A edição 2024 do Seminário Internacional de Mulheres no Audiovisual será realizada pelo Instituto +Mulheres, com patrocínio da Spcine, na Cinemateca Brasileira, nos dias 24 e 26 de outubro. A iniciativa debate possibilidades para ampliar a diversidade no audiovisual.
As atividades fazem parte da programação do IV Encontro de Ideias Audiovisuais, dentro da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. No dia 24/10 (quinta), das 10h às 12h45, no Espaço Petrobras, será promovida uma masterclass gratuita sobre Coprodução Internacional, ministrada pela produtora Juliana Funaro. As inscrições são exclusivas para mulheres, sujeitas à lotação do espaço e podem ser feitas por meio deste link: https://forms.gle/8CATvRFXtRND4bzW9
A masterclass busca capacitar produtoras para trabalhar em projetos audiovisuais em coprodução com parceiros internacionais. O objetivo é fornecer o conhecimento necessário sobre a cadeia de produção, desde o conceito de coprodução, governança e gestão, até o registro, financiamento e comercialização dos projetos. O programa aborda também a relevância dos distribuidores, agentes de vendas, estratégias de marketing, além de oportunidades de financiamento em editais e festivais internacionais, com destaque para o uso de cases práticos e análise de incentivos fiscais.
Já no dia 26/10 (sábado), das 14h às 15h, na Sala Grande Otelo, ocorrerá a mesa “Políticas Públicas Antiassédio: Brasil, França e Índia”. A mesa estará sujeita à lotação do espaço, e as senhas serão distribuídas uma hora antes. O debate abordará políticas públicas antiassédio em vigor nesses três países e como cada um tem enfrentado e combatido o assédio por meio de legislações específicas, programas de conscientização e mecanismos de proteção às vítimas. As participantes poderão compartilhar experiências e desafios, promovendo um intercâmbio de práticas e inspirando novas abordagens para enfrentar o assédio no setor audiovisual.
Estarão presentes na mesa: Leslie Thomas, Secretária Geral do Centro Nacional de Cinema da França; Rashmi Lamba, produtora, diretora e integrante da Climb Media Índia; e Raquel Lemos, advogada brasileira com forte atuação em prol do fortalecimento e da representatividade no audiovisual. A mediação será de Juliana Funaro.
O Instituto +Mulheres reúne lideranças do audiovisual brasileiro com o objetivo de promover mais e melhores oportunidades para as mulheres nessa indústria. Também atua com advocacy junto a políticas públicas e à iniciativa privada, além de promover estudos e cursos para aprimorar a atuação das mulheres no mercado.
Já o IV Encontro de Ideias Audiovisuais reúne representantes do mercado em um ambiente propício para trocas, relacionamentos e negócios. Apoia-se em um tripé formado por três eventos: o Fórum, que reúne debates sobre questões consideradas relevantes pela Mostra; o Mercado, espaço no qual os players propõem temas de seu interesse; e o encontro Da Palavra à Imagem, que explora diferentes aspectos das relações entre literatura e cinema.