Aclamado pelo público e pela crítica no Brasil, o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e fotografado por Adrian Teijido, ABC, está na lista dos pré-selecionados ao Oscar 2025, anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. São 15 finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional, e os cinco que vão entrar na competição oficial serão divulgados no dia 17 de janeiro. A cerimônia de anúncio dos vencedores e entrega das estatuetas será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles (EUA).
Protagonizado por Selton Mello, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, o longa foi indicado, na semana passada, ao Globo de Ouro 2025, tanto na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa quanto na de Melhor Atriz de Drama, para Fernanda Torres. Além disso, o filme foi indicado ao prêmio do Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Em sua itinerância por festivais internacionais, “Ainda Estou Aqui” – que já levou mais de dois milhões de brasileiros(as) às salas de cinema – também conquistou premiações como Melhor Roteiro no Festival de Veneza e o Prêmio do Público em Vancouver (Canadá) e São Francisco (EUA).
A história se passa no Rio de Janeiro e em São Paulo, a partir da década de 1970, e é uma adaptação do livro autobiográfico homônimo de Marcelo Rubens Paiva, sobre sua mãe, Eunice Paiva. Na trama, Eunice é casada com o engenheiro e ex-deputado federal Rubens Beyrodt Paiva (1929-1971) e vê sua vida mudar radicalmente depois que o marido desaparece pela repressão da ditadura militar. A dona de casa, então, se forma em Direito e vira ativista dos direitos humanos, sobretudo de causas indígenas e de famílias de desaparecidos políticos. O reconhecimento do Estado de que Rubens Paiva foi morto pela ditadura só veio em 1996.
Confira a entrevista realizada com o diretor de fotografia Adrian Teijido. Além dele, trabalharam no filme outros associados da ABC, como o diretor de fotografia e operador de câmera Lula Cerri e o gaffer Ulisses Malta.