6ª edição da Mostra Cine Diversidade tem programação online até 22 de setembro

Cinediversidade
Foto: Divulgação

A VI Mostra Cine Diversidade apresenta, até 22 de setembro, de forma online, 35 curtas-metragens feitos em todo o Brasil. As equipes são bem diversas, com integrantes mulheres, negros(as), indígenas, pessoas LGBTQIAPN+, com deficiência e/ou periféricas.

Os filmes são exibidos no YouTube da ColetivA DELAS, serão submetidos à votação popular (por meio do número de visualizações e likes) e concorrem a um prêmio de R$ 600. Também são realizadas palestras e oficinas virtuais, além de haver uma agenda presencial em cinco bairros do Rio de Janeiro (Madureira, Maré, Campo Grande, Senador Vasconcelos e Penha Circular).

A Mostra Cine Diversidade é uma iniciativa que busca estimular a discussão sobre a multiplicidade de corpos e a produção do cinema independente nacional. O objetivo é criar um ambiente de troca entre produtores(as), cineastas e o público, viabilizando espaços de interação dentro e para além da sétima arte, considerando, principalmente, a origem das produções e a composição das equipes. 

Entre as obras exibidas nesta edição, 53% foram feitas no Sudeste, 25% no Nordeste, 11% no Centro-Oeste, 9% no Sul e 2% no Norte. Além disso, 98% das equipes contam com mais de três pessoas LGBTQIAPN+, 93% incluem mais de três mulheres, 77% reúnem mais de três pessoas negras e 74% são formadas por moradores(as) de periferias, zonas rurais ou favelas.

Segundo Karina de Abreu, diretora da ColetivA DELAS e coidealizadora da mostra, a representatividade é um valor fundamental para o projeto. “Queremos promover o reconhecimento de diferentes identidades e experiências por meio do cinema. Ao dar voz e espaço para produções que abordam questões relacionadas à diversidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiência e origem socioeconômica, contribuímos para a construção de uma indústria audiovisual mais inclusiva e plural”, destaca.

De acordo com dados de 2018 da Agência Nacional do Cinema (Ancine), 70,7% dos profissionais da cadeia do audiovisual são pessoas brancas, 5,3% pardas e 3% pretas. Ao longo dos últimos seis anos, mesmo que tenha havido avanços, o segmento ainda não reflete a diversidade do país. 

SERVIÇO:

VI Mostra Cine Diversidade
Data: Até 22 de setembro
Programação online: YouTube da ColetivA DELAS
Mais informações: www.cinediversidade.com.br

Total
0
Shares
Prev
Sócio da ABC participa de debate em sessão do projeto Ciência no Cinema, no dia 17, em SP
Ciencianocinema

Sócio da ABC participa de debate em sessão do projeto Ciência no Cinema, no dia 17, em SP

Next
Até dia 25, Festival de Brasília recebe inscrições para filmes da programação 2024
Festivalbrasilia

Até dia 25, Festival de Brasília recebe inscrições para filmes da programação 2024

You May Also Like