“Ainda Estou Aqui” é o filme indicado pelo Brasil ao Oscar 2025

Aindaestou6
Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva. Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (23) que o longa-metragem “Ainda Estou Aqui” (2024), de Walter Salles, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa foi escolhido por unanimidade pela comissão de seleção. A Academia do Oscar vai divulgar uma lista prévia dos finalistas da categoria no dia 17 de dezembro e, em 17 de janeiro de 2025, os cinco indicados.

“Ainda Estou Aqui” tem direção de fotografia do associado Adrian Teijido, ABC e disputou com outras 11 produções, inscritas e habilitadas para concorrer à vaga: “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas (com direção de arte da associada Daniela Aldrovandi e captação de som direto do associado Tales Manfrinato); “Levante”, de Lillah Halla (com trabalho do colorista e associado Alexandre Cristófaro); “Motel Destino”, de Karim Aïnouz; “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges; “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião; “A Metade de Nós”, de Flávio Botelho; “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge; “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum; “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini; “Vermelho Monet”, de Halder Gomes; e “Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger.

Segundo a atriz, produtora e diretora Bárbara Paz, que presidiu a comissão de seleção da Academia, “Ainda Estou Aqui” é um grande filme sobre memória e um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. “É uma obra-prima, a partir do olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas [Torres e Montenegro]. Este é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida de que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”, destacou.

Exibido nos festivais de Toronto, no Canadá, e de San Sebastián, na Espanha, o filme de Walter Salles venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, no início de setembro, e também foi selecionado para o Festival de Nova York, que vai de 27 de setembro a 14 de outubro.

A história se passa no Brasil, em 1970, e é uma adaptação do livro autobiográfico homônimo, de Marcelo Rubens Paiva, sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, uma mulher casada com um importante político precisa mudar sua vida radicalmente depois que o marido desaparece durante a ditadura militar. A dona de casa, então, se vê obrigada a virar uma ativista dos direitos humanos.

Na última parte do filme, Eunice é interpretada por Fernanda Montenegro, que volta a trabalhar com Salles após 26 anos de seu trabalho em “Central do Brasil” – que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de melhor longa-metragem estrangeiro e o Bafta de melhor filme em língua não inglesa. Além disso, a atriz recebeu o Urso de Prata pelo papel de Dora.

Além de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, “Ainda Estou Aqui” conta com Selton Mello no papel do engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva (1929-1971). Produzido pela Videofilmes, RT Features e Mact Productions, o longa é o primeiro filme original Globoplay, em coprodução com ARTE France e Conspiração. A distribuição nos cinemas brasileiros será realizada pela Sony Pictures.

A estreia no Brasil deve ocorrer durante a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa no dia 17 de outubro, e o lançamento comercial nas salas do país está previsto para o dia 7 de novembro.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Walter Salles
Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
Direção de Fotografia: Adrian Teijido, ABC
Montagem: Affonso Gonçalves, ACE
Direção de Arte: Carlos Conti
Figurino: Cláudia Kopke
Música: Warren Ellis
Som Direto: Laura Zimmerman
Mixagem de Som: Stéphane Thiébaut
Caracterização: Luigi Rocchetti
Maquiagem: Marisa Amenta
Efeitos Especiais: Claudio Peralta
Preparação de Elenco: Amanda Gabriel
Casting: Letícia Naveira
Produtora Delegada: Lili Nogueira
Produtora Associada: Daniela Thomas
Produtores Executivos: Guilherme Terra, Thierry de Clermont-Tonnerre, Lourenço Sant’anna, Renata Brandão, Juliana Capelini, David Taghioff, Masha Magonova
Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira, Martine de Clermont-Tonnerre
Produtoras: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Coprodutoras: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay
Baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
Total
0
Shares
Prev
18ª CineBH ocupa a capital mineira até 29 de setembro, com programação gratuita
Cinebh

18ª CineBH ocupa a capital mineira até 29 de setembro, com programação gratuita

Next
VII Mostra Sesc de Cinema seleciona 33 filmes, com destaque para diretoras
Mostrasesc

VII Mostra Sesc de Cinema seleciona 33 filmes, com destaque para diretoras

You May Also Like