Rodolfo Ancona Lopez/ Ruda

Rodolfo Ancona Lopez/ Ruda

Atividade:
Diretor(a) de Fotografia
Categoria:
Sócio(a) Efetivo(a)
Anos de atividade:
42
Estado:
SP
Cidade:
São Paulo

Currículo

Dados Pessoais:

Nome: Rodolfo Ancona Lopez

Nacionalidade: Brasileiro

Data de Nascimento: 09 de junho de 1962.

Carteira de Identidade: RG: 3.393.766 - SP

CPF: 046.337.878-45

End. Residencial: Rua Sabará, 318 - apto. 132 - Higienópolis / São Paulo - SP. CEP: 01239-010.

End. Comercial (Ruda Fotografia ltda.): Rua Martiniano de Carvalho, 71. casa 5 -  Bela Vista / São Paulo - SP. CEP: 01321-001

Telefone: (011) 99617-1644

E-Mail: [email protected]

 

CURSO UNIVERSITÁRIO:

Bacharel em Comunicação Social, formado no dia 16 de dezembro de 1983 pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (SP), com especialização em Cinema, com a apresentação do filme de curta metragem "No Vai da Várzea" (12 min./ 16mm).

Orientador: Professor Máximo Barro.

 

PÓS GRADUAÇÃO:

Especialista em Fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado (2015) com a apresentação da peça audiovisual "A Espera" (digital/ 4 min.)

Orientadora: Professora Livia Afonso de Aquino.

 

OUTROS CURSOS:

- Curso Básico de Ampliação e Processamento em Côres, realizado pelo Centro Educacional Kodak do Brasil, no mês de maio de 1985.

- John Bailey Workshop/ L'Aquila, dezembro de 1987. Workshop de uma semana com o Diretor de Fotografia norte-americano John Bailey realizado na cidade italiana de L'Aquila. Tema: "O Tratamento das Côres na Fotografia Cinematográfica."

- Bob Stevens Workshop/ Rockport, USA, setembro de 1990. "Camera Operator Workshop" com o Diretor de Fotografia norte-americano Bob Stevens. Tema: "As Atribuições do Operador de Câmera."

- Billy Willians Workshop/ Rockport, USA, setembro de 1990. Workshop de oito dias com o consagrado Diretor de Fotografia inglês Billy Willians. Tema: "As Atribuições do Diretor de Fotografia."

- Donald Strine Workshop/ São Paulo, BR., maio de 1995. Workshop de uma semana com o Diretor de Fotografia norte-americano Donald Strine, realizado pela Kodak do Brasil. tema: "Fotografia Cinematográfica e Telecinagem. / Apresentação da emulsão 52/7287."

- "Film Technology for Telecine" - Seminário sobre tecnologias de telecinagem com o técnico norte-americano Nestor Rodriguez, realizado pela Eastman Kodak Company em São Paulo, BR, agosto de 1995.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Atividades Constantes:

- Desde 1980 até 1986/ Fotógrafo laboratorista autônomo, havendo neste período trabalhado para diversas agências de publicidade.

- Entre os anos de 1988 e 2017 / Estúdio fotográfico próprio situado em São Paulo à rua Santo Antônio, 1277, Bela Vista, realizando serviços de fotografia publicitária para diversas agências de propaganda e prestando serviços de Direção de Fotografia para produtoras de filmes comerciais.

 

ATIVIDADES DIDÁTICAS LIGADAS AO AUDIOVISUAL:

- Desde 1993 até os dias de hoje/ Professor de Fotografia Cinematográfica no curso de Cinema da Faculdade de Comunicação da FAAP (Centro Universitário Armando Álvares Penteado - SP).

- Organizador e instrutor do Workshop de Fotografia Cinematográfica realizado em dezembro de 1998 durante o 1° Festival Ibero Americano de Estudantes de Cinema promovido pelo MIS de São Paulo/ FAAP e Kodak.

- Participação em mesa de seminário promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), na Semana ABC do ano de 2017. Tema: "Os desafios atuais do ensino da direção de fotografia".

- Participação em mesa de seminário promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), na Semana ABC do ano de 2020. Tema: "Novos desafios e possibilidades no ensino audiovisual".

 

MOSTRAS FOTOGRÁFICAS:

- "ANCONA/ SOLSONA/ ZUFFO". Mostra coletiva de três fotógrafos realizada no Cinearte de São Paulo, entre 22 de julho e 03 de agosto de 1986.

 

ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS:

- Roteiro e Direção do curta metragem "No Vai da Várzea", rodado em 16mm. Documentário de 13 minutos sobre os clubes de várzea de São Paulo (1983/84).

- Roteiro, Direção e Montagem do curta metragem "Momentos de Mar", rodado em 16mm. Documentário publicitário de 20 minutos sobre cruzeiros marítimos organizados pela empresa de navegação Costa Armatori. (1985).

- Direção, Fotografia e Montagem do curta metragem "Cruzeiros Costas" rodado em 16mm. Documentário publicitário de 13 minutos sobre cruzeiros marítimos. (1989).

- Acessor técnico da Cooperativa Cinematográfica italiana "La Lanterna Magica", de agosto de 1986 a fevereiro de 1987. Com sede na cidade italiana L'Aquila, esta Cooperativa é responsável pela organização e promoção de cursos técnicos e festivais cinematográficos, assim como pela tutela do Centro de Pesquisas e produções chamado "Istituto Cinematografico Dell'Aquila" , e à escola de cinema "ACCADEMIA DELL'IMMAGGINE".

- Assistente de Direção do curta metragem 16mm "Insólitus", dirigido por Calico Wendel. Duração: 16 min./ Gênero: Ficção. (1987).

- Diretor de Fotografia do clipe "Vozes", Dirigido por Christian L. Andersen para o grupo musical Lira de Berlin (1987).

- Diretor de Fotografia do curta metragem "Squich", dirigido por Flávio del Carlo em 1989. Filmado em 35mm, com duração de 14 minutos. Vencedor dos prêmios: Especial do Júri/ gramado 92, Especial do Júri Popular/ Maranhão 93.

- Diretor de fotografia do curta metragem de ficção "Tempo", dirigido por Paulo Ricardo Dantas em 1990. Filmado em 35mm, com duração de 12 minutos. Vencedor do prêmio de melhor Fotografia no Festival de Cinema do Maranhão 93.

- Montador do curta metragem "Disque N Para Nascer" dirigido por Arnaldo Galvão em 1992, selecionado para o festival de Cinema de Gramado do mesmo ano.

- Diretor de Fotografia e operador de câmera no curta metragem documentário "Os Calangos do Boiaçu" dirigido por Ricardo Dias. Filmado em 16mm, com duração de 20 minutos. Vencedor do prêmio da categoria no Festival de Brasília de 1992.

- Diretor de Fotografia e operador de câmera no curta metragem de ficção "Alva Paixão", dirigido em Florianópolis por Maria Emília de Azevedo, filmado em 35mm com duração de 21 minutos, em setembro de 1994. Classificado para a mostra competitiva do Festival de Gramado de 1995.

- Diretor de Fotografia e operador de câmera no documentário curta metragem "Naturezas Mortas" de Adalberto Penna Filho. Filmado em 35mm, com duração de 15 minutos, sobre a extração carbonífera na região de Criciúma (SC), em fevereiro de 1995. Premiado no Festival de Gramado de 1995 como  "melhor filme de curta metragem pelo «Júri Popular".

- Direção de Fotografia do curta metragem de ficção "Bruxa Viva" de Lena Bastos. Filmado em Florianópolis em maio de 1995, em 35mm.

- Diretor de Fotografia do clipe para a música "Qualquer Bobagem", interpretada pela banda Pato Fú. Filmado em 16mm, em julho de 1995, para exibição na MTV.

- Diretor de Fotografia e operador de câmera do documentário curta metragem "Ponte Hercílio Luz" de José Henrique Nunes Pires (Zeca Pires). Filmado em 35mm, com duração de 30 minutos, sobre a história da ponte que liga a Ilha de Florianópolis ao continente. Classificado para a mostra competitiva do Festival de Gramado de 1996.

- Diretor de Fotografia e operador de câmera do documentário ficcional "Victor Meirelles" de Adalberto Penna Filho, filmado em 35mm, com duração de 22 minutos. Filmado no Rio de Janeiro e em Florianópolis, mostrando vida e obra do pintor catarinense. Classificado para a mostra competitiva do Festival de Gramado de 1996.

- Diretor de Fotografia e operador de câmera do curta metragem "Cobrindo o Céu de Sombra" de Célio Grandes, filmado em 16mm, com duração de 6 minutos, sobre a Guerra do Condestado.

- Diretor, roteirista e diretor de fotografia do filme curta metragem "A Caravela" - 2000/ 2001. Filmado em 16mm e classificado para os festivais de Brasila, Maranhão e Recife.

- Diretor de fotografia do filme documentário de média metragem "Alma Açoriana" de Adalberto Penna Filho. Filme que retrata as influências açorianas na cultura de Santa Catarina. Filmado em Super-16 e finalizado em vídeo em maio/junho de 2001.

- Diretor de fotografia e operador de câmera para filme curta metragem de ficção "Pugile" de Danilo Solferini. Filmado em Super-16 mm, agosto de 2006.

- Diretor de fotografia e operador de câmera para o telefilme média metragem de ficção "Macbeto" de Danilo Solferini. Filmado em digital em 2010, para apresentação pela TV Cultura.

- Diretor/ Montador e Diretor de Fotografia para os video clipes da banda "Ultrasonics":  "Mirror of Your Mind" (2019); "Orbit" (2021); "Hiding My Face"(2022).

- Diretor/ Montador e Diretor de Fotografia para os video clipes da cantora Jéssica Linhares: "Parque de Diversão" (2017); "Carcará" (2019); "Música da Praia"(2019); "Metro do Outro Mundo"(2020); "Cidade Cinza" (2021).

- Diretor/ Montador e Diretor de Fotografia para os video clipes do cantor e compositor Inácio Zatz e Rodrigo Rodrigues: "Deus Nasceu Foi no Brasil" (2003); "Yokohama Girl"(2004) ; "Chi Mi Chiamó" (2019).

- Diretor/ Montador e Diretor de Fotografia para os video clipes do cantor e compositor Carlinhos Vergueiro: "Cantei Meu Samba"(2019); "Linha de Fogo"(2020); "Pra Quem Não Sabe"(2021).

- Co - Diretor de Fotografia (em parceria com o fotógrafo Marcelo Rocha) do filme curta metragem de ficção em animação "Tandem", dirigido por Vivian Altman (2018). Vencedor do prêmio especial Animadinho no Festival Anima Mundi de 2019.

- Co - Diretor de Fotografia (em parceria com o fotógrafo Marcelo Rocha) do filme longa metragem de ficção em animação "Boca de Lobo", dirigido por Vivian Altman. Atualmente em fase de finalização com estreia prevista para 2024 .

 

FILMES PUBLICITÁRIOS e CHAMADAS PARA TV:

        Atuando por mais de três décadas como Diretor de Fotografia free-lancer para produtoras de filmes publicitários (Companhia Ilustrada, Film Planet, 5.6 filmes, Sentimental Filme, Cine Produtora, Academia de Cinema, Espiral Filmes e Flip Filmes e outras) realizou mais de 200 filmes comerciais.

        Atuando entre os anos de 2013 e 2022 como Diretor de Fotografia da produtora Sentimental Filme, a serviço da Rede Globo, assinou a fotografia dos seguintes produtos: chamadas de "Final de Ano" ; chamadas "Criança Esperança"; chamadas "Vem Aí" ; chamadas "Globo Filmes"; chamadas "Troféu Melhores do Ano"; campanha institucional "Respeito" e "Menos é Mais". Além de chamadas ou aberturas para as novelas: "Além do Horizonte"(2013); "A Regra do Jogo"(2015);  "Malhação - Seu Lugar No Mundo"(2015); "Babilônia"(2015); "Sol Nascente" (2016); "Eta Mundo Bom" (2016); "Pega Pega" (2017); "Tempo de Amar"(2017); "A Força do Querer" (2017); "O Sétimo Guardião"(2018);  " Verão 90"(2019); "Travessia" (2022).