Êxtase e Da Ponte pra Cá

Data: 1 de julho de 2023
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, exibirá gratuitamente o filme “Êxtase”, dirigido por Moara Passoni, no dia 1 de julho, sábado, na Cinemateca Brasileira.
Após a exibição do longa, que começa às 19h, acontece um debate com as presenças da diretora, da diretora de fotografia Janice D’Avila, ABC, da produtora Paula Pripas, do mixador Edson Secco e do colorista Ely Silva. A mediação será realizada pelo diretor de fotografia Cesar Ishikawa.
Nesta edição, será retomada o projeto que exibe um curta-metragem de abertura. Será projetado “Da Ponte pra Cá”, com direção, roteiro e fotografia de Ulisses Malta Jr., ABC, finalista da categoria de Melhor Direção de Fotografia para Curta-metragem do Prêmio ABC 2023.
SINOPSE “ÊXTASE” (75’) Clara enfrenta o medo e a vulnerabilidade criando um mundo onde ela se sente capaz de controlar tudo, até privar-se de alimento. Mas uma vida feita de restrição e tortura pode aparentar o seu contrário e ser extremamente sedutora. Até que esse delírio aprisionante se rompa, a menina levará seu corpo até o limite. FICHA TÉCNICA Diretora: Moara Passoni Produção: Moara Passoni e Petra Costa Corodutora: Sara Dosa Empresa Produtora: Busca Vida Filmes Produção executiva: Emilia Ramos, Leda Stopazzoli, Paula Pripas Roteiro e Pesquisa: Daniela Capelato, Henrique P. Xavier, Maurício Ayer e Moara Passoni, com colaboração de mulheres que padeceram de anorexia Fotografia: Janice D’Avila, ABC Colorista: Ely Silva Montagem: Fernando Epstein Som: Cecile Chagnaud Mixagem: Edson Secco Música original: Ismael Pinkler Soundtrack: “I’m waiting here” de David Lynch and Lykke Li SINOPSE “DA PONTE PRA CÁ” (22’) Quando dois adolescentes do subúrbio de São Paulo invadem uma casa para procurar comida e encontram pilhas de dinheiro, eles devem agora achar uma maneira de esconder essa mudança de vida dos outros moradores da comunidade. Baseado em fatos reais. FICHA TÉCNICA Direção: Ulisses Malta Jr. e Gustavo Santos Roteiro: Ulisses Malta Jr. Direção de Fotografia: Ulisses Malta Jr, ABC Direção de Arte: Diego Castilho Elenco principal: Kaik Pereira, André Ramiro, Yuri Moraes e Gustavo Menegusso
Apenas Meninas

Data: 8 de abril de 2023
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, exibirá gratuitamente “Apenas Meninas”, de Bianca Lenti, no dia 8 de abril, sábado, na Cinemateca Brasileira. O filme foi vencedor da categoria Melhor Direção de Fotografia para longa-metragem documental do Prêmio ABC 2022.
Após a exibição do longa, que começa às 19h, acontece um debate com as presenças da diretora de fotografia Julia Equi, ABC, da pesquisadora Carolina Ribas e de Agnes Karoline, que participa do filme. A mediação será realizada pela diretora de arte Ana Mara Abreu.
A curadoria é realizada pelo GT Sessão ABC, formado por pessoas associadas, e o evento contará com o diretor de fotografia Cesar Ishikawa e o diretor de arte Douglas Picelli na equipe técnica.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: O documentário APENAS MENINAS aborda os motivos mais frequentes que levam tantas jovens a caminho do matrimônio, que lhes parece ser a única saída para uma vida de fome, miséria, opressão, violência ou abuso sexual. Para muitas delas, o casamento oferece a fuga dessa dura realidade e a ilusão de conquistar alguma relevância social e sair da invisibilidade, mas na realidade essa alternativa escancara a vulnerabilidade dessas meninas e resulta em riscos ainda maiores, como gravidez precoce, interrupção dos estudos, dependência financeira, violência e feminicídio. Produtora: Giros Filmes e Brasil Distribution, Llc Produtores: Belisario Franca/ Bianca Lenti/ Maurício Magalhães/ Roberto Rios/ Eduardo Zaca/ Patricia Carvalho/ Rafaella Giannini/ Ricardo Kenski Direção: Bianca Lenti Direção de Fotografia: Julia Equi, ABC Pesquisadora: Carolina Ribas Roteiristas: Bianca Lenti/Carolina Ribas/Leyda Napoles Viant Som Direto: Gabriela Damasceno/Laura Zimmermann Edição de Som e Mixagem: Vanius Marques Trilha Sonora: Rodrigo Lima Direção de Produção: Cláudia Lima Finalizadoras: Paula Antonini/Dani Feno Pós-produção: Tomás Magariños (Colorista) Montagem: Leyda Napoles Viant Supervisão de Efeitos: Valericka Rizzo (Videografismo) Produção de Impacto: Rossana Giesteira O documentário está disponível na HBO Max.
Marighella

Data: 11 de fevereiro de 2023
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Evento gratuito
A Sessão ABC, evento realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC desde 2002, exibirá gratuitamente este mês o filme “Marighella”, de Wagner Moura, grande vencedor do Prêmio ABC 2022. O evento acontece no dia 11 de fevereiro, sábado, na Cinemateca Brasileira.
Após a exibição do longa, que começa às 19h, acontece um debate com as presenças do diretor de fotografia Adrian Teijido, ABC, do operador de câmera Ariel Schvartzman, do diretor de arte Frederico Pinto, ABC, da produtora de objetos Mariana Hermann, da figurinista Verônica Julian e do microfonista e assistente de som direto Raoni Gruber. O evento conta com mediação de Frederico Pinto e suporte técnico do diretor de arte Douglas Picelli.
SINOPSE E FICHA TÉCNICA: 1969. Marighella não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Em “Marighella”, filme dirigido por Wagner Moura, o inimigo número 1 do Brasil tenta articular uma frente de resistência enquanto denuncia o horror da tortura e a infâmia da censura instalados por um regime opressor. Em uma experiência radical de combate, ele o faz em nome de um povo cujo apoio à sua causa é incerto—enquanto procura cumprir a promessa de reencontrar o filho, de quem por anos se manteve distante, como forma de protegê-lo. Direção: Wagner Moura Distribuição: Paris Filmes Produção: O2 Filmes Coprodução: O2 Filmes, Globo Filmes Roteiro: Felipe Braga e Wagner Moura Produção Associada: Fernando Meirelles Produção Executiva: Cristina Abi Direção de Fotografia: Adrian Teijido, ABC Direção de Arte: Frederico Pinto, ABC Produtora de Objetos: Mariana Hermann Produtor de Elenco: Hugo Aldado Preparadora de Elenco: Fátima Toledo Técnico de Som Direto: George Saldanha 2 Assistente de Som Direto e Microfonista: Raoni Gruber Trilha Sonora: Antonio Pinto Figurino: Verônica Julian Maquiagem: Martín Macias Trujillo Produtora de Objetos: Mari Hermann Colorista: Luciano Foca Montador: Lucas Gonzaga Foto Still: Ariela Bueno