Criado há dez anos, Cineclube Rã Vermelha aposta no cinema fantástico e faz sessões mensais em Niterói

Cineclube Ra Vermelha
Filme “Blackout”, exibido pelo projeto em 21 de novembro, com o recurso de Libras. Foto: Arthur Waismann

O Cineclube Rã Vermelha voltou a firmar parceria com o Cine Arte UFF, em Niterói (RJ), e contará com sessões gratuitas em dezembro e em janeiro de 2025. A proposta é exibir filmes nacionais e internacionais que não estejam disponíveis nas salas comerciais. Na quinta-feira da semana que vem (19/12), às 20h, será a vez de “Ele, o boto” (1987), longa dirigido por Walter Lima Jr. sobre essa lenda amazônica.

Criado em 2014,o Cineclube vem destacando curtas-metragens contemporâneos e clássicos do cinema fantástico e do horror. Em 2020, durante a pandemia, o projeto paralisou suas atividades, que foram retomadas neste ano. Desde outubro, vêm ocorrendo exibições mensais no Cine Arte UFF e em escolas da rede pública de Niterói, onde é realizada a “Sessão Girinos”, com filmes voltados para o público infanto-juvenil. As próximas apresentações serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro, para turmas do oitavo ano e do ensino médio do Colégio Universitário Geraldo Reis, em São Domingos, Niterói.

Em janeiro de 2025, o Rã Vermelha também vai realizar um curso online sobre acessibilidade nos cinemas. Será em formato de masterclass, gratuito e aberto ao público geral. A data e o horário serão divulgados ainda este mês, no Instagram @cinecluberavermelha.

DEZ ANOS DE HISTÓRIA

O Cineclube Rã Vermelha foi fundado há uma década, por Fabrício Basílio, Lucas Scalioni e Otávio Lima, então alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF). O trio já acumulava experiências no universo do cinema de horror e buscava discutir o gênero por meio de redes sociais e de um canal no YouTube, que produziu programas informativos e chegou a ser selecionado pelo Festival Internacional Rio Webfest.

Com o passar do tempo, a curadoria do Cineclube se expandiu para o cinema fantástico, abrangendo gêneros como ficção científica, distopias, realismo maravilhoso e afrofuturismo. E o Rã Vermelha passou a ocupar mensalmente o Cine Arte UFF, consolidando-se como um espaço de reflexão sobre o cinema fantástico e como vitrine para jovens cineastas brasileiros(as).

O projeto foi liderado pelos estudantes até 2018, e em 2020 a pandemia encerrou as sessões presenciais. Diante desse cenário, Otávio Lima e Fabrício Basílio idealizaram o 1º FCBF – Festival de Cinema Brasileiro Fantástico, um evento online que atraiu mais de 450 inscrições de filmes de todo o Brasil e exibiu gratuitamente, na plataforma Darkflix, uma programação com mais de 40 obras. Este ano, por meio do edital “Projetando Saberes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a iniciativa conseguiu um novo apoio financeiro.

PRÓXIMA SESSÃO:

Boto

Exibição de “Ele, o boto”, dirigido por Walter Lima Jr.

Local: Cine Arte Uff (R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói/RJ)

Data e horário: 19/12, às 20h

Sinopse e informações: O filme pertence aos gêneros de fantasia e romance, e fala sobre a lenda amazônica do boto, que supostamente seduz e engravida mulheres. O roteiro é baseado na história de Lima Barreto e Vanja Orico, adaptado por Tairone Feitosa, Walter Lima Jr. e Affonso Romano de Sant’Anna. A direção de fotografia é de Pedro Farkas, ABC; e a trilha sonora é de Wagner Tiso. Filmado em Paraty e Paraty Mirim (RJ). Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Cássia Kis, Ney Latorraca e Dira Paes.


Total
0
Shares
Ante.
ABC convida para masterclass com diretor de fotografia Walter Carvalho, ABC no dia 14/12, no Rio de Janeiro
Waltercarvalho

ABC convida para masterclass com diretor de fotografia Walter Carvalho, ABC no dia 14/12, no Rio de Janeiro

Próx.
Pioneiro do cinema brasileiro, Humberto Mauro ganha coleção em canal pago
Fime Braza Dormida

Pioneiro do cinema brasileiro, Humberto Mauro ganha coleção em canal pago

Recomendado