13 a 15 de maio
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso 207 – Vila Clementino
São Paulo – SP
Programação Semana ABC 2015
Obs.: Programação sujeita à alteração
Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrição, com entrada franca – retirada das senhas 1 hora antes de cada mesa, até a lotação da sala. As mesas serão transmitidas para a área externa.
A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira. Conta com o Patrocínio da Canon e Sony, Apoio da 7 Light- Iluminação Profissional em LED, Arri, Cinecolor Digital, Electrica, FAAP, Fábrica Brasileira de Imagens, FUJIFILM do Brasil – Divisão Otica, Lumatek, O2 Pós, Panasonic, White Gorilla e Zumbi Post, Divulgação da Arte 1, Filme B, Luz e Cena, Panorama Audiovisual, Revista de Cinema, Revista Exibidor e Colaboração da Abele, Apro, Miolo e Seleta.
Durante a Semana, além das mesas de debates, existe um espaço de exposição de equipamentos e serviços aberto das 9h às 20h. Já confirmaram presença as seguintes empresas e instituições: 7 Light- Iluminação Profissional em LED, Abele, Arri, Canon, , Cinecolor Digital, Electrica, Fábrica Brasileira de Imagens, FUJIFILM do Brasil – Divisão Otica, Hangar Filmes, Liquido Photo, Locadora de Equipamentos Cinematográficos, Lumatek, NMF Company – Data Management & Post Tools, O2 Pós, Panasonic, Sony, Top35 – Locação de Equipamentos Cinematograficos e White Gorilla.
Nesta edição, a ABC promove, em paralelo à programação da Semana, uma intervenção artística no foyer da sala Petrobras, aberta ao público de 9h às 20h. A intervenção 24 e + segundos tem como curador Andrés Hernández e apresenta trabalhos de Claudia Briza, Simone Cupello e do artista convidado Vicente Martos. A imagem, no trabalho desses artistas, é o elemento formal inicial, a partir da qual se multiplicam as formas de realização, materialização, reflexão e compressão das obras.
Dia 13 de Maio, quarta-feira
09h30
MESA 01: A Pós-Produção em Evolução: Criando Soluções para as Produções Brasileiras
Participantes:
José Francisco Neto (Supervisor de Pós-Produção)
José Augusto De Blasiis (Supervisor de Pós-Produção)
Paulo Barcellos (Supervisor de Pós-Produção)
Clique aqui para assistir.
Almoço: 12h às 13h30
13h45
MESA 02: A Direção de Fotografia no Cinema Documentário
Participantes:
Sérgio Rizzo (Jornalista e Crítico de Cinema)
Jacques Cheuiche (Diretor de Fotografia)
Paulo Sacramento (Diretor, Produtor e Montador)
Marcelo Machado (Diretor)
Tiago Tambelli (Diretor de Fotografia e Diretor)
Jorge Bodanzky (Diretor de Fotografia e Diretor)
Clique aqui para assistir.
16h
MESA 03: Apresentação Sony – Benefícios das Produções 4K Trabalhando em 35mm
Benefícios da utilização da tecnologia 4K para produções de conteúdo na era do “Além do HD”.
Participantes:
Alexandre Giglio (Gerente de Produto para Broadcast na Sony Brasil)
Ilson Brancaleoni (Engenheiro da Sony Brasil)
Alex Miranda (Trator Filmes)
Victor Lemos (Trator Filmes)
Vlade Lisboa (Assimilate Latin America)
Clique aqui para assistir.
18h
MESA 04: Caminhos da Cinematografia: o ofício
A linguagem: de onde viemos, para onde vamos? Os novos horizontes estéticos da cinematografia.
Participantes:
Adriano Goldman (Diretor de Fotografia)
Carlos Ebert (Diretor de Fotografia)
Jacob Solitrenick (Diretor de Fotografia)
Uli Burtin (Diretor de Fotografia)
Pierre de Kerchove (Diretor de Fotografia)
Clique aqui para assistir.
Dia 14 de Maio, quinta-feira
10h
MESA 05: O Som nas Séries de TV
Abordagem dos diferentes aspectos sonoros nas séries de TV – da captação do som direto ao processo de pós-produção e finalização.
Participantes:
José Luiz Sasso (Mixador)
Luiz Adelmo (Supervisor de Som)
Rodrigo Meirelles (Supervisor Executivo de Áudio)
Armando Torres Jr. (Mixador)
Clique aqui para assistir.
Almoço: 12h às 13h30
13h45
MESA 06: Apresentação Canon Cinema EOS
Apresentação das câmeras Canon para cinema profissional. Em destaque os lançamentos: C300 MKII e XC-10
Participante:
Brent Ramsey (Diretor de Fotografia assessor técnico da Canon USA no desenvolvimento de produtos e treinamento de profissionais para uso dos equipamentos Canon de cinema)
Clique aqui para assistir.
17h
MESA 07: Séries de TV: Novo Espaço Criativo?
Balanço e desdobramentos das experiências mais recentes: Desafios criativos diante das experiências mais recentes na produção das séries de TV.
Participantes:
Maurício Stycer (Jornalista)
Fernando Meirelles (Diretor)
Rodrigo Monte (Diretor de Fotografia)
Mauro Mendonça Filho (Diretor)
Miriam Biderman (Editora de Som)
Mauro Wilson (Roteirista)
Marcos Carvalheiro (Diretor de Arte)
Clique aqui para assistir.
Dia 15 de Maio, sexta-feira
09h30
MESA 08: Ensino do Audiovisual no Brasil
O ensino de cinema fora do eixo Rio- São Paulo – particularidades e desafios. O filme estudantil.
Participantes:
Kira Pereira (Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
Luciana Rodrigues (FORCINE- Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual)
Fabio Diaz Camarneiro (UFES – Universidade Federal do Espírito Santo)
David Pennington (UNB – Universidade de Brasília)
Geórgia Cynara (UEG – Universidade Estadual de Goiás)
Luiz Adriano Daminello (UFPA – Universidade Federal do Pará)
Marina Mapurunga (UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano)
Giba Assis Brasil (Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Roteirista, Montador e Diretor)
Clique aqui para assistir.
Almoço: 12h às 13h30
13h45
MESA 09: Direção de Arte – do Atelier para a Universidade
Debate em torno da formação do futuro Diretor de Arte.
Perspectivas para a formação e aperfeiçoamento dos novos DAs.
Participantes:
Ciro Pirondi (Arquiteto e Diretor Escola da Cidade)
Cássio Amarante (Diretor de Arte)
Ninho Moraes (Professor da Faculdade Cásper Líbero e Diretor)
Tulé Peake (Diretor de Arte)
Marcos Pedroso (Diretor de Arte)Clique aqui para assistir.
17h
MESA 10: Introdução ao Som no Audiovisual (Séries de TV, Longa, Curta e Documentário)
Tema: Leitura do roteiro, escutar o diretor, o que podemos expressar através do som. Todos os sons já estão no Som Direto? Seu uso e problemática. A importância da voz.
Participantes:
Tide Borges (Técnica de Som)
Carlos Abbate (Diretor de Som)Clique aqui para assistir.
Carlos Abbate conta com uma trajetória de mais de 35 anos na indústria cinematográfica argentina como Diretor de Som. Membro da Comissão Diretiva da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e do Conselho Acadêmico da ENERC (Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica). É autor do livro “Cómo hacer el sonido de una película”, sobre metodologías de trabalho para longas-metragens. Trabalhou em produções nos EUA, Inglaterra, Itália, Espanha, Colombia e Porto Rico. Seus trabalhos mais conhecidos no Brasil são O Filho da Noiva, Clube da Lua (ambos de Juan José Campanella) e Kamchatka (de Marcelo Piñeyro).