheiro eletrônico e supervisor de pós-produção
José Luiz Sasso, ABC – técnico de mixagem
Luiz Gonzaga de Luca – vice-presidente da FENEEC – Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas
Manoel Rangel – diretor-presidente da ANCINE – Agência Nacional do Cinema
Mesa 02
Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony: do HD ao 4k e Além.
Palestrantes:
Erick Soares – Sony Brasil
Affonso Beato – ASC, ABC – Produção em 4K com F65 – “O Tempo e o Vento”.
Vlade Lisboa – Assimilate Inc Latin America – Workflow de Pós Produção em 4K com F65 e F55
William Pacini – Brasil Rental Camera – Experiência com Filmagem em 4K (F55)
Mesa 03
O Impacto do Crescimento da Produção de Séries de TV: os desafios estéticos, estratégicos e culturais.
Mediador: Marcelo Trotta, ABC – diretor de fotografia.
Participantes:
Andrea Barata Ribeiro – produtora da O2 Filmes
Armando Torres Junior – mixador
Claudio Torres – diretor
Elena Soarez – roteirista
Esther Hamburger – crítica de TV, professora da ECA-USP e diretora do CINUSP Paulo Emílio Claudio Torres – diretor
Fred Pinto – cenógrafo e diretor de arte
Mariana Koehler – diretora de conteúdo do canal GNT
Rodrigo Monte, ABC – diretor de fotografia da série “Sessão de Terapia”
Mesa 04
Master Class – “A Arte do Foley” com Jana Vance
Jana Vance é artista de foley, trabalha no renomado estúdio Skywalker Sound, tendo em seu currículo filmes como “Valente”, “Os Vingadores”, “Carros”, “Avatar”, “Up – Altas Aventuras”, “Toy Story 3”, “Wall-E”, “Homem de Ferro”, “Ratatouille”, “Os Incríveis”, “O Resgate do Soldado Ryan” e “Star Wars” (episódios 1 , 2 e 3).
Assista a mesa na íntegra: Windows / Mac – iOS
Mesa 05
Novas Fontes Luminosas: LED e a Cinematografia digital. Padrões de verificação.
Apresentação sobre as fontes luminosas e sua interação com os sensores.
Os avanços na tecnologia de iluminação, estão tornando prática, a utilização de refletores de LED, na televisão e no cinema. A iluminação de LED possibilita a redução do consumo de energia e menor necessidade de refrigeração. Ela também permite ajustes na temperatura de cor sem a necessidade de utilizar gelatinas de correção. As emissões de luz do LED, porém, possuem acromaticidade fundamentalmente diversa da luz de tungstênio e de HMI que são as mais usadas atualmente . Esta palestra irá apresentar os fundamentos da feitura da luz branca com os LEDs, incluindo sistemas do tipo tricromático e de fósforo ativado. Você aprenderá a razão pela qual iluminações com a mesma medição de temperatura de cor podem parecer tão diferentes para o nosso olho, e ainda mais diferentes para uma câmera digital. Essa palestra também abordara a relação entre a iluminação tricromatica e sensores RGB. Além disso, serão abordados os novos padrões emergentes para medição da qualidade de iluminação dos LEDs que se tornarão regra em um futuro próximo.
Mesa 06
Renovação da cinematografia na TV Brasileira.
Mediador: Guy Gonçalves, ABC – diretor de fotografia
Palestrantes:
José Maria Villamarim: diretor da TV Globo, codiretor da novela “Avenida Brasil” e da minissérie “O Canto da Sereia”, entre vários outros trabalhos
Walter Carvalho, ABC: diretor e diretor de fotografia da novela “Lado a lado” e da minisérie “O Canto da Sereia”
Participantes discutirão a renovação da linguagem na narrativa visual dentro da TV Brasileira.
Mesa 07
Master class com o convidado Affonso Beato, ASC, ABC: Fundamentos de Estereografia – 3D
Palestra e discussão do texto: elementos fundamentais entre a nossa percepção estereoscópica, a captação e projeção estereográfica.
Sobre Affonso Beato
Ao longo de sua carreira como diretor de fotografia, Affonso Beato filmou mais de cinquenta longas, 300 comerciais e 20 documentários, cinco deles sob sua direção. Teve o privilégio de colaborar com diretores de renome internacional, como Stephen Frears – “A Rainha”; Pedro Almodóvar – “Tudo Sobre Minha Mãe” – “Carne Trêmula” – “A Flor do Meu Segredo”; Mike Newell – “O amor nos tempos do Cólera”; Walter Salles – “Dark Water” ; Jonathan Lynn – “Resistindo às Tentações”; Jim McBride – “Acerto de contas” – “A Fera do Rock”; Glauber Rocha – “Antonio das Mortes”.
Mesa 8
Ensino de Cinema: integração entre ensino e mercado.
Mediador: Ninho Moraes – professor da Faculdade Cásper Líbero, cineasta e roteirista.
Participantes:
Daniela Pfeiffer – Coordenadora de Projetos na ABPITV e Idealizadora da Pós-Graduação em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac São Paulo
Denise Gomes – produtora da Bossa Nova Films
Luciana Rodrigues – representante da FAAP e FORCINE
Luis Antonio Silveira – conselheiro da ABPITV
Rubens Rewald – diretor, roteirista, professor da ECA-USP e Presidente da APACI.
Mesa 9
Direção de Arte em Preto e Branco. Significados da representação em Preto e Branco.
Mediadora: Vera Hamburger, ABC – diretora de arte e Ana Mara Abreu – diretora de arte
Participantes:
Daniela Thomas – cenógrafa e diretora
Luciana Buarque – figurinista
Marcos Pedroso – cenógrafo e figurinista.
Mesa 10
O Pensamento Sonoro no Cinema Brasileiro Contemporâneo
O que representa o som no cinema nacional hoje? O que contribuiu para a evolução do pensamento sonoro do cinema no Brasil: a melhoria do circuito exibidor, o desenvolvimento tecnológico na captação, edição e mixagem, as escolas de cinema?
Destaque no cenário cinematográfico atual, discutir o pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo é também uma contribuição para uma maior conscientização da importância deste elemento nos filmes.
Mediador: Bernardo Marquez – editor de som, pesquisador, professor e realizador do site www.artesaosdosom.org
Participantes
Carlos Alberto Mattos – crítico de cinema e editor da revista Filme Cultura “O Som Nosso de Cada Filme”
Kleber Mendonça Filho – diretor de “O Som ao Redor” (2012), roteirista e crítico de cinema
Ricardo Reis “Chuí” – editor e supervisor de som