O Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado nesta segunda-feira (28), com exibições gratuitas de curtas-metragens nacionais e internacionais, em várias cidades do Brasil, e mostras regionais em São Paulo, Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Pará.
Em 2024, o evento comemora 21 edições, cuja estreia aconteceu em 2004, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Desde então, as exibições foram alcançando cada vez mais cidades, chegando a mais de 200 municípios em todas as regiões do país.
Dividido em mostras Nacional, Internacional, Infantil e Ambiental, o DIA possibilita que cada cidade ou instituição participante monte uma programação complementar, com mostras regionais e/ou acessíveis (com recursos de audiodescrição e Libras), palestras e oficinas, de acordo com as características locais.
A data foi escolhida porque, no dia 28 de outubro de 1892, o inventor francês Charles-Émile Reynaud (1844-1918) realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme “Pauvre Pierrot” no Museu Grévin, em Paris. Inspirada nesse fato, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) escolheu 28/10 para marcar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países do mundo, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão, entre outros.
Veja a programação completa e mais informações em diadanimacao.com.br/ e @diadanimacao.