Marcelo Corpanni, ABC

Marcelo Corpanni, ABC

Atividade:
Diretor(a) de Fotografia
Categoria:
Sócio(a) Efetivo(a)
Anos de atividade:
36
País:
Brasil
Estado:
SP
Cidade:
São Paulo

Currículo


No cinema começou na área de efeitos especiais em 1988, na EB Produções como assistente de Rui Ribeiro da Luz.

Inicia sua carreira como diretor de fotografia em 1996. Seu primeiro longa metragem foi “Contos de Ligya”, de del Rangel, em 97, iniciando uma parceria de mais dois longas, “Cristais Debaixo do Trono” e “Contos de Natal”, em 98.

Os mais recentes trabalhos como diretor de fotografia em longa metragem são com o importante cineasta Sergio Biachi, “Quanto Vale ou é Por Quilo” e “Os Inquilinos”. Marcelo Corpanni também é responsável pela fotografia de vídeo clipes de alguns dos maiores nomes da música brasileira.

Fotografou Diário de um Detento de Maurício Eça.

Em 2004, com o vídeo clipe “Loadeando”, de Marcelo D2, dirigido por Jonhnny Araújo, recebe prêmio de melhor fotografia no Vídeo Music Brasil Awards da Mtv Brasil.

Em 2010, nos 10 anos da Associação Brasileira de Cinematografia, recebe a chancela ABC, por destaque de seu trabalho realizado ao longo de sua carreira.

Em 2013 assinou a fotografia de cinco episódios da série PSI da HBO, criação de Contardo Calligaris com direção de Marcus Baldine, Alex Gabassi e Paulo Machline.

Em 2016 fotografa Reza a Lenda, de Homero Olivetto, com Cauã Reymond,  Sofhie Charlotte , Humberto Martins e Jesuíta Barbosa.

Seu ultimo longa metragem foi As Verdades de José Eduardo Belmonte, com Lázaro Ramos, Bianca Bim e Drica Moraes.