O 21o Festival Internacional de Cinema Infantil divulgou em uma live realizada na tarde deste sábado, dia 27 de abril, os filmes vencedores do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Este ano, o festival reuniu 85 filmes, sendo 74 curtas-metragens exibidos online desde o dia 5 de abril e 11 longas-metragens exibidos em sessões presenciais nos cinemas do Rio de Janeiro.
O prêmio de melhor longa-metragem foi para Teca e Tuti em uma Noite na Biblioteca. Os curtas-metragens foram divididos em mostras. Na mostra Histórias Animadas, o vencedor foi Lulina e a Lua. Na mostra Histórias Curtas, o prêmio foi para Malu e a Máquina. Na Mostra Teen, venceu o filme Bolha. Estes quatro filmes ganharam o prêmio de licenciamento da TV Brasil e serão exibidos nesta tv pública, que concedeu R$50 mil em aquisição para o melhor longa e R$5 mil para cada curta-metragem vencedor.
Ganharam menção honrosa os curtas Pororoca, Filhas da Mãe D´Água, e As Melhores, além do longa Empirion: Uma Aventura com Einstein.
O júri oficial foi formado por Luciana Bezerra, roteirista, diretora audiovisual e atriz; pela roteirista, psicóloga e professora Magna Domingues; pelo roteirista e diretor Mauro D’Addio; pelo roteirista e diretor Pedro Paulo de Andrade e pelo produtor Carlos Proença, que faz parte da equipe do FICI desde 2011.
O público também votou nos filmes exibidos online e o grande vencedor entre os 74 curtas-metragens foi Fantasmando: Last Stop.
Os curtas-metragens vencedores seguem até dia 05 de maio no site www.fici.com.br.
A mostra competitiva do FICI acontece desde 2009 e já premiou mais de 50 produções brasileiras para crianças de todo o país. Esse ano foram inscritos mais de 151 curtas e longas-metragens, de todos os estilos, técnicas e assuntos. Idealizado pela atriz e diretora Carla Camurati, em parceria com a produtora audiovisual Carla Esmeralda, o FICI já levou o cinema para mais de dois milhões de crianças dos quatro cantos do Brasil nesses 21 anos de história.
HISTÓRIAS ANIMADAS
Menção honrosa
Pororoca, de Fernanda Roque e Francis Frank
Melhor filme
Lulina e a Lua, de Alois di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos
HISTÓRIAS CURTAS
Menção Honrosa
Filha da mãe d’água, de Bruno Pereira e Siderlane Souza
Melhor filme
Malu e a Máquina, de Ana Luiza Meneses
MOSTRA TEEN
Menção honrosa
As Melhores, de Renata Mizrahi
Melhor filme
Bolha, de Leonardo Venceslau
JÚRI POPULAR
Fantasmando: Last Stop, de Beatriz Peres Ferreira, Giovanna Lessa Moreira, Luiza Cerizza, Mateus Morais, Natália Lumi Kassa e Sorin Salomão (Faculdade Méliès)
MELHOR LONGA-METRAGEM
Menção Honrosa
Empirion: Uma aventura com Einstein, de Michael Ruman
Melhor filme
Teca e Tuti em uma Noite na Biblioteca, de Tiago MAL, Eduardo Perdido e Diego M. Doimo
Serviço
Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI