Criado há dez anos, Cineclube Rã Vermelha aposta no cinema fantástico e faz sessões mensais em Niterói

Cineclube Ra Vermelha
Filme “Blackout”, exibido pelo projeto em 21 de novembro, com o recurso de Libras. Foto: Arthur Waismann

O Cineclube Rã Vermelha voltou a firmar parceria com o Cine Arte UFF, em Niterói (RJ), e contará com sessões gratuitas em dezembro e em janeiro de 2025. A proposta é exibir filmes nacionais e internacionais que não estejam disponíveis nas salas comerciais. Na quinta-feira da semana que vem (19/12), às 20h, será a vez de “Ele, o boto” (1987), longa dirigido por Walter Lima Jr. sobre essa lenda amazônica.

Criado em 2014,o Cineclube vem destacando curtas-metragens contemporâneos e clássicos do cinema fantástico e do horror. Em 2020, durante a pandemia, o projeto paralisou suas atividades, que foram retomadas neste ano. Desde outubro, vêm ocorrendo exibições mensais no Cine Arte UFF e em escolas da rede pública de Niterói, onde é realizada a “Sessão Girinos”, com filmes voltados para o público infanto-juvenil. As próximas apresentações serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, para turmas do oitavo ano e do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Reis, em São Domingos, Niterói.

Em janeiro de 2025, o Rã Vermelha também vai realizar um curso online sobre acessibilidade nos cinemas. Será em formato de masterclass, gratuito e aberto ao público geral. A data e o horário serão divulgados ainda este mês, no Instagram @cinecluberavermelha.

DEZ ANOS DE HISTÓRIA

O Cineclube Rã Vermelha foi fundado há uma década, por Fabrício Basílio, Lucas Scalioni e Otávio Lima, então alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trio já acumulava experiências no universo do cinema de horror e buscava discutir o gênero por meio de redes sociais e de um canal no YouTube, que produziu programas informativos e chegou a ser selecionado pelo Festival Internacional Rio Webfest.

Com o passar do tempo, a curadoria do Cineclube se expandiu para o cinema fantástico, abrangendo gêneros como ficção científica, distopias, realismo maravilhoso e afrofuturismo. E o Rã Vermelha passou a ocupar mensalmente o Cine Arte UFF, consolidando-se como um espaço de reflexão sobre o cinema fantástico e como vitrine para jovens cineastas brasileiros(as).

O projeto foi liderado pelos estudantes até 2018, e em 2020 a pandemia encerrou as sessões presenciais. Diante desse cenário, Otávio Lima e Fabrício Basílio idealizaram o 1º FCBF – Festival de Cinema Brasileiro Fantástico, um evento online que atraiu mais de 450 inscrições de filmes de todo o Brasil e exibiu gratuitamente, na plataforma Darkflix, uma programação com mais de 40 obras. Este ano, por meio do edital “Projetando Saberes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a iniciativa conseguiu um novo apoio financeiro.

PRÓXIMA SESSÃO:

Boto

Exibição de “Ele, o boto”, dirigido por Walter Lima Jr.

Local: Cine Arte Uff (R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói/RJ)

Data e horário: 19/12, às 20h

Sinopse e informações: O filme pertence aos gêneros de fantasia e romance, e fala sobre a lenda amazônica do boto, que supostamente seduz e engravida mulheres. O roteiro é baseado na história de Lima Barreto e Vanja Orico, adaptado por Tairone Feitosa, Walter Lima Jr. e Affonso Romano de Sant’Anna. A direção de fotografia é de Pedro Farkas, ABC; e a trilha sonora é de Wagner Tiso. Filmado em Paraty e Paraty Mirim (RJ). Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Cássia Kis, Ney Latorraca e Dira Paes.


Total
0
Shares
Prev
ABC convida para masterclass com diretor de fotografia Walter Carvalho, ABC no dia 14/12, no Rio de Janeiro
Waltercarvalho

ABC convida para masterclass com diretor de fotografia Walter Carvalho, ABC no dia 14/12, no Rio de Janeiro

Next
Pioneiro do cinema brasileiro, Humberto Mauro ganha coleção em canal pago
Fime Braza Dormida

Pioneiro do cinema brasileiro, Humberto Mauro ganha coleção em canal pago

You May Also Like