Semana & Prêmio ABC 2018

Fotossemanaabc 764X509 1

Semana ABC 2018 aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A 18ª edição do evento contou com a presença de diversos profissionais envolvidos com o universo do audiovisual, que debateram diferentes temas atuais da cinematografia, e alcançou um público médio de 1200 pessoas por dia.

Este ano, além das mesas de debates, a Semana também apresentou a tradicional exposição de equipamentos e serviços com a presença das empresas e instituições: Arri, Canon, Cinecam, Cine Society, Dcine, Disk Films, Electrica, Fuji, Locadora, Lumatek, Monstercam, Panasonic, Sindcine, Sony e Zeiss. No primeiro dia, a Cine Society ofereceu um coquetel de inauguração, quando os presentes puderam conhecer o novo sensor Monstro, e no dia 10 de maio foi a vez da Lumatek, que aproveitou a ocasião para apresentar o novo refletor Velvet EVO com a presença do diretor de fotografia Toni Hérnandez.

Dsc03658 768X432 1
Área da exposição de equipamentos na Semana ABC 2018. Foto: Rodrigo Espíndola

A programação deste ano começou com a tradicional mesa sobre educação. O debate Desafio para Educação: Novos Formatos em Multimídia e Transmídia – Os Novos Mercados de Trabalho, com mediação da professora e coordenadora de pós-graduação da FAAP, Luciana Rodrigues, contou com a presença de Almir Almas (realizador audiovisual, vice-chefe do CTR/ECA/USP e vice-diretor de cinema da SET), Renato Nery (diretor executivo da Spcine), Midori Sato (animadora e professora da FAAP e Belas Artes) e Tainá Xavier (diretora do FORCINE e professora da UNILA).

Semanaabc2018001 768X512 1
Mesa “Desafio para Educação”. Foto: Danielle de Noronha

Na sequência foi a vez da mesa A Imagem HDR: uma moda passageira ou um novo campo de possibilidades criativas? apresentada pelo supervisor de pós-produção, José Francisco Neto, ABC, e pelo diretor de fotografia Lúcio Kodato, ABC. O primeiro dia do evento ainda contou com a mesa Games: Narrativas Interativas e com as apresentações da Fujifilm, com a presença de Tom Fletcher, diretor de marketing da empresa nos Estados Unidos, e da Arri, que contou com a participação do diretor de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC e Kees Van Oostrum, ASC, atual presidente da American Society of Cinematographer – ASC.

O segundo dia iniciou com a mesa A percepção visual e a criação da imagem cinematográfica, mediada pela diretora de fotografia Fernanda Tanaka. A mesa contou com a presença dos professores Dra. Carmen Sylvia Guimarães Aranha (livre-docente em Teoria e Crítica de Arte pela ECA-USP e professora sênior do MAC USP), Dr. Guilherme Lepski (Neurocirurgião e prof. livre-docente pelo Depto de Neurologia da Faculdade de Medicina e pela Universidade Eberhard Karls em Tübingen, Alemanha) e Dra. Lúcia Ramos Monteiro (doutora em cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e pesquisadora em pós-doutorado na ECA-USP).

Semanaabc2018025 768X512 1
Mesa sobre percepção visual. Foto: Danielle de Noronha

A programação também contou com a apresentação da Panasonic, com Renato Goya, engenheiro técnico da empresa, o diretor de fotografia Lúcio Kodato, os coloristas Samanta do Amaral e Ely Silva e o produtor Jefferson Nali, e com um dos grandes destaques deste ano, a master class sobre cinematografia subaquática com o diretor de fotografia Roberto Faissal, ABC.

Nesse dia, ainda houve duas mesas sobre séries de TV, uma sobre montagem, com a participação de Karina Vilela, AMC, Bruno Lasevicius, AMC (Montador), Marcelo Junqueira, AMC (Montador), Ricardo Gonçalves, AMC (Montador) e Sabrina Wilkins, AMC (Montadora), e outra sobre fotografia, que contou com Adrian Teijido, ABC, Hélcio Nagamine, ABC e Marcelo Trotta, ABC.

Semanaabc2018063 768X512 1
Mesa sobre direção de arte. Foto: Danielle de Noronha

O último dia da Semana ABC 2018 teve as mesas sobre som, que falou sobre o sistema Atmos, com a presença do engenheiro de som Carlos Klachquin, ABC, da técnica de som Tide Borges, ABC, do mixador José Luiz Sasso, ABC e do supervisor executivo de áudio da TV Globo, Rodrigo Meirelles, e sobre direção de arte, com mediação de Marghe Pennacchi e participação de Carolina Bassi de Moura, Chiquinho Andrade, Marcos Pedroso e Vera Hamburger.

Outro destaque da programação foi o debate Críticos e Roteiristas: A Leitura Cinematográfica do Roteiro – Transposição da Escrita para o audiovisual, com medição do jornalista e crítico José Geraldo Couto e participação dos críticos Inácio Araújo e Andrea Ormond e dos roteiristas Carolina Kotscho e Marçal Aquino.

Semanaabc2018056 768X512 1
Mesa “Críticos e Roteiristas”. Foto: Danielle de Noronha

A Semana ABC 2018 ainda teve as apresentações da Canon, com mediação de Bruno Massao, executivo da empresa, e participação do diretor de fotografia Kauê Zilli, do colorista Ely Silva e do 1º assistente de câmera Martin Buzolin, e da Zeiss, que encerrou o evento com uma bate-papo sobre a escolha de lente, que contou com Snehal Patel, gerente de vendas da Zeiss Cine para as Américas, e com os diretores de fotografia Affonso Beato e Marcelo Trotta.

Prêmio ABC 2018

O filme Bingo – O Rei das Manhãs foi o grande vencedor do Prêmio ABC 2018. A obra levou todos os prêmios das categorias para longa-metragem de ficção: melhor direção de fotografia, melhor direção de arte, melhor montagem e melhor som.

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e contou com a apresentação da atriz Tainá Müller.

Premio 2018 01
Atriz Tainá Müller na cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2018. Foto: Ricardo Alcará

Os prêmios foram entregues pelas atrizes Ana Flavia Cavalcanti e Christiana Ubach; por Nello Rodolfo, representante do Ministério da Cultura; Renato Nery, diretor executivo da Spcine; pelos diretores de fotografia Affonso Beato, ASC, ABC, Kees Von Oostrum, presidente da ASC, e Marcelo Trotta, presidente da ABC; pela diretora Laís Bodansky, pela diretora de arte Vera Hamburger; pelo mixador José Luiz Sasso; por Louis-Philippe Capelle, secretário-geral da IMAGO; por Cristina Ikonomidis, representante da Cinemateca Brasileira; e pelos representantes das empresas: Diego Querzoli (Cine Society), Edison Leiri (Cinecam), Marcel Gallo (Fujifilm), Roberto Murillo (Panasonic), Snehal Patel (ZEISS) e Wilson Zeferino (Arri).

Durante a cerimônia também foram anunciados os sócios que receberam o direito de utilizar a sigla ABC: Frederico Pinto, ABC, Isabella Fernandes, ABC e Paulo Vainer, ABC.

Confira a lista completa dos vencedores:

Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem
Bingo – O Rei das Manhãs – Lula Carvalho, ABC

Melhor Direção de Arte em Longa-Metragem
Bingo – O Rei das Manhãs – Cassio Amarante, ABC

Melhor Montagem em Longa-Metragem
Bingo – O Rei das Manhãs – Márcio Hashimoto

Melhor Som em Longa-Metrage
Bingo – O Rei das Manhãs – Jorge Rezende, Alessandro Laroca, Armando Torres Jr, ABC, Renan Deodato e Eduardo Virmond Lima

Melhor Direção de Fotografia de Documentário
On Yoga: The Architecture of Peace – Adolpho Veloso

Melhor Direção de Fotografia de Curta-Metragem
Diana – Adolpho Veloso

Melhor Direção de Fotografia de Série de TV
Os Dias Eram Assim – Walter Carvalho, ABC

Melhor Direção de Fotografia de Filme Publicitário
Natura – Adolpho Veloso

Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil
Cravo, Lírio e Rosa – João Victor Borges (Universidade Federal Fluminense)

Clique aqui para assistir aos vídeos da Semana & Prêmio ABC 2018

Total
0
Shares
Ante.
Adolpho Veloso: “Tungstênio”
Tungstenio12 1132X509 1

Adolpho Veloso: “Tungstênio”

Próx.
Conversas Sessão ABC: “Bingo – O Rei das Manhãs”
Bingoestreias 764X509 1

Conversas Sessão ABC: “Bingo – O Rei das Manhãs”

Recomendado