O BrLab acaba de divulgar a programação aberta ao público da sua 13ª edição, que acontece entre os dias 16 e 23 de novembro de 2023, em São Paulo. Evento anual de mercado e formação, destinado a futuros filmes em fase de desenvolvimento, financiamento, produção, finalização e promoção, o BrLab recebe projetos da América Latina, Península Ibérica, e visa o desenvolvimento criativo e econômico do setor audiovisual, além da articulação entre profissionais de diferentes países e elos da cadeia produtiva.
O ano de 2023 foi marcado pela retomada pós pandemia e por muita luta dos autores-roteiristas. A greve da WGA (Writers Guild of America) nos EUA e a CPI das fakes news, fez com que roteiristas se tornassem a pauta da vez. Nunca se falou tanto em regulamentação, direito autoral, diversidade, inclusão e boas práticas de mercado. O fortalecimento criativo e econômico do setor audiovisual passa pelo amadurecimento dessas questões, mas é preciso avançar ainda mais. Uma indústria para ser pungente, deve garantir amplos espaços de encontro, de debate e de formação com qualidade contínua do autor-roteirista – em diferentes regiões do país.
A sétima edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas, começa em Porto Alegre no dia 15/11 dentro do FRAPA (Festival de Roteiro de Porto Alegre) e segue de 17 a 22 de novembro em São Paulo no Centro de Pesquisa e Formação do SESC. O evento reúne roteiristas, cineastas, produtores e atrizes, que participam de sete mesas desenhadas entre membros da diretoria da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) e a direção do BrLab.
“Apresentar esta edição de 2023 do BrPlot tem um sabor especial. Há um vento de esperança dando o tom desta jornada. Uma vontade inequívoca de contar histórias, de emocionar e engajar. Há também muitos desafios e espaços a serem conquistados. São três dias de intensos debates sobre assuntos que buscam atender um leque grande de interesses. É falar de gestão coletiva de direitos, das boas práticas em salas de roteiro, os desafios dos roteiristas fora do eixo, do processo de criação dos atores/ roteiristas e do trabalho insano de um colaborador de telenovela. Um debate maduro sobre o ofício de escrever e produzir histórias”, declaram os curadores Rafael Sampaio, André Mielnik, Rafael Peixoto e Valéria Motta.
Para conhecer a proramação e participar presencialmente ou receber o link de transmissão, é preciso se inscrever aqui: brlab.com.br/programacao