A VI Mostra Cine Diversidade apresenta, até 22 de setembro, de forma online, 35 curtas-metragens feitos em todo o Brasil. As equipes são bem diversas, com integrantes mulheres, negros(as), indígenas, pessoas LGBTQIAPN+, com deficiência e/ou periféricas.
Os filmes são exibidos no YouTube da ColetivA DELAS, serão submetidos à votação popular (por meio do número de visualizações e likes) e concorrem a um prêmio de R$ 600. Também são realizadas palestras e oficinas virtuais, além de haver uma agenda presencial em cinco bairros do Rio de Janeiro (Madureira, Maré, Campo Grande, Senador Vasconcelos e Penha Circular).
A Mostra Cine Diversidade é uma iniciativa que busca estimular a discussão sobre a multiplicidade de corpos e a produção do cinema independente nacional. O objetivo é criar um ambiente de troca entre produtores(as), cineastas e o público, viabilizando espaços de interação dentro e para além da sétima arte, considerando, principalmente, a origem das produções e a composição das equipes.
Entre as obras exibidas nesta edição, 53% foram feitas no Sudeste, 25% no Nordeste, 11% no Centro-Oeste, 9% no Sul e 2% no Norte. Além disso, 98% das equipes contam com mais de três pessoas LGBTQIAPN+, 93% incluem mais de três mulheres, 77% reúnem mais de três pessoas negras e 74% são formadas por moradores(as) de periferias, zonas rurais ou favelas.
Segundo Karina de Abreu, diretora da ColetivA DELAS e coidealizadora da mostra, a representatividade é um valor fundamental para o projeto. “Queremos promover o reconhecimento de diferentes identidades e experiências por meio do cinema. Ao dar voz e espaço para produções que abordam questões relacionadas à diversidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiência e origem socioeconômica, contribuímos para a construção de uma indústria audiovisual mais inclusiva e plural”, destaca.
De acordo com dados de 2018 da Agência Nacional do Cinema (Ancine), 70,7% dos profissionais da cadeia do audiovisual são pessoas brancas, 5,3% pardas e 3% pretas. Ao longo dos últimos seis anos, mesmo que tenha havido avanços, o segmento ainda não reflete a diversidade do país.
SERVIÇO:
VI Mostra Cine Diversidade
Data: Até 22 de setembro
Programação online: YouTube da ColetivA DELAS
Mais informações: www.cinediversidade.com.br