Douglas Machado

Douglas Machado

Occupation:
Diretor(a) de Fotografia
Years of activity:
30
Country:
Brasil
State:
PI
City:
Teresina

Resumé

DOUGLAS MACHADO

Iniciou seus trabalhos na área audiovisual em 1987 [TVE-PI] e desde então realizou produções em diferentes regiões do Brasil e algumas no exterior [Suécia e Espanha]. É sócio da TRINCA FILMES LTDA., uma produtora que trabalha com cinema e literatura mantendo especial atenção nas questões relacionadas ao nordeste do Brasil e ao sertão, em particular. Sede em Teresina, PI. Dentre suas produções (incluindo trabalhos como roteirista, diretor e diretor de fotografia) destacam-se:

A CARTA DE ESPERANÇA GARCIA [DCP, 2023];

CIPRIANO E A MORTE DE CIPRIANO [DCP, 2023 | S-16mm/];

ENSAIOS ÍNTIMOS E IMPERFEITOS [Digital, 2015-2018];

POESIA NA MADEIRA [Digital, 2014];

A CONSCIÊNCIA DA CRÍTICA [Digital, 2012];*

NA ESTRADA COM ZÉ LIMEIRA [Digital, 2011];

O RETORNO DO FILHO [Digital, 2009];*

O CÓDICE E O CINZEL [Digital, 2007];*

UM CORPO SUBTERRÂNEO [Digital, 2006];*

O SERTÃOMUNDO DE SUASSUNA [Digital, 2003];*

UM HOMEM PARTICULAR [Digital, 2002];*

DESERTIFICAÇÃO [Digital, 1998];

HORA ZERO – EL SALVADOR DEPOIS DA GUERRA [Digital, 1994];

*Obras exibidas em alguns cinemas e veiculadas em canais à cabo como Arte 1 e Canal Brasil – exceto O RETORNO DO FILHO e UM CORPO SUBTERRÂNEO, exibidos na TV Cultura SP e filiadas. HORA ZERO foi exibido apenas na Suécia.

No momento, trabalha na pós-produção dos longas CIPRIANO E A MORTE DE CIPRIANO e A CARTA DE ESPERANÇA GARCIA. Também desenvolve o projeto de longa metragem de ficção PRESÉPIO e, a partir do roteiro, uma novela gráfica do filme.

De 2016 a 2020 assinou a curadoria e programação de filmes no Cinemas Teresina, onde equacionava sucessos de bilheteria com o cinema de autor e de repertório. Manteve foco especial no Cinema Brasileiro e na formação de plateia através de mostras, sessões com debate, masters classes e retrospectivas.

De 2014 a 2018 foi editor da revista anual Hoblicua, dedicada a literatura brasileira. Também editou os livros publicados através dos selos Agarazul [poesia] e meiomilheiro [ensaio e prosa]. Dentre as publicações, destacam-se: Pluvioso [2016] e Havergey [2018], de John Burnside; Tantum ergo [2017], de George Anselmo Isidoro; O nome e a natureza da poesia [2018], de A. E. Housman com tradução e notas biográficas de Alexei Bueno etc. Todas essas publicações estão à venda em diferentes livrarias do país.

Trabalhou como professor-convidado na Universidade Nórdica Biskops Arnö [Suécia] – Curso Film För Förändring – Participatory Vídeo, coordenado por Bosse Johansson. Período: 2004 a 2009.

Iniciou jornalismo na Universidade Federal do Piauí (incompleto), seguindo os estudos em Hilversun, Holanda, como bolsista do governo holandês – curso: Educational Programme Production Course-Television, na RNTC [1992]. Também cursou Dirección y Producción en Televisión, no centro de ensino Metrópolis, em Madrid, Espanha [1991]. Além de participar em diversas oficinas sobre cinema e literatura.

*

uma conversa com douglas machado

https://www.youtube.com/watch?v=Wvw87worfO4