Luciana Baseggio

Luciana Baseggio

Occupation:
Diretor(a) de Fotografia
Category:
Sócio(a) Efetivo(a)
Years of activity:
17
Country:
Brasil
State:
SP
City:
São Paulo

Resumé

 

Graduada em Realização Audiovisual pela UNISINOS em 2007 e bolsista graduada no mestrado europeu em Direção de Fotografia Viewfinder MA em 2019, Luciana Baseggio esteve entre os 16 diretores de fotografia escolhidos para participar do Camera Studio no Berlinale Talents 2020.

Começou a trabalhar no mercado audiovisual como assistente de câmera e atualmente trabalha como diretora de fotografia em São Paulo. Nos 16 anos de carreira trabalhou em mais de 50 filmes e séries, além de diversos curtas-metragens e comerciais. Entre seus mais recentes e importantes trabalhos na ficção estão o longa-metragem "Fogaréu", dirigido por Flávia Neves, que estreiou em  2022 na Berlinale e que levou  prêmio de melhor fotografia no 48o Festival de Huelva, "Pasajeras", dirigido por Fran Rebelatto, que estreiou no 11o Olhar de Cinema, e ainda os longas-metragens “A Estação", dirigido por Cristina Maure, “Casa no Campo”, de Davi Pretto, e a série "Delegado", dirigida por Marcelo Lordello e Leonardo Lacca, todos em fase de finalização.

Em sua carreira destacam-se também o prêmio de melhor fotografia na Mostra Gaúcha do 48º Festival de Cinema de Gramado com o curta-metragem Deserto Estrangeiro, filme que também foi finalista no Prêmio ABC no mesmo ano e o Prêmio ABC em 2021 de melhor fotografia em curta-metragem pelo filme "Onde há pranto há mar", no qual também assina roteiro e direção.

É uma das fundadoras do DAFB, o Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil, fundado em 2016 para debater sobre o cenário de desigualdade de gênero na profissão.