Até quarta-feira (20), é realizada a 8ª edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba), com exibições presenciais no Teatro Municipal de Ilhéus, no sul do estado, e atividades formativas online. O evento dá visibilidade a filmes feitos entre 2020 a 2024 e produzidos por realizadores(as) nascidos(as) na Bahia ou residentes no estado há pelo menos dois anos. O tema deste ano é “A esperança é uma flecha de fogo”.
Serão exibidas mais de 50 produções, entre curtas, médias e longas-metragens, nas mostras Infantojuvenil, Identidades, Atualidades, Bahia Adentro e Acessibilidade. No domingo (17), foi exibido o longa “Saudade fez morada aqui dentro” (2022), de Haroldo Borges, um dos seis filmes brasileiros pré-selecionados a concorrer a uma vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar.
A Mostra Competitiva de Curtas do Feciba reúne 14 filmes que refletem a diversidade temática, estética e política do cinema baiano contemporâneo. Com diferentes perspectivas e abordagens, seus diretores(as) apresentam a efervescência desse cinema potente, criativo e sensível, segundo a curadoria.
Considerado uma vitrine do cinema baiano, o Feciba vem se destacando desde 2011 como uma das principais celebrações da cultura cinematográfica na Bahia, alcançando um público superior a 30 mil pessoas.
Mais informações, acesse www.feciba.com.br e @feciba.