Ricardo Farias

Ricardo Farias

Atividade:
Editor(a)/Montador(a)
Categoria:
Sócio(a) Efetivo(a)
Anos de atividade:
12
Estado:
SP
Cidade:
São Paulo

Currículo

Durante alguns anos, vivi no Canadá, onde fui voluntário no Hot Docs International Documentary Film Festival. Foi lá que montei os primeiros curtas-metragens.
Ao retornar ao Brasil, cursei a pós-graduação em Cinema Documentário na Fundação Getúlio Vargas, sob a coordenação do diretor e montador Eduardo Escorel. Em 2012, montei meu primeiro longa-metragem, "Santos - 100 Anos de Futebol Arte", que foi selecionado para o 17º Festival É Tudo Verdade e dirigido por Lina Chamie. Em 2013, montei meu segundo filme, "Mulheres Olímpicas", dirigido por Laís Bodanzky.
Ao longo da minha carreira, trabalhei em séries e filmes que foram selecionados ou premiados em festivais como Berlim, Cannes, Visions du Réel entre outros. Em 2018, montei a série "Outros Tempos - Velhos", produzida pela HBO, que recebeu o prêmio de Melhor Série Documental no Prêmio FIESP/SESI 2018.
Em 2019, fui indicado ao prêmio de Melhor Montagem de Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo filme "Ex-Pajé", dirigido por Luiz Bolognesi. O filme conquistou o Prêmio do Júri de Documentários no 68º Festival de Berlim e o Prêmio da Crítica no 23º Festival É Tudo Verdade.
No ano de 2021,  recebi o prêmio de Melhor Montagem de Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o prêmio de Melhor Montagem pela Associação Brasileira de Cinematografia pelo  filme "A Última Floresta". O filme também conquistou o Prêmio da Audiência no 71º Festival de Berlim, entre outros.
Em de 2024, recebi o Prêmio de Melhor Montagem de Longa-metragem de Ficção pela Associação Brasileira de Cinematografia.
Atualmente, além de montar longas e séries, estou desenvolvendo roteiros de montagem e consultoria para projetos em fase de montagem.