Representantes de 24 países participaram da primeira Conferência Internacional de Cinematografia – Parte 2

Leds

Por José Roberto Eliezer

O diretor de fotografia José Roberto Eliezer, ABC, representou a ABC na primeira Conferência Internacional de Cinematografia (International Cinematography Summit Conference), organizada pela ASC (American Society of Cinematographers). Confira o que ocorreu nos últimos dois dias do evento.

04/05/2011 – 3º dia da conferência

O terceiro dia iniciou com uma visita à Academia (AMPAS), no Pickford Center, onde fica o Conselho de Ciência e Tecnologia. O primeiro painel foi sobre o “Estado Atual da Iluminação por LEDs”, apresentado por Jonathan Erland, com uma palestra sobre colorimetria, seguido por uma demonstração técnica sobre a análise espectral comparativa de diferentes fontes de luz, por Bill Taylor ASC. Foi projetado um teste, filmado por Daryn Okada ASC, que demonstra claramente a inconsistência de reprodução de cor na tecnologia LED, comparando o mesmo set iluminado por fontes de tungstênio, com as novas fontes. Depois da projeção, foram enfileirados contra a tela vários refletores LED disponíveis no mercado, todos na “mesma” temperatura, e viu-se claramente a enorme variação de cor entre eles. Tudo isso para demonstrar a superioridade do tungstênio na consistência da reprodução cromática.

Durante o intervalo para o almoço, antes de voltarmos ao auditório, uma parte do grupo foi convidada a entrar nos “bastidores” da Academia, onde conhecemos “Esmeralda”, uma instalação onde são feitos os testes de colorimetria, um Macbeth split-screen e um manequim.

Vimos também um protótipo de LEP, uma lâmpada de plasma menor que uma ervilha – que tem uma emissão luminosa impressionante – mas que ainda tem problemas na temperatura de cor para sua utilização em refletores.

Em seguida, ocorreu a apresentação de um novo workflow digital proposto pela Academia, o IIF/ACES (Image Interchange Framework/Academy Color Encoding Specification). O sistema foi desenvolvido e é gerenciado pelo Conselho de Ciência e Tecnologia, liderado por Ray Feeney e Andy Maltz. Veja a demonstração e uma explicação desse sistema.

Foi apresentado um exemplo prático da utilização do ACES, com a presença dos fotógrafos Francis Kenny ASC e Richard Crudo ASC. Assistimos algumas cenas da série “Justified”, captadas com a nova Sony SRW-9000PL, com e sem a utilização do ACES, e foi possível notar um ganho enorme nos detalhes das altas luzes, além de uma reprodução de tons e cores muito mais rica.

Jonathan Erland Esmeralda
Jonathan Erland apresenta a “Esmeralda”

O tema seguinte: “Preservação e Arquivamento Digital de Filmes”, foi abordado por Milt Shefter (AMPAS), Glover Crisp (Sony), Andrea Kalas (Paramount) e John Bayley ASC. A apresentação deixou evidente que ainda não existe nenhuma garantia, em qualquer sistema de arquivamento digital, de preservação duradoura das produções digitais. Os fabricantes de hard disks dão garantia máxima de cinco anos para seus produtos. Os Produtores independentes não possuem recursos financeiros para proteger seus trabalhos. Fica a impressão de que o problema da preservação digital é sempre dos outros, e não nosso. Enfim, o “Dilema Digital” continua sem resposta.

De volta à ASC, um informe sobre a situação dos Direitos Autorais para os diretores de fotografia. Cada delegado apresentou a situação de seu país. De fato, os europeus estão bastante avançados nesse tema, pois quinze associações européias já exercem o direito de receber recursos das sociedades de arrecadação locais.

05/05/2011 – 4º dia da conferência

O último dia da conferência consistiu em visitas a fornecedores. Primeiro, os fotógrafos foram encaminhados à Panavision, onde aconteceu um breve relato sobre a relação de colaboração entre a empresa e os fotógrafos, além de serem anunciadas algumas novidades para o final deste ano. A Panavision deve lançar uma nova câmera digital e novas objetivas leves, para concorrer com a Alexa e a família Red. Essas câmeras seriam fornecidas no esquema Panavision, ou seja, apenas para locação. Seguiu-se um tour pela linha de produção, e depois um rápido almoço.

No período da tarde, a visita foi à Mole-Richardson, onde Larry Parker conduziu os presentes por toda a linha de produção, que ocupa quase um quarteirão na área nobre de Hollywood. Também foi apresentada a “escolinha” da MR, onde alunos de cinema são treinados na utilização, montagem e alimentação elétrica dos equipamentos da fábrica, incluindo geradores. Entre os alunos, a presença do neto do grande Conrad Hall ASC, chamou atenção.

Visita Mr
Visita à Mole-Richardson

De volta à ASC, todo o bem humorado staff esperava para uma brincadeira com sorteio de alguns brindes. Vilmos Zsigmond pediu a palavra e relatou os seus problemas em conseguir a palavra final na marcação de luz de seu último trabalho com Woody Allen, “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”, direito que lhe foi negado.

Com muitos aplausos foi encerrada a agenda oficial do encontro. Seguiu-se uma animada festa/jantar de 5 de Maio, data festiva da comunidade mexicana, com a presença dos muitos patrocinadores da semana.

Foram quatro dias bastante intensos, com 12 horas contínuas de eventos e palestras diariamente. Fiz alguns convites para possíveis convidados internacionais para a Semana ABC e, vários se mostraram interessados, como Dante Spinotti e Peter James.

Os pontos positivos do evento foram basicamente a percepção geral de que o reconhecimento e a valorização da profissão vêm sendo ameaçados pelas novas tecnologias que apontam caminhos mais “fáceis” de obtenção de imagens, e a reafirmação de que sem uma forte união nos propósitos da classe o caminho vai se tornar bem mais difícil.

Acesse a primeira parte do artigo

Total
0
Shares
Ante.
A arte da correção de cor
Correcao De Cores

A arte da correção de cor

Próx.
Atitude digital
86856180 Rssala De Cinema Do Kinoplex Platinum Rio Sul Com Cadeiras Que Deitamfoto Divulgacao 1

Atitude digital

Recomendado