Por Lauro Escorel, ABC
Ricardo Aronovich, nascido em Buenos Aires em 1930, é certamente o mais experiente e premiado dos diretores de fotografia latino-americanos. Nos últimos 30 anos, estabelecido em Paris, vem fotografando filmes para os principais diretores europeus.
Ele foi responsável pelas belas imagens de filmes como “Providence ” de Alain Resnais, ” Missing ” de Costa -Gavras, ” Le Soufle au Coeur de Louis Malle , e ” O Baile ” de Ettore Scola entre outros. Seu último filme “Le Temps Retrouve” de Raul Ruiz esta sendo exibido esta semana no Festival de Cannes.
Antes da Europa , Ricardo trabalhou na Argentina e no Brasil. Por aqui fotografou ” Os Fuzis ” de Ruy Guerra, ” São Paulo S.A.” de Luís Sérgio Person , “O Homem que comprou o mundo” de Eduardo Coutinho , ” Garota de Ipanema ” de Leon Hirzsman etc . Ricardo chegou ao Brasil no início dos anos sessenta , trazendo na bagagem uma formação prática e teórica que repercutiu imediatamente na evolução da nossa cinematografia. Formou alguns assistentes entre eles Affonso Beato.