Semana ABC 2024 contará com debate sobre desenvolvimentos e implicações da IA no audiovisual

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O primeiro dia da Semana ABC 2024, 15 de maio, finaliza às 18h30 com a mesa “Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual”, com mediação do supervisor de pós-produção da DOT, José Francisco Neto.

O debate contará com as presenças do diretor de fotografia colombiano Alfonso Parra, do diretor de regulação de direitos autorais Francisco Carvalheira Neto, do diretor geral de pós-produção da O2 Pós, do roteirista Roberto Moreira e da presidenta do Sindcine, Sonia Santana.

Aplicações de Inteligência Artificial estão afetando todos os setores da sociedade e acelerando cada vez mais e gerando questionamentos. Com o objetivo de encontrar caminhos para atuar efetivamente dentro deste novo cenário, a mesa irá debater algumas dessas dúvidas, como: ameaça ou oportunidade? Que implicações pode trazer para os processos criativos e produtivos do audiovisual? Quais princípios devem ser observados no seu desenvolvimento e aplicação?

A Semana ABC 2024 acontece de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.

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Conheça as pessoas participantes:

José Francisco Neto: Supervisor de finalização. Executivo na indústria de produção de mídia com experiência em streaming, pós-produção, empreendedorismo, cinema e documentários.

Alfonso Parra: Nascido em Madrid, Espanha, iniciou a sua carreira profissional em 1984 como assistente de câmera e posteriormente trabalhou como segundo operador e desde 1993 como Diretor de Fotografia. O seu trabalho fotográfico centrou-se especialmente em documentários, séries de TV e longas-metragens de ficção, como “Summer Clouds”, “The
Fraqueza do Bolchevique”, “Paisito”, “A Bicicleta”, “Marrom”, “O Jogo de Cuba”, Eloxio de a distância” “Pambelé”, “Direito de Sonhar”, “A Lei do Coração” I e II, “A Rainha das Índias”, “Pálpito” ou “Paraíso Blanco” entre outros, dando especial interesse às novas tecnologias digitais tanto na produção quanto na pós-produção. Alterna seu trabalho profissional com o ensino, ministrando aulas em escolas como a EICTV de Cuba, LA UNIVERSIDAD DEL MAGDALENA, a ESCAC da Catalunha, a ECAM de Madrid ou a UNIVERSIDADE NACIONAL DA COLÔMBIA, bem como outras escolas privadas como a TAI (Espanha) ou a ENACC (Colômbia), e também ministrando seminários e conferências em diferentes escolas,
universidades e canais de TV. Publica regularmente em diversas revistas e websites especializados nacionais e internacionais e colabora com empresas como Canon, ARRI, Sony e Fujinon na avaliação de câmaras e objetivas de cinema. Atualmente é membro da AEC, do ADFC e do comitê técnico da IMAGO.

Francisco Carvalheira Neto: Gestor Público Federal, Advogado formado pela PUC-RJ e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia.

Lucas Maia: Profissional experiente e apaixonado na área de pós-produção cinematográfica, atualmente atuando como Diretor Geral de Pós-Produção da O2 Pós. Com uma carreira sólida e diversificada, Maia demonstra expertise em liderança e gestão, garantindo a entrega de projetos de sucesso como, Malasartes, Zoom, Felizes Para Sempre e Dois Papas. Ao longo de sua trajetória profissional, Maia acumulou uma vasta experiência em diferentes aspectos da pós-produção, desde a edição e finalização até a supervisão de equipes criativas. Sua habilidade em coordenar fluxos de trabalho eficientes e promover um ambiente colaborativo tem sido fundamental para o sucesso de numerosos projetos. Além de suas responsabilidades como diretor, Maia também se destaca por seu compromisso em manter-se atualizado com as mais recentes tecnologias e tendências do setor, garantindo que a O2 Pós permaneça na vanguarda da indústria.

Roberto Moreira: Seu primeiro filme de longa-metragem, Contra Todos, recebeu 28 prêmios nacionais e internacionais. Em seguida, dirigiu para a televisão episódios das séries Cidade dos Homens, Antônia, Pedro & Bianca, (ganhadora do Emmy Kids Award) e fez a direção geral da série Condomínio Jaqueline. Em 2009 lançou seu segundo longa-metragem, Quanto Dura o Amor? e em 2022 concluiu seu novo longa-metragem, Terapia do Medo, adquirido pela Netflix. Livre-docente e doutor pela ECA-USP e mestre em História da Arte pela UNICAMP. É professor de direção e roteiro no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP.

Sonia Santana: Coordenadora de produção audiovisual e presidente do Sindcine, Sindicato dos técnicos do cinema e audiovisual. São cerca de 40 anos em todas as áreas da produção cinematográfica. Foi RTV de grandes agencias. É também representante titular das categorias profissionais de cinema e vídeo no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Acompanha diariamente questões trabalhistas dos profissionais que atuam na produção de séries, filmes e documentários. Membro da UniGlobal Union, Panartes (Fed. Panamericana de Sindicatos de Artes, Meios de Comunicação e Espetáculo) e Fitec (Fed. Internacional de Técnicos de Cine; é hoje uma das mais importantes figuras do País, no sindicalismo e no audiovisual, e é consultada constantemente em questões políticas e econômicas relativas ao setor. Faz parte do Conselho Consultivo da SPCine e membro do grupo +Mulheres Líderes do Audiovisual. Trabalhou como diretora de produção em longas-metragens, documentários, curtas e eventos promocionais em SP e no Rio. Foi socia coordenadora da 9ponto8 Efeitos Especiais, que atua em longa metragens, espetáculos teatrais e eventos. Em seus estúdios, produziu grandes cenas de produto em filmes de clientes, como Nestlé, Kopenhagen, Lacta, Unilever, Ambev e outros. Entre suas atuações mais recentes, foi representante do Brasil na reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que discutiu o futuro do trabalho nas artes e entretenimento, realizada em fevereiro de 2023, participando de grupo de trabalho onde se debateu a inteligência artificial e o audiovisual. No Congresso acompanha as discussões sobre regulação do VOD e a Inteligência Artificial. Como sindicalista tem atuado em discussões sobre assedio e violência em ambientes de trabalho, segurança nos sets de filmagens, qualificação. E ainda insistindo na redução de jornada no audiovisual!

SEMANA ABC

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

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