A 15ª edição do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, que será realizada de 14 a 23 de fevereiro de 2025, em Porto Alegre, está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva Brasil até o dia 2 de dezembro. As pessoas interessadas devem acessar o formulário de inscrição e regulamento através deste formulário.
Serão aceitas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2022, que não foram inscritas anteriormente no festival e não tenham estreado em circuito comercial de cinema; trabalhos realizados no Brasil por brasileiros(as) ou estrangeiros(as), ou no exterior por brasileiros(as). As inscrições selecionadas vão concorrer entre si, independente de duração e formato.
O Cine Esquema Novo terá exibições de filmes em salas de cinema e espaços expositivos, debates, seminário e oficinas. A programação ocupará a Cinemateca Capitólio, o Goethe-Institut Porto Alegre, a Cinemateca Paulo Amorim, o MAC (Museu de Arte Contemporânea) do RS, a Casa Baka e a Casa de Cultura Mario Quintana. A produtora Jaqueline Beltrame, o publicitário Ramiro Azevedo, a diretora Kamyla Belli e o artista visual Dirnei Prates integram o time de curadores.
O Júri Oficial vai selecionar, dentre os trabalhos escolhidos para a Mostra Competitiva, o Grande Prêmio 15º Cine Esquema Novo e cinco Prêmios Especiais do Júri, dentre todas as obras em competição.
Ao longo de 14 edições realizadas, o festival já alcançou mais de 83.500 pessoas, de forma presencial e online, e exibiu mais de 1.200 obras audiovisuais. Com uma programação democrática e plural, as mostras refletem a diversidade da produção brasileira, dando espaço a cineastas e artistas visuais que utilizam o audiovisual como ferramenta de experimentação de linguagens, ao mesmo tempo que trata de temáticas que refletem as principais pautas da sociedade atualmente.
Em suas últimas edições, o Cine Esquema Novo firmou parcerias com outros festivais, eventos e instituições, como o Festival de San Sebastián (Espanha), o Cine Humberto Mauro (MG), o Goethe-Institut Porto Alegre, o Arsenal Institut (Alemanha), a Semana dos Realizadores (RJ), a Bienal do Mercosul (RS), o Bafici (Argentina), o Fuso Lisboa e o Temp d’Images (Lisboa), entre outros.
O evento é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo Iecine (Instituto Estadual de Cinema), pelo Pró-Cultura e pela Secretaria da Cultura do Estado do RS.
Mais informações, acesse: cineesquemanovo.org e @cine_esquema_novo.