De 23 a 26 de outubro, a cidade de Salto (SP) será palco da 10ª edição do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme, que celebra o cinema emergente e promove a formação de novos talentos no cenário audiovisual. Com uma programação diversa e gratuita, o evento promoverá exibições presenciais de filmes e oficinas em formato online (via Zoom).
Voltadas a cineastas iniciantes, duas oficinas (“Produção do primeiro filme – Da ideia ao festival”, com a diretora e idealizadora do festival, Lilian Sóla Santiago, e “Distribuição de curtas-metragens no circuito de festivais”, com a especialista em produção executiva Flávia Rabachim) buscam proporcionar uma compreensão abrangente do processo de produção e distribuição de filmes.
Desde a sua criação, em 2013, o Festival Curta Salto tem sido um espaço de visibilidade e networking, no qual novos talentos podem apresentar seus trabalhos ao público e aprender com profissionais da área. Nesta edição, o evento contará com duas mostras (uma nacional e outra regional), destacando a importância da iniciativa na trajetória do cinema brasileiro.
Segundo Lilian Solá Santiago, o festival é, fundamentalmente, uma experiência pedagógica. “Concorrer, sentir a adrenalina de estar junto ao público e entender como seus pares estão criando, tudo isso faz parte da experiência de ser cineasta”, destaca a idealizadora. Sob sua orientação, mais de cem curtas-metragens já foram produzidos, muitos deles exibidos pela primeira vez no evento.
Mais informações em festivalcurtasalto.com.br/ e @curtasalto.