A Semana ABC 2024 começou no dia 15 de maio com uma reunião exclusiva da ABC entre diretoria e pessoas associadas, que ocorreu de forma híbrida. Foi a primeira vez que esse espaço foi utilizado para reunir a ABC e foi um momento importante de troca de informações do presente e do futuro da associação.
Na sequência, ocorreu a mesa “A conduta no audiovisual: assédio, inclusão e diversidade”, com mediação da técnica de som direto Tide Borges, e com as presenças do diretor de fotografia César Ishikawa, da consultora de diversidade e inclusão Deborah Medeiros, do superintendente de investimento e parcerias estratégias da Spcine, Marcelo Rocha, e da advogada Raquel Lemos. Cada participante do debate apresentou diferentes perspectivas e vivências sobre a temática, apontando para as distintas camadas que envolvem a efetiva inclusão da pluralidade em todas as camadas do cinema e do audiovisual.
O evento continuou com a apresentação da ARRI sobre o filme “O Sequestro do voo 375”. No início, Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da Arri, fez uma fala sobre o SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI. Na sequência, o diretor de fotografia Rhebling Junior, o DIT Edson Paiva e o eletricista Paulo Jaime conversaram com Mário e a plateia sobre o trabalho que desenvolveram no filme.
Por fim, a mesa “Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual”, mediada pelo supervisor de pós-produção da DOT, José Francisco Neto, contou com o diretor de fotografia colombiano Alfonso Parra, o diretor de regulação de direitos autorais Francisco Carvalheira Neto, o diretor geral de pós-produção da O2 Pós Lucas Maio, o roteirista Roberto Moreira e a presidenta do Sindcine Sonia Santana apresentaram algumas perspectivas sobre esta nova realidade.
Faça o seu credenciamento gratuito e conheça a programação completa do evento.
SEMANA ABC
A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA
A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro. Hoje são cerca de 450 pessoas associadas e uma série de atividades realizadas, como oficinas e master classes. Por meio de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC e da Semana ABC procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.