3º Fórum Spcine leva mais de 20 atividades gratuitas para a Cinemateca Brasileira

20061557 O634Q603 1

Com o tema “Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira”, o 3º Fórum Spcine acontece entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, na Cinemateca Brasileira. Ao longo desses três dias, serão promovidas mais 20 atividades gratuitas entre sessões de debate, painéis, lançamentos e masterclasses que remetem à diversidade, à inclusão, à internacionalização e à memória do Audiovisual Brasileiro. 

Realizado pela Spcine, empresa de fomento ao cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, o evento reúne especialistas de diversas partes do Brasil e do mundo para discutirem o que há de mais relevante sobre o setor audiovisual brasileiro e vem se consolidando no calendário cultural cidade e atraindo cada vez mais estudantes, pesquisadores, players e autoridades de diversos segmentos culturais. 

Sediadas no Centro Cultural São Paulo, as duas edições anteriores do Fórum Spcine receberam 3 mil participantes durante as atividades, sendo mil pessoas na primeira e 2 mil na segunda edição, marcando 100% de aumento de público, dado que traz boas expectativas para a organização do evento.

“Estamos empolgados com essa 3ª edição do Fórum Spcine, principalmente porque conseguimos reunir convidados de extrema relevância para debater temas pertinentes para o desenvolvimento e fortalecimento do  setor audiovisual neste espaço emblemático que é a Cinemateca Brasileira”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine. 

Além da extensa programação, a proposta desta nova edição do Fórum Spcine é seguir refletindo sobre pontos essenciais que vão contribuir para a construção da Agenda Prioritária para o Setor Audiovisual 2024, apontando responsabilidades para diversas esferas da sociedade, como os setores públicos e privados, membros da academia e entidades representativas. 

Em parceria com a Elo Studios, o 3º Fórum Spcine traz ainda uma sessão especial de 10 anos de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, no dia 27, às 20h, na Sala Grande Otelo. A animação brasileira recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais e foi indicada ao Oscar de Melhor Animação em 2016. 

As inscrições para as atividades do 3º Fórum Spcine podem ser realizadas aqui. Lembrando que a inscrição não garante vaga nas atividades, já que a entrada será feita por ordem de chegada e está sujeita à lotação das salas.

A programação completa do 3º Fórum Spcine poderá ser consultada pelo site www.forumspcine.com.br a partir de 20 de junho. Confira abaixo alguns destaques da programação: 

LANÇAMENTOS:

  • Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo, pesquisa encomendada pelo Observatório Spcine e realizada pela OLSBERG SPI, que tem o objetivo de obter dados quantitativos sobre esta área do setor audiovisual e propor uma análise sobre a relação da oferta e da demanda para identificar possíveis necessidades e entraves à expansão e atração de empresas de infraestrutura e equipamentos para a cidade de São Paulo. A divulgação da pesquisa será no dia 26, às 16h, com apresentação de Alessandra Meleiro, presidente do Instituto das Indústrias Criativas e pesquisadora das Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de São Carlos.
  • O Guia de Sustentabilidade da SPFilm Commission, iniciativa que representa uma colaboração entre a São Paulo Film Commission e a Mostra Ecofalante, apresenta iniciativas para promover não apenas a indústria cinematográfica, mas também a conscientização ambiental e a valorização das paisagens de São Paulo. O painel de lançamento será realizado no dia 28, às 10h30, no Foyer Grande Otelo, com mediação de Ana Carolina Araújo, coordenadora da São Paulo Film Commission, e as presenças de Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema, e Ariene Ferreira, fundadora da Cinema Verde; 
  • Também no dia 28, às 14h30, o Foyer Grande Otelo será palco para o lançamento da Cinemateca Negra, publicação realizada pelo instituto NICHO 54 com patrocínio da Spcine que investiga a história do Cinema Negro ao mapear e consolidar dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022. O evento é aberto ao público e reunirá figuras públicas, formadores de opinião e agentes do ecossistema do audiovisual, da cultura, da comunicação e da diversidade. A mediação do evento de lançamento é de Heitor Augusto, idealizador, pesquisador-chefe e coordenador da Cinemateca Negra, com as presenças de Mariana Queen Nwabasili, doutoranda pelo programa Meios e Processos Audiovisuais da USP e pesquisadora com foco em representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe, colonialismo e (de)colonialidade, e Wini Calaça, documentalista responsável pelo acervo multimídia no Centro de Documentação e Memória Institucional de Geledés

MASTERCLASSES, SESSÕES DE DEBATE  E PAINÉIS

  • O painel especial Como as Ideias Nascem traz Mariana Bardan e Eduardo Melo, criadores e roteiristas da série “Cangaço Novo” para uma conversa com o público no dia 26, às 15h, na Sala Grande Otelo. Aatividade é realizadaem parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (Mostra SP) e as inscrições podem ser realizadas aqui. Com mediação de Renata de Almeida, diretora da Mostra SP, o painel abordará o processo de criação da série, apresentando as influências e inspirações da dupla de autoria da obra. Serão discutidos desde a concepção de “Cangaço Novo” até o seu processo de desenvolvimento, que a tornou uma das séries brasileiras de maior sucesso dos últimos tempos. 
  • O painel especial Trajetória do filme “Baby”, de Marcelo Caetano, e as ações de fomento e incentivo da Spcine acontece no dia 26, às 17h30, na Sala Grande Otelo. A atividade traça um estudo de caso do filme “Baby”, com o objetivo analisar a trajetória de sucesso da obra, amplamente apoiada pela Spcine. Contemplado no Edital de Apoio a Longas-Metragens de Baixo Orçamento (2019), o filme teve suporte da São Paulo Film Commission para as filmagens na Capital Paulista e recebeu apoio da Spcine para participação na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024, de onde saiu com o prêmio de Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro. O painel terá a participação de Marcelo Caetano e Ivan Melo, respectivamente diretor e produtor de “Baby”. A mediação será de Lyara Oliveira.
  • O painel especial Quem é a nova geração de contadores de histórias tem as participações de Verónica Lux, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da The Walt Disney Company Latin América, e Luciana Bobadilha, diretora-executiva do Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias. Elas vão debater, no dia 27, às 14h, o papel do mercado na criação de soluções para os desafios sociais, passando pelo encontro entre Disney e Instituto Criar, um investimento para potencializar uma nova geração de contadores de histórias, desde sua formação até o apoio na produção de narrativas autorais diversas; 
  • Também no dia 27, às 17h, será a vez da sessão de debate Sustentabilidade Econômica, na Sala Grande Otelo, trazendo Facundo Ponce de León, presidente da Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay, e outros convidados para uma conversa que integra a Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual 2024. A proposta dessa conversa é debater políticas públicas que fomentem o surgimento de talentos diversos a curto prazo, bem como uma política industrial de desenvolvimento setorial que dê suporte às empresas do setor para torná-las economicamente sustentáveis a médio e longo prazo. 
  • Já a sessão de debate Internacionalização do Audiovisual leva para a Sala Grande Otelo, no dia 28, às 14h, uma discussão sobre as oportunidades e desafios na internacionalização e atração de investimento estrangeiro para o setor. A proposta é dar ênfase nas carreiras de talentos brasileiros e trazer representantes internacionais que colaboram para o impulsionamento de carreiras em todo o mundo e compartilham de algumas das dificuldades que o setor brasileiro enfrenta. A conversa, que também integra a Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual 2024, será mediada por Mariana Oliva, sócia da Maria Farinha, com as presenças de Paul Garnes, produtor da Array Filmworks – empresa fundada por Ava DuVernay -, e Luiza Shelling Tubaldini, sócia-diretora da Filmland Internacional;  
  • Tim McNeal, vice-presidente sênior de desenvolvimento e inclusão de talentos criativos da Disney, marca presença em duas atividades imperdíveis no dia 28: na masterclass Programa de Diversidade e Inclusão da Disney, que será realizada às 11h30, na sala Grande Otelo, com mediação de Lyara Oliveira; e na sessão de debate Rede Afirmativa Spcine, às 18h, na sala Grande Otelo, com as presenças de Pedro Henrique França, diretor, ator e roteirista e fundador da Representa; Graciela Guarani, produtora da Olhar da Alma e conselheira da Rede Katahirine; e Maria Angela de Jesus, executiva de streaming e TV, e mediação de Renata Martins, autora e diretora da TV Globo.

Confira abaixo a programação confirmada até o momento:

Dia 26/06/2024
15h
: Painel Especial: Encontros de Ideias da Mostra SP  Apresenta Cangaço Novo: “Como as Ideias Nascem”
Convidados: Mariana Bardan e Eduardo Melo, criadores e roteiristas de “Cangaço Novo”
Mediação: Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 

16h – Lançamento do Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo
Local: Foyer Grande Otelo
Apresentação: Alessandra Meleiro (Instituto das Indústrias Criativas) 

17h30: Painel Especial: Trajetória do filme “Baby”, de Marcelo Caetano, e as ações de fomento e incentivo da Spcine
Local: Sala Grande Otelo
Convidados: Marcelo Caetano e Ivan Melo, respectivamente diretor e produtor de “Baby”
Mediação: Lyara Oliveira, presidente da Spcine.

19h: Cerimônia de abertura do 3º Fórum Spcine
Local: Sala Grande Otelo

Dia 27/06/2024

10h – Sessão de Debate: Formação de Público
Local: Sala Grande Otelo
Mediação: Talita Arruda, distribuidora, pesquisadora e curadora.
Convidados: Adhemar de Oliveira, diretor de programação do Grupo Espaço de Cinema, e Daniel Fagundes, diretor da Taturana.

11h: Painel “Cinemas Comunitários: Ferramenta de expressão e engajamento”
Local: Sala Oscarito
Mediação: a confirmar
Convidados: Yaneth Gallego, codiretora geral do Festival Internacional de Cine y Video Alternativo y Comunitario Ojo al Sancocho Ciudad Bolívar, Bogotá Colombia.

12h30: Sessão de Debate: Formação Profissional
Local: Sala Grande Otelo
Mediação: Alessandra Meleiro, presidente do IC-Instituto das Indústrias Criativas e pesquisadora da UFRJ/ UFSCar
Convidados: Davi Heller, sócio da Casa Ojo e Marcel Beltrán, professor da EICTV  

14h: Painel Especial: Quem é a nova geração de contadores de histórias?
Local: Foyer Grande Otelo
Convidadas: Verónica Lux, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da The Walt Disney Company Latin América, e Luciana Bobadilha, diretora-executiva do Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias 

15h – Sessão de Debate: Sustentabilidade Econômica
Local: Sala Grande Otelo
Convidado confirmado: Facundo Ponce de León, presidente da Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay, e Monica Pita, produtora cubana.

16h30
: Painel “Descentralização das narrativas: O Audiovisual nas Periferias”
Local: Foyer Grande Otelo
Mediação: Lincoln Péricles (LK) – diretor, roteirista, editor e educador popular da Astúcia Filmes
Convidados: Eva Pereira, roteirista e diretora da Conexão Audiovisual Norte, Nordeste e Centro-Oeste – CONNE 

18h30: Lançamento Internacional da Rede Latinoamericana e Caribenha de Film Commissions
Local: Foyer Grande Otelo

20h: Sessão Especial de 10 anos de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu (80’)
Local: Sala Grande Otelo

Dia 28/06/2024

10h: Painel “Fortalecimento de narrativas negras: Parcerias do Sul Global”
Local: Sala Oscarito
Mediação: Everlane Moraes, diretora, produtora e roteirista da Pàttàki Audiovisual
Convidadas: Yolanda Nkocotwana – chefe de desenvolvimento de Indústria da National Film Video Foundation (África do Sul), e Prudence Kolong, produtora, roteirista e fundadora da AfroCannes, AfroBerlin & Yanibes Foundation (França) 

10h30: Lançamento do Guia de Sustentabilidade da SPFilm Commission
Local: Foyer Grande Otelo
Mediação: Ana Carolina Araújo, coordenadora da São Paulo Film Commission
Convidados: Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema, e Ariene Ferreira, fundadora da Cinema Verde 

11h30: Masterclass: Programa de Diversidade e Inclusão da Disney
Local: Sala Grande Otelo
Mediação: Lyara Oliveira, presidente da Spcine
Convidado: Tim McNeal, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento e Inclusão de Talentos Criativos da Disney 

14h: Sessão de Debate: Internacionalização do Audiovisual
Local: Sala Grande Otelo
Mediação: Mariana Oliva, da Maria Farinha
Convidados: Paul Garnes, produtor da ARRAY Filmworks, Luiza Shelling Tubaldini, sócia-diretora da Filmland Internacional, 

14h30: Lançamento da Cinemateca Negra
Local: Foyer Grande Otelo  
Mediação: Heitor Augusto, idealizador, pesquisador-chefe e coordenador da Cinemateca Negra
Convidadas: Mariana Queen Nwabasili, doutoranda pelo programa Meios e Processos Audiovisuais da USP e pesquisadora com foco em representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe, colonialismo e (de)colonialidade; e Wini Calaça, documentalista responsável pelo acervo multimídia no Centro de Documentação e Memória Institucional de Geledés

15h: Painel “Fomentando o audiovisual mundo afora”
Local: Sala Oscarito
Mediação: Emerson Dindo, CEO do DiALAB, Akra + Portátil
Convidados: Sara Silveira, sócia-gerente da Dezenove Som e Imagem Produções, e Silvia Echeverri, diretora da Colombia Film Commission

16h: Painel “Políticas públicas e perspectivas para o audiovisual brasileiro”
Local: Sala Grande Otelo
Mediação: Ana Paula Sousa, jornalista
Convidados: Paulo Alcoforado, diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Julia Saluh, InvestSP, e Paulo Roberto, chefe da divisão audiovisual da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE)

17h: Painel “Mapeamento do Audiovisual Indígena”
Local: Sala Oscarit
Mediação: Mari Corrêa, diretora do Instituto Catitu e Rede Katahirine
Convidados: Alberto Álvares Nhamandu Mirim, realizador, e Patrícia Yxapy, realizadora.

18h: Sessão de Debate: Rede Afirmativa
Local: Sala Grande Otelo
Mediação: Renata Martins, autora e diretora da Rede Globo
Convidados: Tim McNeal, vice-presidente sênior Desenvolvimento e Inclusão de Talentos Criativos da Disney; Pedro Henrique França, diretor, ator e roteirista e fundador da Representa; Graciela Guarani, produtora Olhar da Alma e conselheira da Rede Katahirine; e Maria Angela de Jesus, executiva de streaming e TV. 

19h: Cerimônia de Encerramento do 3º Fórum Spcine
Local: Sala Grande Otelo

SERVIÇO:

O quê: 3º Fórum Spcine – Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira
Quando: 26 a 28 de junho de 2024
Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP
Programação completa: www.forumspcine.com.br

Sobre a Spcine:

A  Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

Total
0
Shares
Prev
CAIXA abre inscrições para Seleção de Projetos que irão compor a programação da CAIXA Cultural em 2025
Unnamed 1.Png

CAIXA abre inscrições para Seleção de Projetos que irão compor a programação da CAIXA Cultural em 2025

Next
Oficina gratuita de cinema busca capacitar mulheres para uma carreira do audiovisual
Navecoletiva

Oficina gratuita de cinema busca capacitar mulheres para uma carreira do audiovisual

You May Also Like