No primeiro dia da Semana ABC 2024, 15 de maio, às 14h, acontece a mesa “A conduta no audiovisual: assédio, inclusão e diversidade”, com mediação da técnica de som direto Tide Borges.
O debate contará com as presenças do diretor de fotografia César Ishikawa, da consultora de diversidade e inclusão Deborah Medeiros, do superintendente de investimento e parcerias estratégias da Spcine, Marcelo Rocha, e da advogada Raquel Lemos.
A mesa tratará de três tópicos imperativos no ambiente de trabalho no audiovisual brasileiro: assédio, inclusão e diversidade. A partir de diferentes perspectivas refletirá sobre o panorama atual e debaterá quais ações podem ser tomadas para uma maior inclusão e diversidade e para que possamos trabalhar em um ambiente mais saudável.
A Semana ABC 2024 acontece de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira. Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa.
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Conheça as pessoas participantes:
Tide Borges: Clotilde Borges Guimarães, de nome artístico Tide Borges, é graduada (1984), mestra (2008) e doutora (2020) em cinema pela Escola de Comunicações de Artes da USP. Desde 1982 trabalha com som para cinema. Fez vários curtas, documentários, filmes para a TV, longas-metragens e séries, como técnica de som direto e como finalizadora de som. Desde 2010 é professora de som no Curso de Cinema da FAAP/SP. É sócia-fundadora (2000) da Associação Brasileira de Cinematografia, ABC, e participa do grupo + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro.
Cesar Yuji Ishikawa: 34 anos, é um homem cis, heterossexual e de ascendência japonesa. Atua no mercado audiovisual como diretor de fotografia há mais de dez anos, colaborando em paralelo com o MAAM (Masculinidades Amarelas), onde organiza rodas de conversas sobre gênero, raça e política, com foco na masculinidade e ancestralidade.
Deborah Medeiros: Psicóloga, graduada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Capitão de Fragata da Marinha, atualmente na reserva. Consultora de diversidade e inclusão para cinema, teatro e propaganda. Trabalha com análise crítica de narrativa, letramento racial e desenvolvimento de cultura anti assédio.
Marcelo Rocha: Superintendente de investimentos e Parcerias Estratégicas da Spcine. Advogado e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador no campo das relações raciais. Atuou entre 2019 e 2021 como Consultor jurídico da APAN – Associação do Profissionais do Audiovisual Negro.
Raquel Lemos: Advogada pós-graduada em Direito Digital e Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 20 anos de mercado, atua como consultora em contratos e estratégia na confluência entre direito, cultura, tecnologia e negócios. Tem sólida expertise em Propriedade intelectual e novos negócios em projetos nacionais e internacionais e diante do repertório profissional atua como consultora em treinamentos sobre integridade, comportamento e comunicação não violenta em ambientes corporativos. É membro ativo dos conselhos Midiativa e SIM, integrante do grupo Mais Mulheres – Lideranças do Audiovisual e consultora do Selo Elas. É sócia fundadora da assessoria jurídica Lemos Consultoria Ltda. e da consultoria Art.is Cultural, empresas vocacionadas à assessoria de Propriedades Intelectuais e Negócios da Economia Criativa.
SEMANA ABC
A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.