Victoria Panero ADF

Victoria Panero ADF

Atividade:
Diretor(a) de Fotografia
Categoria:
Sócio(a) Efetivo(a)
Anos de atividade:
29
País:
Brasil
Estado:
RJ
Cidade:
Rio de Janeiro

Currículo

Aos 10 anos, Victoria descobriu a magia do trajeto dos raios de luz em uma feira da escola e sua paixão nunca mais terminou. 
Aos 14 anos, a escola outra vez a aproxima de seu destino e, em um passeio ao cinema para ver “Amadeus”, encontra sua vocação. 
Aos 17 anos, começa a estudar cinema em Buenos Aires, Argentina, na Escuela Superior de Cinematografía e, posteriormente, na ENERC (Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica), onde se forma, em 1993, como especialista em Iluminação e Câmera. 
Seus primeiros trabalhos como diretora de fotografia acontecem no auge dos videoclipes, no início dos anos noventa.
Um de seus filmes favoritos é a comédia romântica “Amor a mares”, que realizou em 2012, e que permitiu que ela percorresse meio mundo a bordo de um cruzeiro de luxo.
Também gosta muito do longa-metragem de animação 3D “Plumíferos” (2007), no qual descobriu um novo olhar para a iluminação tradicional.
Os documentários são algo a mais em seu olhar como cinematógrafa, porque permitem um relato mais pessoal em sua abordagem com a câmera. Entre eles destacam-se: “Paco Urondo, la palabra justa” (2005) e “Quién mato a mi hermano?” (2019).
Na televisão, um de seus primeiros grandes trabalhos foram as versões para Brasil (2006), México (2007) e Colômbia (2008) da produção de Buena Vista Internacional “Desperate Housewives”.
Em 2016, Victoria volta a trabalhar com a Disney, realizando 3 temporadas da série “O11CE”, em um total de 220 episódios, que lhe proporcionariam 3 anos na realização dos cenários da Argentina, Espanha e Itália.
Em 2021 realiza um novo projeto para a plataforma de Disney+ chamado “Tierra Incógnita”, minissérie de 2 temporadas, cuja estreia está prevista para 2022.
Em 2022 decide estabelecer-se no Brasil, onde está terminando de realizar a minissérie “A magia de Aruna”, com estreia prevista para 2023 na plataforma Disney+.
Victoria acredita que o segredo para o crescimento está no trabalho em equipe e no compartilhamento de experiências. Por isso, paralelamente à sua atividade profissional, oferece aulas em Escolas de cinema e em Universidades da Argentina e de outros países da região.
Os efeitos visuais (VFX) conformam grande parte de seu trabalho e fazem parte de seu DNA como cinematógrafa.
Nunca deixa de se surpreender pela magia que a luz proporciona em seu trajeto para o sensor da câmera.