Inscrições para o IV Festival Internacional de Cinema de Realizadoras vão até dia 22 de setembro

Fotografia Beatriz Ataidio Fincar Divulgacao 2
Foto: Beatriz Ataidio

O IV Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar) vai ocorrer nos meses de novembro e dezembro, em salas de rua das cidades de Recife e Afogados da Ingazeira (PE), no Sertão do Pajeú. Até este domingo (22), o evento recebe inscrições de curtas, médias e longas-metragens realizados entre 2021 e 2024, com temática livre e direção de mulheres cisgênero e transgênero, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans. O formulário e o regulamento estão disponíveis no site do festival.

Idealizado para fomentar um debate sobre os papéis de gênero e a representatividade no cenário cinematográfico, o Fincar chega à sua quarta edição – a primeira presencial desde a pandemia – celebrando o poder transformador do cinema e dos olhares feministas. Lançado em 2016, o Fincar é bienal e se destaca por sua proposta de promover um espaço de trocas entre realizadoras(rus), filmes e o público.

Segundo a diretora do evento, Maria Cardozo, a programação objetiva permitir que novos caminhos e trajetos brilhem por meio dos filmes. “Celebramos a oportunidade de ocupar novamente as salas de cinema e de fortalecer parcerias que nos fazem vibrar mais forte. Desejamos potencializar o encontro que só o cinema produz, afirmando o espaço da realização, mas sem perder de vista as diversas experiências de fazer e ver cinema. Desejamos partilhar com o público como essas obras são múltiplas, buscando desconstruir um ideal cinematográfico que costuma ser branco, masculino e cis-heteronormativo”, destaca. Ainda de acordo com a diretora, as pessoas espectadoras, com seu olhar crítico, também são parte fundamental para a desconstrução e reimaginação de um cinema mais diverso. “É preciso instigar mais pessoas a se aproximarem desses cinemas, e esse festival é um espaço importante para isso”, completa.

O IV Fincar é uma produção da Vilarejo Filmes e tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secult-PE e do governo de Pernambuco. 

Serviço:

Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar)
Inscrições gratuitas até 22 de setembro, no site www.fincar.com.br
Podem ser inscritos curtas, médias e longas dirigidos por mulheres cis e trans, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans
Temática livre

Total
0
Shares
Prev
Até 29 de setembro, Cinemateca Brasileira realiza mostra “1974 – 50 anos depois”
Osignodeescorpiao Cinemateca

Até 29 de setembro, Cinemateca Brasileira realiza mostra “1974 – 50 anos depois”

Next
Sérgio Tréfaut ganha retrospectiva até 11 de outubro no Centro do Rio de Janeiro
Isabel Ruth

Sérgio Tréfaut ganha retrospectiva até 11 de outubro no Centro do Rio de Janeiro

You May Also Like