De 7 a 18 de dezembro, o Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, vai abrigar a 6ª edição do Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina.
Com programação totalmente gratuita, o evento oferece uma ampla agenda cultural, que inclui a exibição de 82 filmes nacionais e internacionais, painéis, oficinas, seminários e apresentações artísticas, promovendo a representatividade LGBTQIAPN+ e celebrando a diversidade na arte e na cultura.
Produzido pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), o Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do Sul do Brasil em atividade, e um dos poucos a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas a discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer. Desde a sua edição inaugural, em 2018, já foram inscritas mais de 400 produções vindas de todas as regiões do país, além de 700 filmes internacionais, de países como Irã, Argentina, Espanha, Portugal e Estados Unidos, entre outros.
A programação aborda temas contemporâneos e relevantes, como sustentabilidade, inovação social, cultura popular e inclusão. Entre os principais atrativos, estão oficinas e workshops que desenvolvem habilidades artísticas e incentivam reflexões sobre reciclagem e empreendedorismo social. Também haverá palestras e rodas de conversa para promover trocas de experiências e aprendizados com especialistas em diversas áreas. Além disso, serão realizadas apresentações culturais e intervenções artísticas, com espetáculos que vão da dança ao teatro, ressaltando a diversidade cultural e utilizando a arte como ferramenta de transformação e resistência.
Outro destaque é a Criativa – Feira de Artes LGBTQIAPN+, que acontece em dois finais de semana (dias 7 e 8, e 14 e 15/12), reunindo artistas e pequenos empreendedores de todo o Brasil, em um espaço dedicado à expressão criativa.
Confira mais informações e a programação completa no site festivaltransforma.com.br e no Instagram @transformafest.