No dia 17 de maio, às 13h30, acontece na Semana ABC 2024 a mesa “Ensino no audiovisual hoje: métodos e atualidades”, mediada pelo diretor de fotografia e professor da pós-graduação do Senac, Luís Villaça.
A mesa contará com a participação do diretor de fotografia Affonso Beato, do técnico de som diretor e editor de som Renan Chaves, da professora de montagem da FAAP Silvia Hayashi e da diretora de arte Vera Hamburger.
Os e as participantes falarão sobre suas experiências no ensino perante as demandas da atualidade: multiplicação das mídias; realidade dos cursos e formações; desafios da inteligência artificial no campo do ensino do audiovisual, entre outros temas.
A Semana ABC 2024 acontece de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.
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Conheça as pessoas participantes:
Luís Villaça: Diretor de fotografia formado em Rádio e TV pela UNESP – Campus Bauru, Mestre em Cinema Documentário pela ECA-USP e doutorando em cinema documentário, na área de direção de fotografia, no Programa de Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, com orientação do Prof. Dr. Atilio Avancini. Professor de direção de fotografia no curso de Pós-Graduação em Direção de Arte Audiovisual do SENAC-SP e professor em diversos workshops e cursos livres. Proprietário da Mirante Filmes, produtora especializada em produção e realização de dezenas de junkets para a Netflix, Paramount, Spotify e Amazon. Atualmente está fotografando e co-dirigindo o longa metragem documentário Kawaiwetés Invadidos, com fomento pelo FSA / Ancine, filme que integra as pesquisas para o seu doutorado. Trabalhou como repórter cinematográfico e operador de câmera em diversas emissoras (TV TEM, ESPN Brasil, Record e TV Cultura e HBO Latin America). Fez a fotografia do longa História da moda no Brasil (TV Cultura), do episódio Esquiva / Toro Moreno da série A grande luta (HBO); dos médias metragens Mundo sem porteira, A cura tem cara, Mulheres luz da transformação, da diretora Gisela Arantes; da série televisiva Na trilha da energia (Canal Azul); da série Homens do caminho (Canal Azul) entre outros. Membro da ABC desde 2006.
Affonso Beato: Diretor de Ensino da ABC Cursos de Cinema. Pertence à AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Oscars), à ASC – American Society of Cinematographers, à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, da qual foi Fundador e Presidente e, nos últimos 14 anos, vem lecionando Cinematografia no Art Center College of Design in Pasadena, CA, onde é Professor Adjunto, reconhecido por Honoris Causa. Em 2018, foi considerado pela Revista Variety como um dos 10 melhores Instrutores de Cinema dos EUA. Foi Diretor de Assuntos Culturais da extinta EMBRAFILME e primeiro Presidente da extinta Fundação do Cinema Brasileiro. Como Diretor de Fotografia, trabalhou com Diretores aclamados e premiados internacionalmente como: Pedro Almodóvar – TUDO SOBRE MINHA MÃE, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Stephen Frears – A RAINHA , Mike Newell, AMOR EM TEMPO DE CÓLERA , Walter Salles Jr. – ÁGUA NEGRA, Carlos Diegues – DEUS É BRASILEIRO e Glauber Rocha – O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, entre outros 53 longas-metragens.
Renan Chaves: Doutor e mestre na área de som para cinema e bacharel em música pela Unicamp. É técnico de som direto e editor de som. Trabalhou nos últimos anos no departamento de som da Lime Pictures, em Liverpool, na Inglaterra. Alguns de seus últimos trabalhos inclui Deus ainda é brasileiro, de Cacá Diegues, e a série Hollyoaks, do Channel 4. Foi pesquisador visitante no departamento de cinema da Indiana University, nos EUA, e da Monash University, na Austrália, e membro do Center for Documentary Research and Practice, nos EUA. É Instrutor da ABC Cursos de Cinema na área de som direto e edição de som e também professor e pesquisador do Insituto de Artes da Unicamp, no curso de Midialogia e na Pós-Graduação em Multimeios.
Silvia Hayashi: Professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP) e mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Foi pesquisadora visitante na School of the Arts, Media, Performance Design da York University (Bolsista CAPES). Sua área de atuação docente abrange as áreas de montagem e pós-produção audiovisual. Trabalha como montadora de projetos audiovisuais.
Vera Hamburger: Arquiteta, formada pela FAU USP em 1989, Vera Hamburger atua como Diretora de arte e Cenógrafa desde 1985 em cinema, teatro, dança, ópera e exposições, além de intensa atividade de pesquisa e ensino sobre a matéria. Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Arquitetura, é autora do livro Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro, SENAC/SESC, 2014 – Prêmio Jabuti 2015, e curadora do site sobre vida e obra do arquiteto, cenógrafo, figurinista, artista visual e professor Flávio Império <flavioimperio.com.br>. Entre filmes e séries participou da realização de obras como Hoje e Sequestro relâmpago de Tata Amaral, Ó paí, ó, de Monique Gardenberg; El passado e Carandirú, de H. Babenco, De onde te vejo, de Luis Villaça; Não por acaso, de P. Barcinski, Castelo Ratimbum, o filme e Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger, e Black Mirror – Striking Vipers, de Charles Brooker, dirigido por Owen Harris, entre outras. Participou como curadora ou diretora de arte da realização de exposições como Mais de mil brinquedos para a criança brasileira, SESC Pompeia, 2013, Ocupação Flávio Império e Mostra do Descobrimento-Módulo Artes Indigenas e Arqueologia, entre outras. Na dança colaborou com o Grupo Corpo (espetáculo Nazareth) e recentemente com a São Paulo Cia de Dança, na concepção da cenografia de Giselle. No teatro, porta de entrada para o início da carreira pelas mãos de José Celso Martinez Correa na leitura dramática O homem e o cavalo, em 1985, atuou no monólogo de Marco Nanini, Uma noite na Lua; Trilogie Antica, dirigida por Andrei Serban, do Teatro Nacional da Romênia; Necropolítica, da Cia Mundana, dirigida por Aury Porto. Reúne premiações nacionais em todas as áreas em que atuou, além de reconhecimento internacional. É sócia da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e da AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
SEMANA ABC
A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.