Legalize Já: Amizade Nunca Morre
Data: 07 de outubro de 2020
Horário: 19h
Local: Online
Evento gratuito
A ABC e a Spcine Play apresentam a Sessão ABC online com o filme “Legalize Já: Amizade Nunca Morre” (2018), de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé , que acontece no dia 7 de outubro. Neste dia, o filme ficará disponível gratuitamente na plataforma de streaming da Spcine e acontecerá um debate, às 19h, com participação dos diretores do filme, além do diretor de fotografia Pedro Cardillo e da diretora de arte Joana Mureb. A mediação será de Wellington Amorim de Oliveira.
O filme conta a história de Skunk, um músico revoltado com a opressão e o preconceito diários sofrido pelas comunidades de baixa renda, que busca expor sua insatisfação através da música. Um dia, ao fugir da polícia, ele esbarra em Marcelo, um vendedor de camisas de bandas de heavy metal. O gosto pelo mesmo estilo musical os aproxima, assim como a habilidade de Marcelo em compor letras de forte cunho social e questionador. Impulsionado por Skunk, ele adentra o universo da música e, juntos, formam a banda Planet Hemp.
Evento mensal organizado pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) desde 2002, a Sessão ABC exibe sempre um filme brasileiro e promove debate com profissionais da equipe. As sessões acontecem na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e também exibem um curta-metragem de abertura fotografado por um(a) sócio(a) da ABC.
Para participar do debate, inscreva-se no link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_CT5YuzDGQmqayOkxedePHg
Sobre os(as) participantes do debate: Gustavo Bonafé: Nascido em São Paulo cursou Ciências Socias na PUC – SP antes de começar a trabalhar com cinema. Após inúmeras experiências como diretor de comerciais e videoclipes ingressou em conteúdo, series e longas como “Legalize Já!” (2017), “Chocante” (2017) e “O Doutrinador” (2018). Joana Mureb: é Diretora de Arte e atua no mercado audiovisual desde 1998. Formada em Design pela PucRio, entrou para o cinema no longa metragem “Central do Brasil”. No departamento de arte, trabalhou em diversos filmes e comerciais; assinou primeira direção de arte em 2008 no longa metragem “A Mulher invisível”de Cláudio Torres. Assinou a direção de arte dos filmes: “Ela Disse, Ele disse” de Claudia Castro, “Legalize Já” de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, “Um Homem só” de Claudia Jouvin e das séries e programas de TV “GREG NEWS” ,(HBO), “Me Chama de Bruna” (FOX) , “Homens?” (Amazon/Comedy Central). Johnny Araújo: Foi diretor de filmes publicitários para grandes agências e clientes brasileiros e internacionais, e também um dos diretores de videoclipes com o maior número de prêmios no Video Music Brasil (VMB), da MTV Brasil. A partir de 2006 começou a dirigir filmes e séries de dramaturgia para o mercado audiovisual, trabalhando para diversos canais tais como, HBO, Netflix, Amazon Prime, GNT, Multishow, Turner, Viacom. Pedro Cardillo é diretor de fotografia desde 2004. Pós-graduado pela ESCAC, de Barcelona, atua em publicidade e cinema, onde já fotografou os longas Legalize Já, Nada a Perder 1 e 2 e Amores Imperfeitos.
À Luz Delas
Data: 05 de agosto de 2020
Horário: 19h
Local: Online
Evento gratuito
A Spcine Play e a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) apresentam a Sessão ABC, com o documentário “À Luz Delas” (2019), de Luana Farias e Nina Tedesco, DAFB, no dia 5 de agosto. O filme fica disponível na plataforma de streaming da Spcine apenas no dia da sessão, que será seguida por debate, das 19h30 às 21h, com as diretoras do filme e outras convidadas.
A conversa conta com as participações da produtora, diretora e diretora de fotografia premiada Heloísa Passos, ABC, DAFB; da especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC Joyce Prado, APAN , DAFB; e da primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil Katia Coelho, ABC, DAFB, que recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A mediação do encontro é do articulador cineclubista Rosa Caldeira. As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/sessaoabc_aluzdelas
O debate será retransmitido na página do Facebook da Spcine. A direção de fotografia é uma das funções do processo de realização audiovisual que registram menor atuação de mulheres. O filme “À Luz Delas” entrevista fotógrafas e ex-fotógrafas brasileiras de diferentes gerações e regiões e aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para ingressarem e se manterem na profissão. A obra mostra ainda estratégias de luta contemporâneas por um audiovisual mais democrático e plural.
Evento mensal organizado pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) desde 2002, a Sessão ABC exibe sempre um filme brasileiro e promove debate com profissionais da equipe. As sessões acontecem na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e também exibem um curta-metragem de abertura fotografado por um(a) sócio(a) da ABC. Durante a pandemia, em parceria com a Cinemateca, foi realizada a primeira Sessão ABC online, que exibiu o filme “Fotografação”, de Lauro Escorel.
Fotografação
Data: 20 de maio de 2020
Horário: 17h, 18h30 e 20h
Local: Online
Evento gratuito
Neste mês de maio, a ABC e a Cinemateca Brasileira têm o prazer de anunciar sua primeira Sessão ABC online. A exibição online acontece em dois horários às 17:00 e 18:30, seguida de debate às 20:00 no dia 20/05 (quarta-feira).
A sessão ABC é um evento aberto ao público, que exibe produções brasileiras seguidas de debate com a presença de diretores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais técnicos envolvidos na realização. Nesta primeira edição online o filme exibido será Fotografação dirigido por Lauro Escorel.
“Fotografação” propõe um olhar sobre a fotografia brasileira, desde seu surgimento até os dias atuais, passando pelos principais nomes dessa arte, até o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea.
O longa-metragem terá duas exibições gratuitas, dia 20/05, no canal do Facebook da Cinemateca Brasileira, às 17:00 e às 18:30.
Em seguida, às 20:00, o público participa de uma conversa com a montadora Idê LaCreta, a fotógrafa Maureen Bisilliat e o diretor Lauro Escorel, ABC, com mediação de Pepe Mendes, que acontecerá no Zoom (com limite de 100 participantes) e será retransmitido no mesmo horário na página da Cinemateca Brasileira no Facebook.
Lauro Escorel é um dos mais importantes fotógrafos do cinema. Foi diretor de fotografia em clássicos como Mar de rosas (1977), de Ana Carolina, Bye bye Brasil (1979), de Carlos Diegues, Ironweed (1987), de Hector Babenco, São Bernardo (1971) e Eles não usam black tie (1981) de Leon Hirzsman. Foi também supervisor técnico de restaurações de obras de Hirzsman e de Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Documentário sobre momentos marcantes da História da Fotografia Brasileira, construído através do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O filme focaliza a representação do País no trabalho de diversos fotógrafos e reflete sobre o impacto da fotografia digital na sociedade contemporânea. Direção: Lauro Escorel Ano de Produção: 2019 Cromia: Colorido Duração: 76′ Formato de exibição: Digital Formato original: Digital País de origem: Brasil Direção: Lauro Escorel, ABC Roteiro: Evaldo Mocarzel e Lauro Escorel Pesquisa: Antonio Venancio Direção de Fotografia: Carlos Ebert, ABC, Guy Gonçalves, ABC, Jacques Cheuiche, ABC e Lúcio Kodato, ABC Montagem: Idê Lacreta Desenho de Som: Ricardo Reis, ABC Edição de Som: Miriam Biderman, ABC Música Original: Zé Nogueira Produção Executiva: Zita Carvalhosa Produtor: Cinematográfica Superfilmes Produtora Associada: Cinefilmes
Sessão ABC: Amantes Do Cinema Brasileiro
Data: 11 de março de 2020
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Curadoria: Marcelo Corpanni, ABC e Danielle de Noronha
Evento gratuito
Após a exibição, debate com a presença de Alexandre Guerra, Hélcio Alemão Nagamine, Ilka Hempfing, Maurício Dias e Ricardo Dias. Mediador: Carlos Ebert, ABC. Curta-metragem de abertura: Endotermia, de Emiliano Cunha e fotografia de Bruno Polidoro
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Documentário inédito sobre a Cinemateca Brasileira, apresentado por Raul Cortez, que conta com depoimentos de Hector Babenco, Renata Fronzi, Domingos Oliveira, Carlos Manga, Paulo Cezar Saraceni, Iris Bruzzi, Rogéria, Gustavo Dahl, Anselmo Duarte, Rubens Ewald Filho, Hugo Carvana, José Wilker, Lauro Escorel, entre outros. Direção: Ricardo Dias Roteiro: Arnaldo Chain Apresentação e narração: Raul Cortez Direção de produção: Ilka Hempfing Direção de fotografia: Hélcio Alemão Nagamine, ABC Produção executiva: Maurício Dias e Fernando Dias Edição: Ricardo Dias e Renato Batata Música: Alexandre Guerra Fotografia adicional: Guy Gonçalves, ABC e Rinaldo Martinuccii Técnico de som: Paulo Ricardo Nunes Som direto adicional: Gabriela Cunha e Paulo Seabra
Deslembro
Data: 22 de janeiro de 2020
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Evento gratuito
Após a exibição, acontece um bate-papo com a diretora de fotografia Heloisa Passos, ABC.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: Joana é uma adolescente que mora em Paris com a família. Quando a anistia é decretada no Brasil, ela volta ao Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS. Lá, seu passado ressurge. Roteiro: Flávia Castro Direção: Flávia Castro Produção: Walter Salles, Gisela B Camara e Flávia Castro Produção Executiva: Gisela B Camara e Maria Carlota Bruno Direção de Fotografia e Câmera: Heloisa Passos, ABC Gaffer: Márcio Luiz lima (Marcinho) Maquinista: Giba Araújo Direção de Arte: Ana Paula Cardoso Figurino: Renata Russo Som Direto: Valeria Ferro Edição: François Gedigier e Flávia Castro