9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí (RJ) exibe curtas de quatro países

Barradopirai
Em sentido horário (do alto, à esq.), os curtas “A Relíquia do Turvo”, “A Pesquisa”, “O Acampamento” e “Os Sete Mitos da Falsidade”, que competem na Mostra Competitiva Local. Foto: Divulgação

De 9 a 15 de setembro, a 9ª edição do Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí (RJ) vai apresentar 25 curtas-metragens feitos por jovens do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins), da Dinamarca, Suíça e Espanha. Realizado desde 2010, o evento é chamado informalmente de “Oscar Estudantil Brasileiro” e reúne produções de alunos e alunas do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Sua principal missão é ampliar, por meio de imagens e histórias, as possibilidades de expressão do universo infantojuvenil.

Os homenageados desta edição são o ator Paulo Gustavo (1978-2021) e a mãe dele, Déa Lúcia Amaral, natural de Barra do Piraí. Além da exibição dos curtas, que participarão de três mostras (Competitiva Local, Competitiva Nacional e Internacional), o 9º FestCine vai promover oficinas formativas, nas quais os participantes aprenderão o processo de produção de um filme e, ao final, vão realizar um curta-metragem de ficção, com tema livre.

Na Mostra Competitiva Local, dez obras inéditas concorrem em oito categorias: melhor áudio, melhor arte, melhor roteiro, melhor direção, melhor atriz, melhor ator, melhor filme pelo júri popular e melhor filme pelo júri técnico. Desde a criação do projeto, mais de cem curtas-metragens já foram produzidos pelos cerca de 2.500 jovens que integraram a iniciativa.

Já a Mostra Nacional reúne dez produções de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os finalistas concorrem ao prêmio de Melhor Filme Estudantil Nacional, e o vencedor receberá o Troféu Dom Quixote. Na Mostra Internacional, estão cinco filmes de realizadores jovens da Dinamarca, Suíça e Espanha, promovendo um importante intercâmbio cultural entre os países participantes.

O júri técnico que irá avaliar e premiar as produções é composto pelo ator, produtor e músico Daniel Bauerfeldt; pelo diretor de cinema e TV Hsu Chien; pela produtora executiva e de elenco Janet Duarte Rockenbach; por Leonardo Edde, sócio-fundador da produtora Urca Filmes, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e produtor de filmes como “Tropa de Elite” e “Nosso Sonho”; pela produtora, roteirista e diretora Paula Barreto; e pelo produtor, roteirista, diretor e curador de festivais de cinema Ricardo Favilla.

O 9º FestCine é patrocinado pelo Governo Federal, pelo Ministério da Cultura, pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Paulo Gustavo.

Em setembro de 2023, Barra do Piraí recebeu o título de “Cidade do Audiovisual”, por meio de uma lei municipal e de outra estadual. A cidade fluminense já abrigou a minissérie “Cinco Vezes Machado” (2009), baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis (1839-1908) e exibida no Canal Brasil. Também foi palco de produções como o longa-metragem “O Casamento de Gorete” (2013), de Paulo Vespúcio, com Letícia Spiller; “Quase Memória” (2014), dirigido por Ruy Guerra; “O Juízo” (2016), dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro e Lima Duarte; e, mais recentemente, a comédia “Os Farofeiros 2” (2024), dirigido por Roberto Santucci.

Confira a programação completa do 9º FestCine de Barra do Piraí e detalhes sobre as oficinas.

Total
0
Shares
Prev
Filme “Ainda Estou Aqui”, fotografado pelo sócio Adrian Teijido, ABC, é aplaudido por 10 minutos em Veneza
Aindaestouaqui

Filme “Ainda Estou Aqui”, fotografado pelo sócio Adrian Teijido, ABC, é aplaudido por 10 minutos em Veneza

Next
Nota de pesar: Morre a produtora de cinema Veronica Teijido
Veronicateijido2

Nota de pesar: Morre a produtora de cinema Veronica Teijido

You May Also Like