João Wainer

João Wainer

Atividade:
Editor(a)/Montador(a)
Categoria:
Sócio(a) Efetivo(a)
Anos de atividade:
23
Estado:
SP
Cidade:
São Paulo

Currículo

https://www.imdb.com/name/nm5892372/
 

João Wainer nasceu em 1976,  é jornalista, fotógrafo, montador, roteirista  e diretor de cinema, com atuação na área de documentário, ficção e publicidade. Assista seu portfólio de direção de cinema atualizado em 2024. 

 

Trabalhou como jornalista na Folha de S.Paulo entre os anos de 1996 e 2015, passando pelos cargos de repórter fotográfico, editor de fotografia, editor da TV FOLHA, repórter especial e colunista

 

Foi responsável pela criação da TV FOLHA, projeto que levou a linguagem do documentário para o jornalismo diário.. Em 2013 venceu o  PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO pela cobertura dos protestos de Junho, além de outros prêmios relevantes no decorrer da carreira de jornalista, como o  PRÊMIO AYRTON SENNA, PRÊMIO FOLHA, GRANDE PRÊMIO UOL  entre outros. 

 

Como fotógrafo, registrou por 4 anos o extinto presídio do CARANDIRU e publicou os livros de fotografia "Aqui Dentro, Páginas de uma Memória" (Imprensa oficial) e "Últimas Praias" (Editora Terra Virgem), além de vários outros livros coletivos. 

 

Dirigiu entre outros, os documentários "DOLEIRA - A História de Nelma Kodama" (Original Netflix - 2024), "PIXO" (2010 - Fondation Cartier), "JUNHO" (2014 - Folha de S.Paulo)

 

Dirigiu também os longa-metragens de ficção "A JAULA" (2022 / STAR+ /TX) com Chay Suede, Alexandre Nero e Mariana Lima, de e  "BANDIDA" (2024 / Paris FIlmes / TX) que alcançou o Top 2 Global na Netflix e esteve entre os top 10 em 53 países. 

 

Dirigiu as séries documentais "POLÍTICA MODO DE USAR" ( 2017 / GLOBONEWS / Maria Farinha Filmes), "OUTROS TEMPOS" (2019 /  HBO / Pródigo), "12 DE NOVEMBRO"  (2018 / UFC / Academia de Filmes), "LINHAS TORTAS" (2018 / Academia de Filmes) "DERRUBANDO MUROS, EXPANDINDO HORIZONTES"  (2017 /   SPOTIFY / Cubo CC), "CIGARRO DO CRIME"  (2020 / VICE / TX). Dirigiu, produziu e montou a série PRIMEIRO CARTEL DA CAPITAL (2022 / UOL / TX), série vencedora do GRANDE PRÊMIO UOL DE REPORTAGEM, que já conta com mais de 20  milhões de visualizações no Youtube.

 

Primeiro diretor brasileiro a vencer o Prêmio VMA (Video Music Awards) em 2023, considerado o Oscar dos videoclipes com FUNK RAVE da cantora Anitta, também dirigiu videoclipes para artistas, como Emicida, Mano Brown, Dexter, Rappin Hood entre outros.  Venceu o Prêmio Multishow  em 2015 com  "BOA ESPERANÇÅ" de Emicida e o VMB (Video Music Brasil) em 2001 por "SOLDADO DO MORRO" de MV Bill entre muitos outros. Como fotógrafo, fez capas de artistas como Chico Buarque, Elza Soares, Rita Lee, Gilberto Gil, Mano Brown, Jair Rodrigues, e muitos outros. 

 

Vencedor do Prêmio ABC 2024 de melhor montagem para documentário, pela montagem do filme "ELIS & TOM -  Só Tinha de Ser com Você", que assina também a Direção de Fotografia das imagens atuais. 

 

Como fotógrafo, colaborou com  grandes veículos como Vice, Trip, Rolling Stone, 55, Marie Claire,  e muitas outras.

 

Participou com sua fotografia da BIENAL DE IMAGENS DO MUNDO -  Museu Quai Branly em Paris, de uma série de exposições individuais nas galerias FNAC também na França além de dezenas de exposições coletivas como LABERINTO DE MIRADAS no Museu de Arte e Diseño Contemporáneo na Cidade do México. Suas fotografias fazem parte da COLEÇÃO PIRELLI/MASP de fotografia, uma das mais prestigiadas do país.