Abc24 Semana Banner 3450X1000 70 1

Semana ABC 2024

Conheça a programação

SEMANA ABC 2024
De 15 a 17 de maio
Cinemateca Brasileira – SP

Obs.: Programação sujeita a alterações

Evento aberto ao público, com entrada franca, mediante credenciamento no link: https://bit.ly/semanaabc2024-credeciamento

As mesas acontecerão na Sala Grande Otelo, com capacidade para 200 pessoas. Depois de sua lotação, as pessoas interessadas poderão assistir às projeções das mesas na Sala Oscarito, com capacidade para 120 pessoas, com entrada por ordem de chegada.

A Cinemateca abrirá todos os dias às 8h. A senha para a primeira mesa do dia será distribuída uma hora antes do início. Para as mesas da tarde, as senhas serão distribuídas uma hora antes e será possível retirar também a senha para a mesa seguinte, até que sejam retirados 50% dos ingressos disponíveis. Os outros 50% serão distribuídos uma hora antes da mesa. As senhas serão válidas até 15 minutos depois do começo das mesas, depois disso os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

As mesas da Semana ABC 2024 contarão com intérpretes de Libras.

A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e Cinemateca Brasileira
Patrocínio: ARRI, Canon, KaptaFilmes, MCI Store, NayMovie, Spcine e Viddium
Apoio: Bóson Post, Cineshop, Coptercam, Cream Source, DOT, DZOFILME, Electrica, Eurobrás, Fábrica Brasileira de Imagens, FullCine, Godox, Hollyland, I9, LedMais, LigthMotion, Locall, Nanlux, NextMove, O2 Pós, On AVdesing, Pará Movimentos, Ripa, Sindcine, Velvet, Vidiexco e ZEISS

Durante a Semana, haverá um espaço de exposição de equipamentos e serviços com a participação das seguintes empresas e instituições: Coptercam, CreamSource, DZOFILM, Electrica, Eurobrás, FullCine, Godox, Hollyland, Hollywood Store, I9, LedMais, Light Motion, Locall, Nanlux, NayMovie, Next Move, Motion 2, On AVdesing, Sindcine, Velvet, Vidiexco e ZEISS. Horários de funcionamento:

  • 15 de maio: 10h às 19h30
  • 16 de maio: 9h às 19h30
  • 17 de maio: 9h às 19h

Também acontecerão dois lançamentos de livros com sessão de autógrafos com os autores: 

  • Dia 16 de maio, às 14h30, “O Cinema que Vivi”, do cineasta Jeremias Moreira
  • Dia 17 de maio, às 14h30, “Territórios”, do diretor e diretor de fotografia Walter Carvalho

Durante todos os dias, o evento contará com campanhas de arrecadação: de roupas e agasalhos, para o Exército da Salvação, e de itens para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, como alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, fraldas, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet.

15 DE MAIO, QUARTA-FEIRA

10h30 – Mesa 01 〡Reunião Diretoria e Associados(as) da ABC
Presencial e online. Participação exclusiva para sócios(as) da ABC.

14h – Mesa 02 〡A Conduta no Audiovisual: Assédio, Inclusão e Diversidade
A mesa tratará de três tópicos imperativos no ambiente de trabalho no audiovisual brasileiro: assédio, inclusão e diversidade. A partir de diferentes perspectivas refletirá sobre o panorama atual e debaterá quais ações podem ser tomadas para uma maior inclusão e diversidade e para que possamos trabalhar em um ambiente mais saudável.
Mediação: Tide Borges – Técnica Som Direto
César Ishikawa – Diretor de Fotografia
Deborah Medeiros – Consultora de Diversidade e Inclusão
Marcelo Rocha – Superintendente Investimento e Parceria Estratégica Spcine
Raquel Lemos – Advogada

Clique aqui para assistir no YouTube.

16h30 – Mesa 03〡Apresentação ARRI: Filme “O Sequestro do voo 375” sob a perspectiva da fotografia e os novos refletores ARRI
Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da Arri, falará sobre o SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI, em seguida, o Rhebling Junior (“Rambo”) apresentará o filme “O Sequestro do Voo 375”, sob a perspectiva da fotografia, e contará com os comentários de Edson Paiva, DIT, a respeito de como foi o workflow adotado, e do eletricista Paulo Jaime, que participou do filme e lidou com diversos desafios.
Mediação: Mário Jannini – Diretor Técnico para América Latina – ARRI
Edson Paiva – Técnico de Imagem Digital – DIT
Paulo Jaime – Eletricista
Rhebling Junior – Diretor de Fotografia

Clique aqui para assistir no YouTube.

18h30 – Mesa 04〡Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual
Aplicações de Inteligência Artificial estão afetando todos os setores da sociedade e acelerando cada vez mais e gerando questionamentos. Ameaça ou oportunidade? Que implicações pode trazer para os processos criativos e produtivos do audiovisual? Quais princípios devem ser observados no seu desenvolvimento e aplicação? Venha explorar conosco os diversos aspectos do debate e encontrar caminhos para atuar efetivamente dentro deste novo cenário.
Mediação: José Francisco Neto – Supervisão de Pós-produção Dot
Alfonso Parra – Diretor de Fotografia
Francisco Carvalheira Neto – Diretor de Regulação de Direitos Autorais
Lucas Maia – Diretor Geral Pós-produção 02 Pós
Roberto Moreira – Roteirista
Sonia Santana – Presidenta Sindcine

Clique aqui para assistir no YouTube (original).

Clique aqui para assistir no YouTube (com tradução).

DIA 16 DE MAIO, QUINTA-FEIRA

9h30 – Mesa 05〡Sessão ABC Especial: Saudosa Maloca
Projeção do longa-metragem “Saudosa Maloca”, seguido por debate com a equipe do filme.
Mediação: Bruno Mazzoco – Documentarista
Pedro Serrano – Diretor
Claudia Terçarolli – Direção de Arte
Christian Grinstein – Montagem
Flávio Chacal Geromel – Assistente de Câmera
LUM – Técnico de Som
Mariano Alvarez – Desenho de Som

Clique aqui para assistir no YouTube.

14h – Mesa 06〡Restauração no audiovisual
Abordagens possíveis a partir do olhar de curadores, restauradores, diretores de fotografias e técnicos de som
Mediação: Lauro Escorel – Diretor de Fotografia
Alice de Andrade – Cineasta Especialista em Valorização de Patrimônios Cinematográficos
Jorge Mario Vera – Diretor de Fotografia
Patrícia de Filippi – Restauradora de Filmes
Paulo Sacramento – Montador e Diretor
Rodrigo Mercês – Gerente do Laboratório de Imagem e Som – Cinemateca Brasileira

Clique aqui para assistir no YouTube (original).

Clique aqui para assistir no YouTube (com tradução).

16h30 – Mesa 07〡Apresentação CANON: Produção Cinematográfica com Câmeras e Lentes Cinema EOS da Canon
Experiências e exemplos práticos de como as Câmeras e as Lentes Cinema EOS da Canon foram utilizadas em produções cinematográficas, demonstrando sua versatilidade e capacidade de elevar a qualidade visual de qualquer projeto.
Mediação: Fabio Zuccarato – Gerente de Broadcast da Canon da área Professional Imaging Solutions
Janice D’Ávila – Diretora de Fotografia

Clique aqui para assistir no YouTube.

18h30 – Mesa 08〡A Direção de Fotografia em projetos de época. Desafios e Conceitos
Os desafios que se apresentam aos(às) diretores(as) de fotografia na criação do conceito estético e da realização prática na produção de filmes de época
Mediação: Ruda Ancona Lopez – Diretor de Fotografia e Professor
Fernanda Tanaka – Diretora de Fotografia
Fernando Young – Diretor de Fotografia
Pedro Sotero – Diretor de Fotografia
Will Etchebehere – Diretor de Fotografia

Clique aqui para assistir no YouTube.

DIA 17 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

10h – Mesa 09〡O Som no Streaming
Uma reflexão sobre as referências e os padrões do áudio na finalização sonora de produções que serão exibidas através das mais diversas plataformas de transmissão ora existentes. Desde a Captação do Som Direto, passando pelo Desenho e Edição do Som, a Mixagem Final do Áudio, os Sistemas e Formatos de Transmissão e, principalmente, a diversidade e a qualidade dos equipamentos e sistemas utilizados na recepção de todo esse conteúdo.
Mediação: Luiz Adelmo Manzano – Editor e Supervisor de Som
Caio Guerin – Mixador
Carol Barranco – Técnica de Som Direto
Giovanni Asselta – Engenheiro de Conteúdo Dept. de Vendas Dolby América Latina

Clique aqui para assistir no YouTube.

13h30 – Mesa 10〡Ensino no audiovisual hoje: métodos e atualidades
Os e as participantes falarão sobre suas experiências no ensino perante as demandas da atualidade: multiplicação das mídias; realidade dos cursos e formações; desafios da inteligência artificial no campo do ensino do audiovisual, entre outros temas.
Mediação: Luís Villaça – Diretor de Fotografia e Professor de Pós-graduação SENAC-SP
Affonso Beato – Diretor de Fotografia
Renan Chaves – Técnico de Som Direto e Editor de Som
Silvia Hayashi – Professora de Montagem FAAP
Vera Hamburger – Diretora de Arte

Clique aqui para assistir no YouTube.

16h – Mesa 11〡Olhares para o Cinema Latino-americano
Pergunta proposta para o escopo da mesa: quais questões fundamentais podemos trazer para compreender a identidade do cinema latino-americano na atualidade?
Medição: Llano – Diretor de Fotografia
Coti Donoso – Cineasta e Montadora
Ignácio Del Valle Dávila – Professor Pós-graduação Multimeios UNICAMP
Renato Vallone – Cineasta e Montador

Clique aqui para assistir no YouTube (original).

Clique aqui para assistir no YouTube (com tradução).

18h30 – Mesa 12〡Direção de Arte: O desenho da figura em cena
O foco deste encontro é o processo de construção de um(a) personagem. Vamos falar de como o desenho da figura corrobora com a formação das personalidades em cena. A mesa recebe figurinistas e maquiadoras para falarem de seus processos criativos e de suas relações junto à direção de arte e à direção, principalmente, mas também à direção de fotografia e elenco.
Medição: Fabio Goldfarb – Diretor de Arte
Anna Van Steen – Maquiadora
Cris Rose – Figurinista
Denise Borro – Maquiadora
Verônica Julian – Figurinista

Clique aqui para assistir no YouTube.

Co-production

  • Cinemateca BrasileiraSociedade Amiga Da Cinemateca Brasileira

Sponsorship

  • ArriCanon
  • Kapta FilmesNaymovie
  • Spicine

Support

  • AputureBóson Post
  • Cine ShopDot
  • ElectricaFábrica Brasileira De Imagens
  • Light MotionLocall
  • Lumitec FotoMarc Films
  • MciNanlux
  • Next MoveO2 Pós
  • Rbr AssistênciaSindcine
  • SonyViddium
  • VidiexcoZeiss