Walter Carvalho, ABC ganha estrela na calçada em festival na Macedônia do Norte

Diretor de fotografia e sócio emérito recebeu homenagem no 45º Manaki Brothers
Momento Inauguracao 2.2
Foto: Arquivo Pessoal/Walter Carvalho

Por Luna D’Alama

O diretor de fotografia e associado emérito Walter Carvalho, ABC recebeu uma estrela de metal na calçada da cidade de Bitola, na Macedônia do Norte, no dia 25 de setembro, durante o 45º Manaki Brothers – International Cinematographers’ Film Festival. Carvalho é o primeiro brasileiro a receber essa honraria, concedida pelo conjunto de sua obra (Lifetime Achievement Award).

Realizado de 21 a 27 de setembro, o evento também reconheceu, com estrelas de metal, outros diretores de fotografia já homenageados, em anos anteriores, pelo conjunto da obra, como o australiano John Seale, ACS, ASC; o austríaco Christian Berger, AAC, BVK; e o sueco Sven Nykvist, ASC, FS (1922-2006, in memoriam), que trabalhou em vários filmes de Ingmar Bergman (1918-2007). O holandês Robby Müller (1940-2018), NSC, BVK também recebeu uma homenagem póstuma.

Estiveram presentes no festival outros importantes diretores de fotografia internacionais, como o italiano Dante Spinotti, ASC, AIC; o francês Bruno Delbonnel, AFC, ASC; e o britânico Peter Biziou, BSC.

Estrela Walter Carvalho Abc
Foto: Arquivo Pessoal/Walter Carvalho

MAIS UM ASSOCIADO PREMIADO

O diretor de fotografia e associado Helcio “Alemão” Nagamine, ABC foi premiado no 45º Manaki Brothers por seu trabalho no curta-metragem “Amarela” (2024), dirigido por André Hayato Saito e com correção de cor e pós-produção do associado Alexandre Cristófaro.

O curta também está na programação do 26º Festival do Rio e conta a história de uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições familiares e, na final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França, vivencia uma violência que parece invisível, razão pela qual mergulha em um doloroso mar de emoções.

Helcio
Foto: Arquivo Pessoal/Mustapha Barat

MANAKI BROTHERS

Segundo o presidente da International Federation of Cinematographers (Imago), ex-presidente da ABC (2022-2024) e conselheiro da ABC, Mustapha Barat, que esteve presente no 45º Manaki Brothers, esse é um dos únicos festivais do mundo dedicados exclusivamente à direção de fotografia. “Walter Carvalho já participou de outras edições e foi premiado três vezes [conquistou a Golden Camera por “Terra Estrangeira”, “Central do Brasil” e “Lavoura Arcaica”]. Termos um brasileiro e associado da ABC na ‘calçada da fama’ da cinematografia mundial é de suma importância. Carvalho agora está entre outros ‘monstros sagrados’ da direção de fotografia”, avalia Barat.

O presidente da Imago conta que, na abertura do evento, que contou com a presença de diretores(as) de fotografia de vários países, além de estudantes, foi exibido o filme “Parthenope” (2024), do italiano Paolo Sorrentino, com fotografia de Daria D’Antonio. Foram homenageados, pelo conjunto da obra, o francês Bruno Delbonnel, AFC, ASC e a polonesa Jolanta Dylewska, PSC, EFA. O presidente do júri foi o diretor de fotografia australiano John Seale, ACS, ASC – que também ganhou uma estrela de metal na calçada.

Barat moderou uma mesa, patrocinada pela Imago, composta por John Seale, ACS, ASC; Christian Berger, AAC, BVK e Dante Spinotti, ASC, AIC. O debate girou em torno da carreira dos três grandes diretores de fotografia. Além disso, Barat palestrou em uma mesa, a convite da Leitz, que também contou com a participação da estadunidense Nancy Schreiber, ASC e do brasileiro Lula Carvalho, ABC, ASC, filho de Walter Carvalho. “Falamos sobre o processo de escolher lentes para filmar cada projeto. Nancy também foi homenageada com um prêmio Trailblazer, pelo conjunto de sua obra”, lembra.

Atenta a questões de diversidade, a 45ª edição do Manaki Brothers promoveu, ainda, uma mesa chamada “Powerful Women of Manaki” (Mulheres Poderosas do Manaki), sobre os desafios e inspirações de diretoras de fotografia. Mediado por Christina Novak, o debate foi composto por Nancy Schreiber, ASC; Teresa Medina, AEC; Oona Menges, BSC; Clarie Pijman, NSC; Brigit Guðjónsdóttir e Alice Brooks, ASC; além da operadora de câmera Agnieszka Szeliga, ACO.

Manaki
Foto: Divulgação/Manaki Brothers

Total
0
Shares
Ante.
Em formato híbrido, 7º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC) vai até 12 de outubro
Image

Em formato híbrido, 7º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC) vai até 12 de outubro

Próx.
Maior evento da indústria cinematográfica latina, Expocine vai até esta sexta em SP
Expocine

Maior evento da indústria cinematográfica latina, Expocine vai até esta sexta em SP

Recomendado