Semana ABC 2024 recebe mesa sobre o som no streaming

Mesa09 Semanaabc2024 Site

O último dia da Semana ABC 2024, 17 de maio, começa às 10h com a mesa “O Som no Streaming”, que contará com mediação do mixador José Luiz Sasso.

Com participação do mixador Caio Guerin, da técnica de som direto Carol Barranco, do engenheiro de conteúdo do departamento de vendas da Dolby América Latina, Giovanni Asselta, e do editor e supervisor de som Luiz Adelmo Manzano, a mesa debaterá sobre as referências e os padrões do áudio na finalização sonora de produções que serão exibidas através das mais diversas plataformas de transmissão ora existentes.

Desde a Captação do Som Direto, passando pelo Desenho e Edição do Som, a Mixagem Final do Áudio, os Sistemas e Formatos de Transmissão e, principalmente, a diversidade e a qualidade dos equipamentos e sistemas utilizados na recepção de todo esse conteúdo.

A Semana ABC 2024 acontece de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.

Clique aqui para assistir no YouTube.

Conheça as pessoas participantes:

José Luiz Sasso: Iniciou sua carreira como profissional de som em setembro de 1968 na extinta AIC – Arte Industrial Cinematográfica São Paulo, onde permaneceu até maio de 1971. Em maio de 1971 foi convidado para trabalhar no Departamento de Cinema da TV Cultura de São Paulo onde montou e mixou as produções cinematográficas da emissora. Em 1976, quando foi convidado para trabalhar como Mixador e Gerente Técnico no então recém-inaugurado Estúdio Álamo. Lá ficou até junho de 1993, quando, em sociedade com sua esposa, Denyse Bonás Sasso, fundou o Estúdio JLS onde permanece até o presente momento. Em 1993 foi convidado pela direção da Escola de Comunicações e Artes da Universidadede São Paulo para participar de uma sabatina para ser Professor Colaborador na Cadeira de Áudio para Cinema, lá permanecendo até 1996 quando pediu seu desligamento. Desde o início de sua carreira mixou mais de 390 produções de longas-metragens brasileiros, assim como centenas de filmes de curtas e médias metragens, além de inúmeras peças publicitárias. Foi primeiro Técnico de Mixagens da América do Sul credenciado pela Dolby Laboratories (UK) para mixar filmes no formato “Dolby Stereo”. Atualmente dedica-se na restauração sonora de filmes, com mais de 120 títulos restaurados entre curtas, médias e longas-metragens.

Caio Guerin: Caio Guerin é mixador de som de São Paulo. Trabalhou em diversos programas de TV e no cinema. Foi nomeado duas vezes para o Prêmio ABC, sendo vencedor pelo filme A Última Floresta.

Carol Barranco: Graduada em Cinema pela FAAP-SP, com cursos de especialização em “captação de som direto”, com Dimitri Merdad, pela EICTV (Cuba) e “som para cinema”, com Chris Newman, pela SVA (Nova Iorque). Trabalha como técnica de som direto em filmes para cinema, séries, TV e publicidade. Dentre seus principais trabalhos, os filmes Depois do Universo e O lado bom de ser traída de Diego Freitas, Selvagem, de Diego da Costa, Amores Urbanos, de Vera Egito. As séries Netflix: Cidade Invisivel (2a temporada), Elize Matsunaga: Era uma vez um crime, de Eliza Capai. E ainda A Vida Secreta dos Casais, de Bruna Lombardi e Kim Ricelli, (HBO), De perto ninguém é normal, de Maria Farkas (GNT) e Nascidos para o Combate de Nik Fonseca (Canal Combate)

Giovanni Asselta: Engenheiro de áudio, se dedicou por muitos anos à carreira acadêmica onde ministrou aulas de áudio em diversas faculdades de São Paulo, passou pela Televisão onde foi chefe de áudio por quase 10 anos na TV Record até chegar na Dolby Laoboratorios, onde hoje exerce a função de Gerente Comercial Senior para América Latina.

Luiz Adelmo Manzano: Editor e supervisor de som, mixador e sound designer. Tendo experiência como realizador, produtor e roteirista, foi também técnico de som direto e coordenador de estúdio. Trabalhou em dezenas de filmes de curta e longa-metragem, bem como em séries de TV e streaming, desde ficção até reality shows. Possui título de Mestrado e Doutorado em Cinema, sendo autor do livro “Som-Imagem no Cinema”, publicado pela Editora Perspectiva. É sócio do estúdio Crug Filmes, através do qual realiza vários projetos.

SEMANA ABC

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

CINEMATECA BRASILEIRA

A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.

Total
0
Shares
Prev
Plano Conjunto promove interação entre Cinema, Educação e Acessibilidade
Alem Da Lenda

Plano Conjunto promove interação entre Cinema, Educação e Acessibilidade

Next
CineSesc traz ao público filme sobre trajetória da atriz Ruth de Souza
51879E15B1E73B3E964C68Ac58205E78

CineSesc traz ao público filme sobre trajetória da atriz Ruth de Souza

You May Also Like